#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2021:Resumãodo 3° dia

01-09-2021 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Rio Claro encaminha sua classificação, Brasília chega a segunda vitória seguida e Pinheiros segue invicto, confira o resumão do dia;

Nesta quarta-feira (01/09), a bola subiu para mais cinco jogos na 2° etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Dois jogos foram disputados no Ginásio Azul, sede do Pinheiros, enquanto mais três foram disputados na Gávea, sede do Flamengo. Aqui você confere tudo que rolou durante o dia.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Rio Claro vence mais uma e chega no topo da tabela 

No clássico das duas cidades do interior paulista, o Rio Claro/ABDC conseguiu controlar bem as ações do jogo, fazer um ótimo segundo tempo e sair com uma vitória frente a boa equipe do Mogi pelo placar de  79 a 55.

Rio Claro vence mais uma e se aproxima dos líderes do Grupo B (João Pires/LNB)

Apesar da pontuação ampla do Rio Claro ao final da partida, a equipe mogiana fez um ótimo primeiro período e conseguiu vencer a parcial por 21 a 17. No segundo quarto, porém, o Mogi bateu de frente com a forte defesa rio-clarense e se limitou a apenas 4 pontos no período, o que possibilitou os adversários encostarem e inclusive ultrapassarem no marcador (37 a 25 para o Rio Claro).

No segundo tempo da partida a equipe de Rio Claro conseguiu manter sua consistência defensiva, além de aumentar também o seu ritmo no ataque, possibilitando abrir uma vantagem de mais de 20 pontos. A partir de então, o Rio Claro não sofreu mais nenhum susto e conseguiu fechar bem a partida.

Entre os diversos destaques do Leão, Anderson, pivô da equipe, com seus 16 pontos, 12 rebotes e dois roubos de bola, e o armador Luis, com 19 pontos e cinco rebotes, foram os que mais chamaram a atenção.

“O coach conversou sobre a importância de cada vitória, de cada passo para conseguir a classificação. O time entrou muito forte e com uma pegada defensiva impressionante. O espirito da equipe tá a mil, sem palavras para descrever a força dessa equipe” comentou o pivô Anderson.

Pelo lado do Mogi, mais uma vez o armador Colina fez uma boa partida e conseguiu 12 pontos, três rebotes e seis assistências. Felipe, pivô da equipe, também foi bem, pois além de seus oito pontos, conseguiu 13 rebotes e três assistências.

Com a vitória, o Rio Claro se aproxima cada vez mais da classificação, pois se encontra na terceira colocação do grupo, com seis vitórias e três derrotas. O Mogi, com apenas três vitórias, precisa vencer as próximas duas partidas e torcer por um milagre para conseguir a classificação.

Bauru luta, mas o Pinheiros leva a melhor 

No ultimo jogo do dia dentro do Ginásio Azul, o time da casa recebeu o Bauru, que mesmo desfalcado, conseguiu fazer jogo duro frente o líder do grupo B, mas acabou saindo derrotado pelo placar de 114 a 78.

O Bauru fez um primeiro tempo de jogo muito bom, mesmo sem a presença de dois de seus principais jogadores (O armador Igor Araújo e o ala Danilo Penteado, que integraram a delegação adulta para disputa do campeonato paulista), conseguiu vencer o primeiro quarto de jogo por 23 a 19. No segundo quarto, porém, com a sua forte rotação, o Pinheiros tomou o controle da partida e alcançou quase 40 pontos na parcial.

No segundo tempo o Pinheiros manteve a boa postura do segundo quarto e conseguiu ampliar ainda mais a sua vantagem, além de usar todo seu elenco ao longo da partida.

“Estamos preparados para qualquer situação. Começamos enroscados, mas conseguimos encontrar o ritmo de jogo. Nosso time tem praticamente 10 jogadores que poderiam facilmente ser titulares, então tem muita qualidade, sabemos que se entregar a gente pode vencer” comentou o pivô Paulo Scheuer, que terminou com 28 pontos, o cestinha da partida.

Pinheiros segue invicto no topo da tabela do Grupo B (João Pires/LNB)

Além do Scheuer, outros quatro jogadores passaram da casa dos 10 pontos, foram eles: Os pivôs Maicon Douglas (11) e Daniel Moreira (11), o ala Gui Abreu (14) e o armador Gabi Campos, que além dos 13 pontos, conseguiu mais três rebotes, sete assistências e três roubos de bola.

Do lado do Bauru, o destaque mais uma vez foi o armador Pará, que conseguiu 16 ponto, quatro rebotes e quatro assistências. O ala/pivô Thales também colaborou na pontuação, foram 14 pontos e quatro rebotes.

O Pinheiros, já classificado, se consolida ainda mais no topo da tabela do Grupo B, com um incrível saldo de 408 cestas. O Bauru, por outro lado, se complicou na busca pela classificação, pois agora precisa vencer todos os próximos jogos e com uma boa diferença.

Em jogo disputado, Brasília vence o Basquete Cearense

O BRB/Brasília chegou à sua segunda vitória seguida dentro da LDB 2021, dessa vez pelo placar de 66 a 56, contra a equipe do Basquete Cearense, em uma partida disputadíssima.

Brasília vence o Basquete Cearense e segue sonhando na LDB 2021 (Bruno Lorenzo/LNB)

Ambas as equipes entraram firmes no jogo, disputando lance a lance a liderança da partida. Durante o primeiro quarto quem tomou a frente foi a equipe do Brasilia, mas quando foram para o vestiário, o Basquete Cerrado já havia tomada a frente da partida, vencendo a parcial do tempo por 35 a 34.

A escrita de jogo disputado disputado seguiu somente até o final do terceiro período, pois ao entrar no ultimo quarto a equipe do Distrito Federal conseguiu segurar muito bem o ataque adversário e venceu o jogo.

Quem puxou a pontuação do Brasília foi o ala/armador Daniel Suassuna, com 10 pontos, além do armador Gabriel, que conseguiu 13 pontos, cinco rebotes e seis assistências. O ala/pivô Cadu, sobretudo na defesa, foi bem, conseguindo oito pontos e 15 rebotes.

No Basquete Cearense, quem chamou a atenção foram os o armadores Lobo, que durante a partida conseguiu marcar 14 pontos, pegar sete rebotes e distribuir 3 assistências, e João Gabriel, que conseguiu 10 pontos, cinco rebotes e mais quatro assistências.

A situação na tabela de ambos os times é complicada, principalmente para o Basquete Cearense que segue como lanterna da competição. Pelo lado do Brasília, matematicamente, a classificação ainda é possível, porém a equipe do centro-oeste brasileiro precisa vencer todos os jogos e por diferenças altíssimas, ao mesmo tempo que torce pela derrota de seus concorrentes.

Flamengo vence a terceira seguida

Embalada, o Flamengo enfrentou a Unifacisa nesta quarta-feira (01/09) e conseguiu uma vitória por um placar elástico: 83 a 38. Essa já a terceira vitória seguida do rubro-negro carioca na 2ª Etapa da LDB 2021.

O resultado positivo começou a ser construído ainda no primeiro quarto, em que o Flamengo conseguiu imprimir um ótimo ritmo, tanto defensivo quanto ofensivo, e venceu a parcial por 20 a 9. No segundo período a história não mudou e o time da Gávea, jogando em casa, ampliou a vantagem, que ficou em 25 pontos na ida para os vestiários (46 a 21)

Coube ao Flamengo administrar a partida nos quartos subsequentes, além, é claro, de ampliar a vantagem sobre o rival. No estouro do cronômetro não deu outra: vitória arrasadora do Flamengo.

Todos jogadores do Flamengo pontuaram na partida, mas três, em especial, foram os principais nomes da partida: Rafael Rachel (10 pontos e dez rebotes), Matheusinho (12 pontos, cinco rebotes e três assistências) e Ruan (nove pontos e oito rebotes).

Ruan, aliás, comentou também sobre a ótima sequência do Flamengo na 2ª Etapa da LDB, que agora é de três triunfos em três jogos.

“É muito importante porque já chegamos a ficar muito preocupados com isso. Temos uma vantagem muito grande em relação aos rebotes, conseguimos fazer alguns pontos de segunda chance com bandejas e bolas de 3 e isso é muito bom para o nosso time”, disse.

Com o triunfo, o Flamengo agora é o 4º colocado no Grupo B, com cinco vitórias em oito jogos – 62,5% de aproveitamento. Enquanto a Unifacisa, com apenas um triunfo em oito jogos, amarga a 10ª colocação do Grupo B.

Duelo mineiro termina com vitória do Minas Tênis Clube

O último jogo do dia marcou o encontro entre duas equipes mineiras: Minas Tênis Clube e Praia Clube. Melhor para os minastenistas, que aproveitaram bem as oportunidades criadas e saíram com a vitória por 85 a 68.

O primeiro tempo foi extremamente equilibrado. Ambas equipes foram bem na tábua ofensiva, mas quem foi para o intervalo com a vantagem no placar, de oito pontos, foi o Minas (41 a 33).

Logo no início do terceiro quarto, o Minas freou as ações ofensivas do Praia e pontuou bem, usando, e muito, do pivô Augusto. O jogador encerrou a parcial com expressivos seis pontos e nove rebotes em dez minutos, sendo essencial para deixar o placar em 62 a 49. No período final, a equipe minastenista somente administrou o placar até o estouro do cronômetro e faturou mais um triunfo na competição.

Destaque para Augusto, do Minas, que teve uma atuação magistral, saindo de quadra com 23 pontos, 14 rebotes, quatroa assistências e 40 de eficiência. Além dele, Gui Santos, com 15 pontos, nove rebotes, cinco assistências e 15 de eficiência.

Agora o Minas se encontra na 5ª colocação, com cinco vitórias em oito jogos – 62,5% de aproveitamento. Já o Praia Clube continua com campanha de três vitórias em oito jogos, com 37,7% de aproveitamento.

Resultados do dia

Rio Claro 79 x 55 Mogi

Bauru 78 x 114 Pinheiros

Basquete Cearense 56 x 66 Brasília

Unifacisa 38 x 83 Flamengo

Minas 85 x 68 Praia Clube

Próximos jogos (Grupo B):

Quinta-feira (02/09):

Ginásio Azul (São Paulo-SP):

11h30 – Cerrado x Bauru

14h – Pinheiros x Mogi