#JOGAJUNTO

NBA / NBB Caixa

Gustavinhoé Nets

24-06-2019 | 01:04
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico bicampeão do NBB CAIXA recebe convite para fazer parte da comissão técnica da franquia que tem o ex-jogador Tiago Splitter como assistente

Gustavo De Conti fará parte da comissão técnica dos Nets, que já conta com Tiago Splitter (João Pires/LNB)

O basquete brasileiro terá mais um representante na Summer League da NBA: o técnico Gustavo De Conti, do Flamengo. Bicampeão do NBB CAIXA, o treinador foi convidado para ser assistente técnico do Brooklyn Nets na liga de verão, que acontecerá em Las Vegas entre os dias 05 e 15 de julho.

Como já é praxe em algumas equipes da NBA, os Nets analisaram diversos currículos pelo mundo para selecionar sua equipe técnica para o torneio. Desta vez, escolheram o brasileiro Gustavinho, atual campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo.

O comandante embarcará para Las Vegas no próximo dia 01 de julho para o início do trabalho com o Brooklyn Nets. Por lá, encontrará o também brasileiro Tiago Splitter, ex-pivô da NBA e da Seleção Brasileira, que também faz parte do staff técnico da franquia de Nova York.

“É uma oportunidade incrível, ímpar. Poder passar 20 dias em uma franquia da NBA do tamanho dos Nets, trocar informações com os coachs e aprender com eles, poder acompanhar os jogadores… é tudo muito especial. Quero agradecer muito ao Flamengo, Delano Franco, Marcelo Vido e Diego Jeleilate por me liberarem e por me apoiarem nessa oportunidade incrível. Sem dúvida voltarei muito melhor de lá, para colocar os novos aprendizados em prática. É a demonstração de que o basquete brasileiro está sendo valorizado e respeitado. A NBA está olhando para o nosso basquete”, celebrou Gustavo De Conti.

Aos 39 anos, Gustavo De Conti é o mais jovem treinador da história a chegar em quatro Finais do NBB CAIXA (2013/2014, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019). Além disso, é o maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano, com três conquistas (2013/2014, 2016/2017 e 2017/2018).

Além do trabalho nos clubes, De Conti atuou como assistente do técnico Rubén Magnano na Seleção Brasileira, com direito a duas Copas do Mundo e uma Olimpíada (2016). Inclusive, em duas oportunidades, foi comandante principal nos Sul-Americanos de 2012 e 2016, este último com a medalha de bronze.

O treinador tem contrato garantido com o Flamengo por mais uma temporada, assim como os alas Marquinhos, Deryk e Jhonatan. Além deles, Franco Balbi, Olivinha e recentemente Rafael Mineiro tiveram seus contratos renovados com o clube da Gávea.

O primeiro compromisso oficial confirmado do Flamengo na pré-temporada de 2019/2020 será o inédito NBA G League Challenge, presented by Antel, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro, em Montevidéu (URU), com as equipes do as equipes do San Lorenzo (ARG), Bayern de Munique (ALE), Seleção do Uruguai e Seleção da NBA G League (EUA).

Gustavo De Conti conquistou os títulos do Estadual, Copa Super 8 e do NBB CAIXA em sua primeira temporada no Flamengo (João Pires/LNB)

O convite do Brooklyn Nets a Gustavo De Conti é mais um fruto da parceria entre LNB e NBA, firmada em dezembro de 2014. A união tem como objetivo desenvolver ainda mais o basquete brasileiro, através da realização de eventos e principalmente promovendo o intercâmbio entre ambas as partes.

O Flamengo, por exemplo, já participou três vezes da pré-temporada dos times da NBA (2014, 2015 e 2018), enquanto Bauru participou em 2015. Agora, o Sesi Franca Basquete também comunicou que enfrentará o próprio Brooklyn Nets, no dia 04 de outubro, no Barclays Center, em NY.

Outro brasileiro que deve estar presente na Summer League é o ala Didi, de 19 anos, escolhido na 35ª posição do NBA Draft de 2019 pelo New Orleans Pelicans – a escolha pertencia ao Atlanta Hawks. O garoto, que se tornou o 15º brasileiro na história a ser draftado, entrará em quadra entre os dias 05 e 15 de julho, também em Las Vegas.

+Após ser draftado, Didi projeta futuro nos Pelicans e sonha com título da NBA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.