#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Janethhomenageada

08-12-2021 | 05:23
Por Liga Nacional de Basquete

Maior honraria do esporte olímpico brasileiro é entregue à atleta em evento realizado nesta última terça-feira (07/12)

Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, Janeth Arcain recebeu nesta última terça-feira (07/12), no Prêmio Brasil Olímpico, a maior honraria que um atleta brasileiro pode alcançar: o Prêmio Adhemar Ferreira da Silva. A premiação foi entregue por Adyel Ferreira, filha de Adhemar, e visa homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida de Adhemar, bicampeão olímpico no salto triplo. A cada ano o prêmio é dado a um atleta diferente.

Medalhista olímpica em 1996 (prata nas Olímpiadas de Atlanta), 2000 (bronze nas Olímpiadas de Sydney) e campeã mundial em 1994, Janeth é o terceiro nome do basquete brasileiro a receber a premiação (Hortência e Oscar Schimdt ganharam anteriormente em 2012 e 2019, respectivamente). Essa é mais uma premiação que entra na extensa galeria de troféus de Janeth, junto a diversas outras honrarias, como a nomeação ao Hall da Fama da FIBA, em 2019, e ao Hall da Fama do Basquete Feminino, em 2016.

“Fiquei muito emocionada quando recebi a notícia do presidente Paulo Wanderley. Acho que todos os valores do Adhemar me representam e acrescentaria ainda a disciplina. Receber o troféu das mãos da filha do Adhemar, para mim, é como se ele mesmo tivesse entregando. É uma representação de todo o trabalho que a gente fez para o esporte brasileiro, passando de mãos em mãos. É mais um motivo de alegria, de orgulho e de representatividade. Significa valorização da luta, do que a gente sempre busca, de uma sociedade mais igualitária, de atletas, principalmente negros, que representam esses valores. Estar junto de grandes atletas e personalidades que receberam esse prêmio para mim é uma honra”, disse Janeth.

Além do prêmio dado à Janeth, o COB ainda inseriu quatro novos nomes em seu Hall da Fama. São eles: Sebastián Cuattrin (canoagem), Magic Paula (basquete), Tetsuo Okamato (natação) e Adhemar Ferreira da Silva (atletismo). Sebastian e Magic, que compareceram ao evento, deixaram a marca de suas mãos em moldes que ficarão guardados pelo COB para a posteridade. Enquanto Tetsuo e Adhemar, já falecidos, foram representados pelos seus familiares durante a cerimônia.