#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Joia lapidada

08-06-2015 | 11:59
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos destaques da grande campanha do Limeira na temporada 2014/2015, armador Deryk Ramos, de 20 anos, é eleito o Jovem Destaque do NBB 7

Muito jovem, porém já dono de grande bagagem no basquete brasileiro, o armador Deryk Ramos, da Winner/Limeira, foi um dos grandes destaques da campanha histórica da equipe do Interior do Estado de São Paulo durante a temporada 2014/2015 e conquistou o prêmio de Destaque Jovem do campeonato nacional.

Nascido em Limeira (SP), o jovem armador, de 20 anos, sempre foi destaque das categorias inferiores da equipe limeirense e também da Seleção Brasileira de base, e vem apresentando notável crescente de seu jogo ano após ano. Com a grande temporada 2014/2015 de Deryk, isso ficou mais evidente do que nunca.

“Essa temporada sem dúvidas nenhuma foi muito satisfatória para a minha carreira. Só tenho o que agradecer as minhas duas famílias: meu time e meus pais, que sempre de deram carinho, me incentivaram e que me ajudaram em todos os momentos da minha carreira. Sem dúvidas eu devo muito a essas pessoas a conquista deste importante prêmio para mim”, declarou o armador Deryk, do Limeira.

image

Um dos grandes destaques da incrível campanha do Limeira no NBB 7, Deryk Ramos foi eleito o Destaque Jovem no campeonato nacional (João Pires/LNB)

O Destaque Jovem da sétima edição do NBB 7 completa 21 anos nos próximos dias, porém a pouca idade não reflete no currículo do jogador, que na temporada 2014/2015 disputou pela quinta vez o principal campeonato do país.

Presente em todas as 37 partidas do Limeira na sétima edição do NBB, Deryk Ramos conquistou em alguns dos principais fundamentos os melhores números de sua curta carreira no campeonato nacional. Entre os mais relevantes, ganhou sete minutos a mais de média em relação à última temporada, de 13,1 minutos por jogo para 20,8 de média, e praticamente dobrou sua média de pontos, de 4,0 por jogo para 7,9.

Das 37 partidas que disputou no campeonato nacional, Deryk atuou apenas cinco delas como titular, devido a lesão do experiente armador Nezinho, titular da equipe limeirense. Nestas cinco partidas, contra Paulistano/Unimed, Liga Sorocabana, Pinheiros/SKY, Palmeiras/Meltex e Basquete Cearense, o jovem armador foi um dos protagonistas do Limeira, não saiu de nenhuma partida com menos de dez pontos e conquistou médias de 14,6 pontos, 3,6 assistências e 3,0 rebotes.

“Eu vejo essa temporada como muito boa para mim, ainda melhor do que a minha última. Eu sinto que estou crescendo dentro de quadra, que estou recebendo melhores oportunidades para jogar e que estou pronto para mostrar meu potencial na hora que for preciso. Agradeço por todo o suporte que eu recebi, pois isso só ajuda no desempenho dentro e fora de quadra”, analisou o Destaque Jovem do NBB 7.

Além de sua grande evolução e dos bons desempenhos em quadra, o camisa 9 do Limeira viveu dois momentos marcantes na temporada 2014/2015 do NBB. Logo na segunda rodada do campeonato nacional, na partida contra a Liga Sorocabana, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), foi de Deryk o arremesso certeiro para três pontos nos últimos segundos que garantiu o triunfo limeirense, por 85 a 83.

Outro momento especial da temporada de Deryk aconteceu na penúltima rodada da fase de classificação, contra o Macaé Basquete, no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ). Com cinco pontos nos últimos seis segundos de jogo, Deryk aplicou uma virada magistral sobre a equipe macaense e foi o grande responsável por mais uma vitória do Limeira no campeonato.

Deryk, do Limeira, e Jamaal, do Macaé

Com atuação espetacular no final da partidas contra o Macaé, o armador Deryk Ramos literalmente venceu o jogo para o Limeira (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Foi na terceira edição do NBB em que o jovem armador do Limeira começou sua trajetória no campeonato nacional. Em 13 partidas, conquistou médias de 4,8 minutos, 0,9 pontos, 0,2 assistências, e 0,3 de eficiência por jogo. Na temporada seguinte, Deryk disputou 18 partidas e suas médias aumentaram para 7,0 minutos, 1,8 pontos, 0,3 assistências, e 1,8 de eficiência por jogo.

No NBB5 o armador disputou 14 jogos e teve médias de 6,4 minutos por jogo e 2,4 pontos por partida. Na temporada 2013/2014, passou a jogar mais tempo, 13,1 minutos, e em 37 partidas no NBB, conquistou médias de 4,0 pontos, 1,1 assistências e 3,0 de eficiência por jogo.

“Nosso time sempre estará acima de tudo. O grupo demostrou que consegue chegar em um patamar alto. Fizemos uma temporada história e conseguimos uma marca nunca alcançada na história do Limeira. Conseguimos preservar a base do nosso time e na próxima temporada esperamos galgar lugar melhores”, concluiu Deryk Ramos.

No meio do ano passado, a joia limeirense chegou a ser convocado pelo técnico argentino Rubén Magnano para participar dos treinamentos preparatórios da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo da Espanha.

Confira os vencedores do prêmio de Destaque Jovem na história do NBB:

2013/2014 – Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)
2012/2013 – Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
2011/2012 – Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)
2010/2011 – Vitor Benite (Franca Basquete)
2009/2010 – Raulzinho (Minas Tênis Clube)