#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Hora de brilhar!

06-03-2015 | 01:18
Por Liga Nacional de Basquete

Com vantagem histórica de 3 a 1, NBB Brasil buscará sua quarta vitória consecutiva sobre o NBB Mundo no Jogo das Estrelas, neste sábado, em Franca (SP)

Ginásio Pedrocão será palco do Jogo das Estrelas do NBB pela 3ª vez (Luiz Pires/LNB)

Ginásio Pedrocão será palco do Jogo das Estrelas do NBB pela 3ª vez (Luiz Pires/LNB)

Chegou a hora do Jogo das Estrelas 2015. Neste sábado (07/03), o saudoso e lendário Ginásio Pedrocão, na cidade de Franca (SP), receberá o duelo festivo entre NBB Brasil e NBB Mundo pela terceira vez e promete ser ainda melhor do que as duas edições que recebeu, em 2011 e 2012, que foram de arrepiar.

A festa no sábado está programada para começar às 13h15, horário do Jogo das Estrelas da LBF (Liga de Basquete Feminino), que antecederá o encontro das estrelas do basquete masculino do NBB, marcado para às 16 horas (de Brasília), ambos com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

As duas ligas realizarão a grande festa do basquete brasileiro lado a lado pela primeira vez na história. O Jogo das Estrelas 2015 será realizado com o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, Adidas e TAM.

+Clique aqui e confira recordes, informações e curiosidades sobre o Jogo das Estrelas do NBB

“Será o primeiro Jogo das Estrelas que contará com a parceria entre NBB e LBF. Tenho certeza que isso ajudará bastante no fortalecimento da modalidade como um todo dentro do país. Temos a missão de massificar a modalidade e esse evento é um passo importante para nós”, disse o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Cássio Roque.

Em toda a história do Jogo das Estrelas, NBB Brasil e NBB Mundo já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias da equipe brasileira e apenas uma do aglomerado dos estrangeiros. Nos duelos realizados no Pedrocão, uma vitória para cada time, em 2011 para os gringos (a única) e em 2012 para o esquadrão nacional.

Léo Meindl, do NBB Brasil, e David Jackson, do NBB Mundo

NBB Brasil, de Léo Meindl, tentará sua 4º vitória seguida sobre o NBB Mundo, do atual MVP do NBB, David Jackson (Jarbas Oliveira/LNB)

Sob o comando do técnico Demétrius (Minas), que será auxiliado por Guerrinha (Paschoalotto/Bauru), o NBB Brasil vai à quadra com o armador Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru), os alas Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru) e Marquinhos (Flamengo), ambos da Seleção Brasileira, além do prata da casa Lucas Mariano (Franca Basquete), jovem ala/pivô de 21 anos, e de seu xará, também pivô, Lucas Cipolini (UniCEUB/BRB/Brasília).

No banco de reservas, o esquadrão verde-amarelo terá os armadores Nezinho (Winner/Limeira) e Henrique Coelho (Minas), e os alas Léo Meindl (Franca Basquete) e Neto (Palmeiras), além do ala Audrei (Unitri/Pilhas Energizer) e dos alas/pivôs Guilherme Giovannoni e Rafael Mineiro (Winner/Limeira).

Estes três últimos substituirão os pivôs Jefferson (Paschoalotto/Bauru), Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru) e Caio Torres (São José/Unimed), que foram convocados para fazer parte da festa, mas estarão ausentes por conta de lesões. Jefferson e Hettsheimeir, inclusive, foram votados para iniciar a partida como titulares do NBB Brasil, mas com as baixas, tiveram suas vagas herdadas por Lucas Mariano e Cipolini.

“É um momento especial demais para mim. Nasci e cresci em Franca e sempre sonhei com a possibilidade de atuar no Jogo das Estrelas aqui dentro. Nas outras duas vezes que o Jogo das Estrelas foi aqui, eu era muito novo e praticamente nem treinava com o time adulto ainda. Então, poder fazer parte deste momento é muito bacana”, declarou Léo Meindl.

Shamell, do NBB Mundo, e Alex, do NBB Brasil

Maior cestinha da história do Jogo das Estrelas, Shamell, nunca ficou de fora da festa, assim como Alex Garcia (João Pires/LNB)

Já o NBB Mundo, que será comandado pelo técnico espanhol Paco García (Mogi das Cruzes/Helbor) juntamente do técnico Lula Ferreira (Franca Basquete), iniciará o Jogo das Estrelas 2015 com o armador argentino Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex), os alas norte-americanos David Jackson (Winner/Limeira) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor), e os pivôs também estadunidenses Tyrone Curnell (Mogi das Cruzes/Helbor) e Jerome Meyinsse (Flamengo).

Paco García terá à disposição no banco de reservas o armador norte-americano Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed) e o argentino Nicolás Laprovittola (Flamengo), o ala também “hermano” Marcos Mata (Franca Basquete), além dos norte-americanos Holloway (Paulistano/Unimed) e Robby Collum (Minas), e os pivôs Steven Toyloy (Palmeiras/Meltex) e o campeão olímpico de 2004 com a seleção argentina Walter Herrmann (Flamengo).

“É um momento histórico e que só deixa claro a grande evolução do basquete brasileiro. Não só no Jogo das Estrelas, mas o NBB já vem se consolidando ano após ano como uma grande competição. Então, para mim é mais do que especial estar aqui. Estou pela primeira vez como técnico no Jogo das Estrelas e terei o prazer de atuar na cidade que me revelou como jogador”, disse o treinador do Minas e do NBB Brasil, Demétrius, que teve grande parte de sua carreira como jogador na equipe de Franca.

Confira os elencos completos de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015 (os titulares estão sublinhados):

– NBB Brasil

Armadores
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
Nezinho (Winner/Limeira)
Coelho (Minas Tênis Clube)

Alas
Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru)
Marquinhos (Flamengo)
 
Léo Meindl (Franca Basquete)
Neto (Palmeiras/Meltex)
Audrei (Unitri/Pilhas Energizer)

Pivôs
Lucas Mariano (Franca Basquete)
Cipolini (UniCEUB/BRB/Brasília)
 
Rafael Mineiro (Winner/Limeira)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília)

– NBB Mundo

Armadores
Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex)
Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed)
Laprovittola (Flamengo)

Alas
David Jackson (Winner/Limeira)
Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)
 
Mata (Franca Basquete)
Holloway (Paulistano/Unimed)
Robby Collum (Minas Tênis Clube)

Pivôs
Meyinsse (Flamengo)
Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor)
 
Toyloy (Palmeiras/Meltex)
Herrmann (Flamengo)