#JOGAJUNTO

LDB

Os caminhosdo comandante

29-07-2019 | 09:38
Por Liga Nacional de Basquete

Filosofia de jogo, versatilidade e pegada pés no chão: Pinheiros de David Pelosini confirma favoritismo e encerra 1ª etapa da LDB 2019 invicto

O Pinheiros fechou a sua participação na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2019) da melhor maneira possível. A equipe do Jardim Europa conquistou cinco vitórias em cinco jogos disputados, com direito a vitória no último duelo da etapa sobre os donos da casa, o Flamengo, por 87 a 77.

E um dos grandes responsáveis pelo desempenho do Pinheiros até então recai sobre a figura de David Pelosini, treinador da equipe. Campeão da última LDB com o Pinheiros e líder de uma campanha impressionante na 1ª etapa da LDB 2019, o comandante pinheirense tem demonstrado a cada dia que passa que tem o elenco nas mãos.

Na vitória contra o Flamengo, David provou isso mais uma vez e foi essencial nas mudanças durante o terceiro período, que culminou na vantagem de 11 pontos do Pinheiros sobre o Flamengo na ida para o último quarto.

“Abrir a vantagem foi realmente algo atípico, porque o Flamengo é uma grande equipe, mas isso nos deu tranquilidade para fechar bem o jogo. Por ter jogadores altos, o Flamengo conseguiu pressionar muito bem a bola. Tanto que no momento em que falhamos tecnicamente eles conseguiram encostar, mas quando conseguíamos fazer um trabalho mais técnico, apurado e com poucos erros de passe, dificilmente perdíamos o ataque”, frisou.

Sob os comandos de David Pelosini, Pinheiros se impôs sobre o Flamengo e manteve a invencibilidade na competição (Bruno Lorenzo/LNB)

Com a versatilidade como uma das principais características, o Pinheiros fechou com a melhor campanha do Grupo A da LDB 2019, além de ter o melhor ataque da competição (média de 87,6 pontos por jogo) e o melhor aproveitamento nos chutes para 3 pontos (40,0%).

Para David Pelosini, a versatilidade dos jogadores e a não dependência de um ou outro atleta é algo obrigatório em um clube do porte do Pinheiros.

“Um time grande, como o do porte do Pinheiros, não pode depender de um ou outro jogador. Todos jogadores que trouxe para cá e do meu time da base, até os três mais novos que não vieram, tem totais condições de entrarem em quadra, renderem e se desenvolverem. O meu trabalho é esse e tento não especializar os jogadores precocemente para que, principalmente nesse momento em que eles começam a realmente ter a posição no jogo, possam ser o mais versáteis possíveis”, disse o jogador.

A versatilidade é uma das características mais fortes do Pinheiros na LDB 2019 (Fotojump/LNB)

Durante a LDB, a maior prova de que a filosofia pregada por Davi dá frutos são as grandes atuações do grupo como um todo, proporcionada, especialmente, pela versatilidade dos jogadores que compõe o plantel.

Segundo ele, a possibilidade de utilizar um atleta em duas ou três posições tem o ajudado, e muito, na tomada de decisões e nos momentos de realizar a melhor escolha durante os jogos.

“Consigo colocar o Danilo Sem para jogar em 3 posições, assim como o Valter, o Mãozinha e outros. Dessa forma fica fácil tentar resolver, de acordo com o quinteto adversário, qual a melhor formação para o nosso time, tanto ofensivo quanto defensivo”, disse o treinador, que completou:

“Costumo brincar que a base é um curso profissionalizante. Apesar de eles ainda não serem profissionais, agora é o momento de aprender o que um profissional precisa ter para ter sucesso”, finalizou.

Danilo Sena é um dos jogadores mais versáteis do Pinheiros e pode atuar em duas ou mais posições dentro de quadra (Bruno Lorenzo/LNB)

Agora no aguardo da próxima fase da competição, David prega pés no chão e fala em “filosofia de vida” para o período que antecederá a 2ª etapa.

“Como filosofia de vida, gosto de viver o presente. O que passo para eles é isso. Minha expectativa é de que tenhamos um excelente período de trabalho. Sei que teremos confrontos mais pegados, mas temos que viver o dia a dia. No momento em que sair a tabela sabermos o nosso primeiro jogo, vamos começar a pensar no adversário e trabalharmos para ganhar, independente do adversário”, disse.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).