#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Hora de evoluir

01-08-2012 | 05:30
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil encara contra Rússia primeiro grande desafio nas Olimpíadas de Londres sabendo que precisa melhorar alguns pontos de sua atuação

União do time brasileiro pode fazer diferença no difícil jogo contra a Rússia (Washington Alves/AGIF/COB)

A Seleção Brasileira masculina de basquete tomou um susto contra a Grã-Bretanha na segunda rodada do grupo B das Olimpíadas de Londres. Contra uma equipe sem tradição no basquete mundial, o Brasil chegou a fazer apenas quatro pontos no primeiro quarto e custou para passar à frente no placar. Mas a vitória foi conquistada, por 67 a 62, que deixou o time comandado por Rubén Magnano na liderança da chave, com 100% de aproveitamento. Mesma campanha da Rússia, que será a próxima adversária dos brasileiros, nesta quinta-feira (02/08), às 12h45, com transmissão do SporTV.

Um rival de alto nível, que se classificou invicto no Pré-Olímpico Mundial e tem no ala Andrei Kirilenko – que disputou oito temporadas na NBA e voltou a jogar na Rússia, no CSKA Moscou – sua principal estrela. Esses pontos fazem o técnico do Brasil chamar a atenção de que a atuação nesta partida precisa ser melhor.

“[A Rússia] É uma equipe muito forte. Com certeza vai ser candidata a uma medalha. Tem bons jogadores que jogam fora e na própria Rússia. Nós vamos nos preparar contra a Rússia, nós vamos melhorar, e espero que se melhore a porcentagem de campo [de acertos]”, avaliou Magnano, que viu aspectos positivos no que o Brasil produziu contra a Grã-Bretanha. O sistema defensivo foi elogiado.

“Contra a Grã-Bretanha, mostramos uma atuação nada boa ofensivamente, mas o time defendeu tudo o que pôde, jogou defensivamente muito bem. Por isso conseguiu ganhar. Caso contrário, a vitória não seria nossa”, falou o treinador.

Apesar das dificuldades encontradas na segunda partida, o Brasil não perdeu o potencial para disputar as Olimpíadas em alto nível e lutar por uma medalha, na opinião de Magnano. “O Brasil é uma potência mundial. O basquete terá nestas Olimpíadas o maior equilíbrio dos últimos tempos, com vários candidatos ao pódio, e o Brasil será um deles. Dos oito que vão se classificar [para as quartas de final], qualquer um pode ganhar o ouro. O favorito destacado é o basquete dos Estados Unidos, mas terá de jogar para ganhar”, comentou.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE

Olimpíadas de Londres

GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria

GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia

29 de Julho – BRASIL 75 x 71 Austrália

31 de Julho – BRASIL 67 x 62 Grã-Bretanha

02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45

04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45

06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00

*horários de Brasília