#JOGAJUNTO

NBB

Jogo decisivo

24-05-2012 | 04:35
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 1 na série, Brasília recebe o Pinheiros, no Nilson Nelson, podendo garantir vaga na final do NBB pela quarta vez seguida

Giovannoni, do Brasília

(Brito Junior/Divulgação)

O Uniceub/BRB/Brasília pode escrever, nesta sexta (25), mais um capítulo em sua vitoriosa história. Finalistas em todas as edições do NBB realizadas até hoje, os brasilienses podem garantir a vaga para mais uma decisão nacional. Vencedo a série contra o Pinheiros/SKY, por 2 a 1, os brasilienses entram na quadra do Ginásio Nilson Nelson às 19h15 e com uma vitória asseguram a vaga para a final. O duelo tem transmissão ao vivo no SporTV.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Os brasilienses garantiram a chance de fechar a série em casa após conseguir uma vitória, fora de casa, no jogo 3, quando bateu o Pinheiros por 76 a 74. Agora, para fazer valer a condição de mandante, os candangos apostam na força defensiva para frear o ataque rival.

“Primeiro a gente tem que jogar como fizemos contra Bauru aqui nos playoffs, com intensidade defensiva e mais agressividade no ataque… Mas, independente de outros aspectos, o Pinheiros é um time que sempre dá muito trabalho”, disse o técnico José Carlos Vidal.

Para o Pinheiros, só a vitória interessa. A equipe tenta chegar pela primeira vez a uma decisão de NBB e precisa vencer para forçar a realização do jogo 5, em São Paulo. O Shamell é desfalque certo para a partida. Com uma lesão no tendão de Aquiles do pé direito, o norte-americano, cestinha da equipe na temporada, ficará seis meses afastado das quadras. Apesar da ausência, os pinheirenses estão confiantes de que podem vencer mesmo fora de casa.

“É uma perda grande não termos o Shamell, mas temos jogadores que podem suprir essa ausência, como o Paulinho e o Renato”, observou Marquinhos.

Sem o companheiro, o ala deve ser a principal fonte de pontos da equipe paulista. Com a lesão de Shamell ainda no primeiro tempo do último jogo, Marquinhos terminou como cestinha da partida, com 21 pontos.

“Acabo ficando com um pouco mais dessa responsabilidade para mim, por ser um dos mais experientes. Mas não estou preocupado com isso não. Quero fazer uma boa partida e ajudar meus companheiros a conseguir a vitória”, disse o camisa 11.

Semifinais – (2º) Pinheiros 1 x 2 Brasília (3º)

18/05

Uniceub/BRB/Brasília 90 x 77 Pinheiros/SKY

20/05

Pinheiros/SKY 81 x 65 Uniceub/BRB/Brasília

22/05

Pinheiros/SKY 74 x 76 Uniceub/BRB/Brasília

25/05 (Sexta-feira)

19h15 – Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY

27/05 (Domingo)*

14h – Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília

*Se necessário