#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Habilidade a serviço do Pinheiros

29-08-2012 | 09:56
Por Liga Nacional de Basquete

Bicampeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas, Fernando Penna chega para manter o nível do time paulista e deixar problemas do passado para trás

Fernando Penna está confiante de que fará uma boa temporada pelo Pinheiros (João Pires/Divulgação)

Fernando Penna está de volta à cidade de São Paulo. Depois de ter jogado as duas primeiras temporadas do NBB pelo Paulistano e a mais recente pelo Franca, onde nasceu, o armador adotou o Pinheiros/SKY como nova casa. O clube da capital paulista precisava de um substituto para Figueroa – que fez o caminho contrário de Penna e foi para o time do interior –, de alguém versátil e com muitos recursos técnicos, e viu no jogador de 28 anos, bicampeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas, a peça ideal para completar o elenco. Já o atleta enxergou na equipe pinheirense a oportunidade ideal para dar a volta por cima.

Motivação é o que não falta para o armador. “Está muito grande para esta temporada. Vou jogar na equipe semifinalista dos últimos dois anos, muito forte e que tende a crescer quando o grupo estiver completo”, disse. “É um jogador de muita qualidade, que irá somar muito à nossa equipe. Além de ser bastante experiente, possui uma boa leitura de jogo, além do ótimo aproveitamento nos arremessos”, comentou o Claudio Mortari, técnico do Pinheiros.

“Eu me dou super bem em São Paulo, tenho certeza de que vou ter um desempenho bom. Vim para somar com a minha experiência”, completou o jogador.

Todo esse ânimo renovado pode ser explicado ao saber o que Penna passou na temporada passada. O armador relatou o sofrimento que foi jogar quase todo o NBB 2011/2012 com dores no tornozelo esquerdo. Isso minou bastante seu desempenho, com médias de 21,1 minutos, 5,5 pontos e 3,5 assistências por jogo.

“Sofri muito na temporada passada. Eu acordava, botava o pé no chão e já sentia muitas dores. Isso irritava bastante, as dores tiravam meu foco, eu não podia participar de todos os treinos. Joguei muitas vezes no sacrifício”, contou Penna. Com o fim da participação do Franca na competição, o atleta fez uma artroscopia para realizar uma raspagem no osso do tornozelo.

Penna disse que sofreu muito com dores no seu tornozelo esquerdo na temporada passada (Newton Nogueira/Divulgação)

Dois meses após a intervenção, a sensação é de alívio. “Eu me sinto muito melhor agora. Estou muito confiante para esta temporada”, afirmou o armador, que ainda não pôde atuar pelo Pinheiros no Paulista por conta disso, mas garantiu que em 15 dias voltará às quadras.

Quando retornar, Penna pode reviver uma parceria dentro da quadra. No Pinheiros, reencontrou o também armador Paulinho. Ambos jogaram juntos pelo Paulistano na temporada 2009/2010. O recém-chegado elogiou o novo velho colega e destacou que os dois têm características diferentes. Por isso, se Claudio Mortari quiser ou precisar, poderá escalá-los ao mesmo tempo, o que já aconteceu dois anos atrás.

“O Paulinho é um jogador que procura mais os chutes, que pontua bastante. Ele não pode deixar essa característica, ele é muito importante para o time jogando assim. Eu não tenho como fugir das minhas características, procuro mais as assistências”, explicou Penna. “Eu e o Paulinho nos entendíamos muito bem na quadra, eu dava muitas assistências para ele. A gente pode jogar junto, e o Pinheiros só tem a ganhar com isso”, acrescentou.

Responsável por um dos quatro triplo-duplos de toda a história do NBB (23 pontos, 10 rebotes e 11 assistências na vitória do Paulistano sobre Araraquara por 110 a 106 na temporada 2009/2010), Penna também tem como motivação nesta temporada manter o título do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas. Atuando pelo Franca, o armador venceu as duas edições da competição que foram realizadas até hoje. Será a primeira vez que o atleta entrará nesta disputa defendendo outra equipe, agora brigando pelo tricampeonato.

“Quero participar dessa festa novamente. É um momento especial do basquete brasileiro, depois da campanha nas Olimpíadas, vamos disputar a quinta edição do NBB. Vai ser uma alegria defender esse título jogando pelo Pinheiros”, falou.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Como bicampeão do Desafio de Habilidades, Fernando Penna estará no Jogo das Estrelas de 2013, agora pelo Pinheiros (Luiz Pires/LNB)