#JOGAJUNTO

LDB

Sede Curitiba:os detalhesdo dia #2

25-07-2019 | 11:47
Por Liga Nacional de Basquete

Duas equipes invictas e recuperação francana: confira os detalhes e destaques das três partidas do 2º dia de LDB 2019

O segundo dia do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) já acabou. Nas partidas realizadas em Curitiba (PR), no Ginásio Palácio de Cristal (Círculo Militar do Paraná), nesta quinta-feira (25/07), tivemos a primeira vitória de uma equipe na competição e a segunda de duas, todas elas paulistas.

Confira o resumão do segundo dia de partidas da LDB 2019!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

#1 – Praia Clube 50 x 72 Sesi Franca Basquete

Depois da estrear com derrota para o Paulistano, o Sesi Franca Basquete não demorou para se recuperar na competição e conseguiu seu primeiro triunfo na LDB 2019 nesta quinta-feira (25/07). Com boa atuação coletiva, o time francano foi superior ao Praia Clube/Gabarito e venceu por 72 a 50.

“Foi uma vitória muito importante para começar uma caminhada aqui na LDB. O jogo contra o Paulistano foi muito duro, que nos exigiu muito fisicamente. Hoje nos comportamos bem, com alguns momentos de baixa, mas no geral deu tudo certo e conseguimos sair com a vitória”, disse o ala Gui Abreu.

Gui Abreu falou sobre a importância da primeira vitória (Hedeson Alves/LNB)

O grande nome francano foi, mais uma vez, o ala/pivô Márcio, que anotou duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes (21 de eficiência). Além dele, o ala Gui França contribuiu com 12 pontos e oito rebotes (14 de eficiência), o também Lucas e o pivô Augusto fizeram oito pontos cada, enquanto o armador Jean terminou o jogo com seis pontos, sete assistências e quatro rebotes.

“É uma etapa bem longa, tem o lado ruim do desgaste, mas o bom que você precisa colocar o máximo de jogadores para jogar. Esse é o objetivo do nosso trabalho, formar o maior número de jogadores possível. Tem partida que um joga mais, outro menos, mas isso é bom para eles, viemos para continuar nosso papel de formação do Sesi Franca Basquete”, afirmou Jhonatan Cintra, treinador da equipe.

Praia não conseguiu segurar o ímpeto francano na partida desta quinta-feira (Hedeson Alves/LNB)

Os destaques do Praia no primeiro jogo da equipe na competição foram o ala/armador Paulino, com 15 pontos e três rebotes, e o ala/pivô Salatiel, que anotou dez pontos e pegou três rebotes.

“Nossa maior complicação é a falta de ritmo de jogo, temos muitas dificuldades em arrumar jogos nessa categoria. Acho que Franca já tem esse padrão e teremos que adquirir isso ao longo da competição. Hoje foi um jogo muito complicada para nós, tivemos muita dificuldade tática. O campeonato é longo e esperamos evoluir ao longo das partidas”, falou o treinador Cristiano Gama.

#2 – Coritiba Monsters 53 x 92 Paulistano

Na segunda partida do dia, o Paulistano mostrou toda sua força e não deu muitas chances ao Coritiba Monsters/Sociedade Thalia. O clube da capital paulista contou com um segundo quarto perfeito (34 a 13) para abrir uma boa vantagem e liderar até o fim, até vencer por 92 a 53.

O pivô Dikembe foi o cestinha com 26 pontos, além de oito rebotes e 29 de eficiência. Junto com ele, o ala/armador Jonatan anotou 19 pontos, o ala/pivô Vitão fez 13 e o armador Beto contribuiu com nove, mais oito assistências e três rebotes (18 de eficiência).

“Conseguimos abrir uma boa diferença no jogo hoje pela dedicação que tivemos em quadra. Na partida contra o Franca entramos meio mal, então sabíamos que teria que ser diferente e deixar tudo em quadra para começar bem. Foi o que aconteceu, os mais novos entraram bem também, depois eu, o Dikembe e o Beto voltamos mais descansados para ajudá-los”, avaliou Jonatan, que ainda ajudou com quatro rebotes e três assistências (18 de eficiência).

Clube da capital paulista conseguiu rodar bastante o jovem elenco (Hedeson Alves)

O treinador Beto Jayme conseguiu rodar bem o elenco e deu chances para alguns dos meninos mais jovens, como o pivô Tarek, de apenas 17 anos, que esteve em quadra por 15 minutos e contribuiu com seis pontos e cinco rebotes (11 de eficiência).

“Vejo a LDB como um grande passo para o Adulto. O menino que se destaca na LDB, como o Dikembe, o Victão, acabam subindo pro profissional. Temos dois meninos de 16 anos que não imaginavam estar na LDB esse ano e dei essa oportunidade para eles virem jogar. A ansiedade pode atrapalhá-los em quadra, mas estou satisfeito com eles”, disse Beto Jayme.

Pelo Coritiba, o destaque ficou por conta do pivô Lucão, que anotou 13 pontos (5/5 nos arremessos de 2) e do ala/pivô Herbert, que terminou o jogo com 12 pontos e seis rebotes.

#3 – Curitiba Basquetebol/CMP 56 x 84 Corinthians

Na última partida da rodada, o Corinthians mostrou que não entrou na LDB para brincadeira. Após um início irregular, o clube do Parque São Jorge calibrou a mão (15 bolas de 3 certeiras) e abriu uma boa diferença. No final, o placar apontou a vitória do Timão sobre o Curitiba Basquetebol/CMP por 84 a 56.

Os grandes destaques da vitória corintiana vieram do banco de reservas da equipe, mostrando a força do elenco: o ala Gabriel Collaço foi o cestinha com 20 pontos (5/9 nos arremessos de fora) e os armadores Pedro e Bruno Alves, que anotaram 17 e 15 pontos, respectivamente.

“Nem todo dia é dia. O time que começou de titular não estava acertando muito. Eu sempre falo para quem começa no banco que eles podem estar com a moral baixa, tem que entrar confiante, pronto para receber a bola e matar o jogo”, afirmou o técnico Vitor Galvani.

Que começo: Corinthians venceu o time da casa e acumulou segunda vitória na LDB 2019 (Hedeson Alves/LNB)

Pelo time da casa, quem mais se destacou foi o ala/armador João Camargo, cestinha da equipe com 17 pontos, além de dois rebotes e 10 de eficiência. O jogador falou sobre o fator decisivo da partida e a sequência da competição.

“Eles tiveram um bom aproveitamento nas bolas de fora, deixamos livres alguns jogadores que não poderiam ficar. Isso acabou minando a gente até o final do jogo, não conseguimos tirar a diferença. Ainda tem bastante campeonato pela frente, estamos jogando em casa e vamos levar isso como motivação sempre. Tem muito por vir”, avaliou João Camargo.