#JOGAJUNTO

Liga Ouro / LNB / Mais basquete / NBB Caixa

Inédito e oportuno

10-06-2015 | 06:50
Por Liga Nacional de Basquete

Preparadores físicos das equipes do NBB e da Liga Ouro se reúnem pela primeira vez, em São Paulo, e têm palestra com profissional da NBA

O canadense Jon Lee, do Toronto Raptors, foi o palestrante na área dos preparadores físicos (Divulgação/LNB)

Jon Lee, do Toronto Raptors, foi o palestrante na área dos preparadores físicos (Divulgação/LNB)

Em parceria com a NBA, a Liga Nacional de Basquete (LNB) promoveu, nesta terça e quarta-feira, na cidade de São Paulo (SP), um ciclo de reuniões técnicas entre treinadores, assistentes, fisioterapeutas e preparadores físicos das equipes que disputam o NBB e a Liga Ouro, todas elas com a presença de um profissional da NBA na respectiva área realizando uma palestra.

Diferentemente do encontro dos técnicos, que acontece pelo menos uma vez por temporada, a reunião dos preparadores físicos foi inédito e ainda teve como principal atração um profissional da liga norte-americana acostumado a tratar com brasileiros: o canadense Jon Lee, preparador físico do Toronto Raptors, da NBA, equipe no qual atuam os jovens brasileiros Bruno Caboclo e Lucas Bebê.

“Esse tipo de encontro é muito legal, pois todos podem se desenvolver juntos e isso ajuda no desenvolvimento dos atletas. Pelo que pude ver o trabalho aqui no Brasil não é muito diferente do que ocorre na NBA. Todos nós enfrentamos os mesmos tipos de problemas e passamos por todo tipo de situação. Reuniões como essa são realmente importantes para os atletas, mesmo eles não estando aqui, pois os profissionais que estão aqui estão interessados no desenvolvimento do jogador e eles ajudarão no crescimento da liga como um todo”, comentou Jon Lee, que aproveitou para falar sobre o trabalho com os brasileiros do Toronto.

“O trabalho com Bruno (Caboclo) e Lucas (Bebê) está progredindo pouco a pouco. O Bruno ganhou bastante massa muscular desde que chegou a Toronto e precisamos trabalhá-lo ainda mais. É difícil fazer uma projeção do que acontecerá com ele nos próximos anos, o corpo dele ainda está em desenvolvimento, pois acredite se quiser, ele ainda está crescendo (altura). Quanto ao Lucas, estamos o fazendo trabalhar duro o tempo inteiro e ele está evoluindo. Vamos fazer um trabalho intensivo com eles durante as férias visando somente a evolução dos dois”, contou o preparador físico dos Raptors.

Preparadores físicos das equipes do NBB e da Liga Ouro marcaram presença no encontro em São Paulo (Divulgação/LNB)

Preparadores físicos das equipes do NBB e da Liga Ouro marcaram presença no encontro em São Paulo (Divulgação/LNB)

No mesmo encontro, foram realizadas diversas palestras com diferentes profissionais, alguns de clubes do NBB, como Diego Jeleilate, preparador do Paulistano/Unimed e da Seleção Brasileira, Diego Falcão, do Flamengo e também da Seleção, além do professor Antonio Carlos Gomes, do coordenador de ensino do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre tantos outros. Na experiência, todos puderam debater seus métodos e pontos de vista sobre os diversos assuntos abordados.

“O que está acontecendo aqui é um sonho, e esse comentário é unânime entre todos. Estamos podendo discutir teorias de treinamento, conceitos, aplicabilidade. É a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outros clubes, uns com mais outros com menos recursos, de unificar a linguagem e a metodologia de trabalho. É um momento único. Só temos a agradecer à LNB e à NBA por isso. Ainda trocaremos muitas ideias e seguiremos aprendendo”, disse Diego Jeleilate, preparador físico do Paulistano e também da Seleção Brasileira.

Em pauta nas reuniões estiveram temas como controle de cargas de treinamento, métodos de treinamento, interdisciplinaridade, treinamentos de força, periodização, entre tantos outros. Para Pablo Marcelino, preparador físico do Pinheiros/SKY, o contato com um profissional da NBA foi fundamental para traçar um rumo no qual os brasileiros devem seguir na área.

“Essa parceria entre LNB e NBA está sendo muito boa para todos. Já conhecemos bastante uns aos outros aqui no Brasil, mas conhecer um profissional da NBA, seu dia-a-dia, seus métodos, sua maneira de enxergar o esporte e ainda mais numa liga onde se tem os melhores atletas do mundo na modalidade, foi muito bom para vermos qual caminho devemos seguir para chegar lá. Já tínhamos notícias, líamos sobre eles, mas conhecer pessoalmente, trocar ideias, foi muito legal. Foram poucas horas de muito amadurecimento profissional”, comentou o preparador físico do Pinheiros.