#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Modo playoffs

04-04-2019 | 06:24
Por Rodrigo Bussula

Com "modo playoffs" ativado, Jamaal revela filosofia pessoal e projeta Jogo 2 contra São José: "prontos para mais uma guerra"

Os playoffs do NBB CAIXA 2018/2019 estão a todo vapor. Agora, na fase mais esperada da competição, é o momento em que os principais jogadores crescem e decidem as partidas nos mínimos detalhes. Pelo Botafogo, o ala/armador norte-americano Jamaal é um dos que segue essa cartilha à risca.

Na vitória no primeiro jogo da série contra o São José Basketball (87 a 81), o jogador ligou seu “modo playoffs”, decidiu a partida com uma linda cesta de 3 pontos já nos segundos finais e terminou o confronto com 20 pontos, dois rebotes, três assistências e 20 de eficiência.

“O playoff é um campeonato diferente do que se vê na fase de classificação. É o momento que separa os homens dos meninos. Quando criança, meu pai me dizia que playoffs é o momento para crescer. Se estou cansado, posso correr mais, marcar mais. É isso que busco fazer”, disse Jamaal.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Herói para uns, vilão para outros 👀🔥 #PlayoffsNBB #DeOlhoNoTítulo . @dat_dude_jrock @botafogo

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Mesmo após a grande atuação, Jamaal afirma que segue a filosofia de que o mais importante não são os números individuais, mas sim as vitórias nos finais de cada jogo.

“No nosso primeiro jogo, em São José, não olhei números individuais. Ao contrário, após a partida fui assistir à gravação do jogo para analisar onde posso melhorar. Sempre me questiono onde posso evoluir para ajudar cada vez mais o meu time. O foco é lutar pelas vitórias, independente dos meus números”, disse o ala/armador do Botafogo.

O norte-americano de 34 anos está em sua terceira participação em playoffs do NBB CAIXA (2014/2015 pelo Macaé Basquete e 2017/2018 pelo Botafogo). Seu histórico de atuações é extremamente positivo: 19,45 pontos, 3,4 rebotes, 3,4 assistências e 19,6 de eficiência em 12 partidas.

+ Veja quem são os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA 

“Tento dar meu máximo e viver o agora como se fosse a última chance da minha vida. Essa é minha principal característica, de sempre se doar um pouco mais. Em momentos difíceis, como nos playoffs, os melhores jogadores aparecem. Mas para se tornar um bom jogador, você deve treinar quando ninguém vê e fazer coisas que nem todos querem fazer. Sigo essa filosofia”, afirmou.

Na temporada 2014/2015, Jamaal disputou pela primeira vez os playoffs do NBB CAIXA (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

+ Veja quem são os recordistas de cada fundamento nos playoffs do NBB CAIXA

Agora, Jamaal entrará em quadra com o Botafogo pelo Jogo 2 da série contra o São José, que acontecerá nesta sexta-feira (05/04), no Ginásio Oscar Zelaya, casa do time alvinegro, às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

“O São José é um time muito forte e perigoso. É uma equipe de grande mobilidade e com jogadores que chutam bem e marcam forte. Temos que continuar com a mesma pegada, buscando sempre evoluir. Ganhamos o primeiro jogo, mas não fomos perfeitos”, analisou o camisa 5 do Fogão.

Em caso de vitória, Botafogo garante vaga na próxima fase da competição (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

No primeiro duelo contra o São José, o Botafogo arrancou uma vitória importante fora de casa (87 a 81), em um jogo cheio de reviravoltas. Agora, em seus domínios, o Glorioso terá a chance de carimbar a vaga para a próxima fase.

Mesmo com a vantagem, Jamaal prega cautela com o time joseense, principalmente pela situação desfavorável do adversário na série.

“Eles (São José) virão com tudo para vencer a partida. A tendência é que joguem mais firme, pois estão na posição mais difícil. Estamos prontos para mais uma guerra. Vamos brigar até o final, assim como o São José, que com grandes jogadores no elenco, fará o mesmo”, finalizou Jamaal.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.