#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora do rubro-negro

22-10-2012 | 12:08
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo se prepara para estrear na Liga Sul-Americana e enfrentar dois campeões nacionais em Mar del Plata, na Argentina

É a vez de José Neto e seus comandados representarem o Brasil na Liga Sul-Americana (Fernando Azevedo/Divulgação)

Mais um time brasileiro entrará na disputa da Liga Sul-Americana 2012 nesta semana. É o Flamengo, campeão da competição em 2009. O clube rubro-negro tentará em Mar del Plata, na Argentina, repetir o que Pinheiros/SKY e Uniceub/BRB/Brasília já fizeram nos grupos A e B, respectivamente: garantir uma vaga na próxima fase do torneio e conquistar um lugar na Liga das Américas 2013.

O Flamengo jogará o grupo C, com o anfitrião Peñarol (atual campeão argentino), Hebraica Macabi (campeão uruguaio) e Deportes Castro (Chile), a partir desta terça-feira (23/10). De cara, o técnico rubro-negro, José Neto, aponta os obstáculo que essa chave vai proporcionar aos brasileiros.

“Esse não é um grupo fácil. Nosso primeiro jogo [contra o Hebraica Macabi] já é decisivo, confronto direto por uma das vagas. Vamos jogar contra dois campeões de suas respectivas ligas, com dois elencos que já estão juntos há muito tempo. Além disso, tanto Hebraica como Peñarol já vêm em um ritmo de competição, já que as ligas argentina e uruguaia já começaram”, comentou o treinador.

Pode ser difícil, mas o Flamengo confia no trabalho feito por comissão técnica e grupo de jogadores, que foi quase totalmente reformulado para esta temporada. “Eu tenho confiança nos atletas e no nosso trabalho. Eles estão assimilando bem nossa proposta de trabalho, estão muito motivados e se entendendo entre si”, revelou Neto.

O Flamengo esteve na Argentina há duas semanas para se adaptar ao estilo de jogo sul-americano (Ligateumafoto)

O técnico flamenguista está otimista quanto à experiência de alguns de seus atletas, como Marquinhos e Olivinha, que jogaram a final da Liga Sul-Americana na temporada passada pelo Pinheiros/SKY, e Marcelinho e Duda, campeões do torneio com o rubro-negro em 2009. Mas não é só nesse ponto em que Neto se baseia. Para colocar o time em uma situação de jogo parecida a que encontrará nesta semana, o Flamengo fez três amistosos na Argentina na semana retrasada.

“A gente procurou deixar o nosso time o mais preparado possível para manter o Flamengo em um nível internacional nessa temporada, seguindo na Liga Sul-Americana e conquistando a vaga na Liga das Américas. Desde o início, estamos bastante focados na preparação para essa competição. Muito por isso fomos para a Argentina, visando uma melhor adaptação para colocar a equipe em uma situação próxima da que vai viver na Liga Sul-Americana”, finalizou Neto.

“Alcançamos nosso objetivo que era dar ritmo de jogo ao time para a Liga Sul-Americana. Foram boas partidas no Estadual e três amistosos fortes em Buenos Aires, além do amistoso contra o Brasília aqui no Rio. Acho que estamos bem preparados para buscar a vaga na competição. Enfrentaremos times fortes, mas acho que temos boas chances de nos classificarmos”, completou o ala e capitão Marcelinho.

Os cariocas vão com o grupo completo para a Argentina. O pivô Caio Torres se recuperou de uma lesão no dedão do pé esquerdo e está à disposição de José Neto. Mas a escalação dele ainda será avaliada pela comissão técnica, assim como a do armador Kojo, que viajará com o elenco, mas é dúvida por causa de um estiramento no abdômen.

A trajetória do Flamengo na Liga Sul-Americana 2012 começará contra o Hebraica Macabi, do Uruguai, a partir das 20h15 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV 2.

Confira a tabela de jogos do Grupo C da Liga Sul-Americana:

23/10 (Terça-feira)
20h15 – Flamengo x Hebraica Macabi (URU)
22h30 – Peñarol (ARG) x Deportes Castro (CHI)

24/10 (Quarta-feira)
20h15 – Flamengo x Deportes Castro (CHI)
22h30 – Peñarol (ARG) x Hebraica Macabi (URU)

25/10 (Quinta-feira)
20h15 – Deportes Castro (CHI) x Hebraica Macabi (URU)
22h30 – Peñarol (ARG) x Flamengo

GRUPO D – 1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)