#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2021:o resumãodo dia

03-09-2021 | 11:39
Por Liga Nacional de Basquete

Jogo com prorrogação, definição de classificados e mais: confira o resumo completo do que rolou no quinto dia de jogos na 2ª Etapa da LDB 2021 pelo Grupo B

Com a volta dos jogos da Gávea e o ultimo dia no Ginásio Azul, a bola subiu para mais cinco partidas no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento (LDB) 2021. Confira o resumo de tudo que rolou:

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Cerrado vence e vai com moral para a próxima fase

O dia começou com um dos embates mais disputados dessa primeira etapa da LDB, o confronto entre Cerrado e Mogi, que teve os brasilienses como vitoriosos, dessa vez pelo placar de 79 a 71.

Os dois primeiros tempos de jogo foram extremamente disputados, não atoa as equipes empataram na parcial de ambos os quartos, chegando no vestiário com o placar de 37 a 37. Foi um embate, principalmente, de duas defesas fortes e com garrafões altos, que erraram muito pouco ao longo da partida.

No segundo tempo do jogo, porém, a equipe do Cerrado conseguiu se superar, e com uma boa atuação dos seus jogadores mais experientes, venceu a equipe paulista.

“Pra uma estreia do Cerrado dentro do campeonato, foi muito bom. Trabalhamos bastante para isso, não foi um resultado que veio de graça, nós trabalhamos e nos esforçamos muito nesses últimos meses para que esse resultado pudesse chegar. O sentimento é muito bom, a alegria é imensa, vamos voltar para Brasília e fazer o nosso melhor para chegar nas cabeças” comentou o armador Robsinho, do Cerrado.

Cerrado vence a oitava partida dentro da LDB 2021 (João Pires/LNB)

Para vencer, a equipe do Cerrado contou muito com a ajuda dos seus jogadores mais experientes, os alas Daniel Von Haydin, que conseguiu 26 pontos e três rebotes, e Jhon, que terminou com 16 pontos e nove rebotes, o pivô Serjão, que fechou com 10 pontos, 15 rebotes e seis assistências, e o armador Robsinho, que obteve 12 pontos, quatro rebotes e três assistências.

Já os destaques da equipe mogiana foram, mais uma vez, Felipe, pivô, que conseguiu 12 pontos, 13 rebotes e mais três tocos, e Colina, ala da equipe, que obteve 10 pontos, seis rebotes, oito assistências e dois roubos de bola. Davy, pivô, também foi muito bem, conseguiu 13 pontos e seis rebotes.

As duas equipes já tinham os seus rumos definidos na competição e entraram na ultima rodada apenas para “cumprir tabela”. Os brasilienses, com a vitória, vão com moral para a próxima etapa, enquanto os paulistas infelizmente dão adeus a competição.

Pinheiros fecha primeira etapa com 10 vitórias

Logo em seguida, Rio Claro e Pinheiros se enfrentaram, com a equipe do interior paulista buscando confirmar a sua classificação para a próxima fase. O resultado, porém, foi melhor para o time da capital, que venceu por 103 a 49.

Logo na primeira etapa, a equipe do Pinheiros já demonstrou a sua dominância, principalmente pelo trabalho do coach David Pelosini, que fez a equipe rodar bem a bola e se desvencilhar da marcação adversária. Ao final do primeiro tempo, a equipe do Pinheiros vencia por 54 a 28.

Durante a segunda etapa, além de rodar bem no ataque, a equipe do Pinheiros defendeu bem as investidas rio-clarenses, sofrendo apenas 21 pontos durante os dois períodos decisivos.

“Viemos para a LDB como o grande favorito e é isso que estamos mostrando dentro da quadra. Muitos jogadores também tem compromisso com o adulto, mas a gente entrou na LDB pra ganhar, pra acabar com o jogo e mostrar que todo mundo tem talento. É uma grande vitrine, estamos com essa cabeça” comentou Tiago Faria, armador do Pinheiros.

Pinheiros fecha a primeira fase da LDB 2021 com 100% de aproveitamento (João Pires/LNB)

Mais uma vez, a boa rodagem dos jogadores do Pinheiros fez com que vários despontassem como candidatos a destaque da partida. Nessa oportunidade, Tiago Faria e João Capela, armadores do Pinheiros, protagonizaram além de boas pontuações (nove e 13 respectivamente), intensidade e volume de jogo vindo do banco. Maicon Douglas, pivô, foi outro que saiu do banco e conseguiu uma boa atuação, capitalizando 10 pontos e 10 rebotes.

Pelo lado do Rio Claro, João, ala/pivô, foi quem puxou a pontuação, marcando 10 pontos e alcançando quatro rebotes. O ala Arthur também contribuiu bastante e fechou o duelo com nove pontos, três rebotes e três roubos de bola.

As equipes vivem situações adversas na tabela do campeonato, pois enquanto o Pinheiros figura no topo do Grupo B com 100% de aproveitamento, o Rio Claro segue na busca por uma vaga. Com a derrota, os rio-clarenses caíram para a quinta colocação e agora dependem 100% de como o seus dois rivais(Flamengo e Minas) vão se sair no ultimo jogo para poder sonhar com a vaga.

Unifacisa reencontra o caminho das vitórias 

Depois de quatro jogos sem vencer, a equipe da Unifacisa voltou a triunfar na LDB 2021, dessa vez frente o Basquete Cearense, pelo placar de 71 a 51.

Unifacisa alcança a segunda vitória na competição (Bruno Lorenzo/LNB)

A Unifacisa começou bem o primeiro tempo de jogo, se impondo sobre a defesa adversária e aplicando uma boa pontuação logo no período inicial, o que possibilitou ir ao vestiário com uma vantagem de sete pontos sobre os adversários.

No segundo período, além do ataque seguir de maneira intensa e consistente, a Unifacisa evoluiu também na parte defensiva e sofreu apenas oito ponto no terceiro quarto, o que em conjunto a ótima atuação individual de seus jogadores, garantiu a vitória.

Gabriel, armador da equipe campinense, foi o grande destaque da partida, com 19 pontos, 15 rebotes e cinco assistências. Outros jogadores também chamaram a atenção, caso de Ivan Neto, ala/pivô, com 10 pontos, 11 rebotes e três roubos de bola, e Lucas, armador, com 13 pontos, três rebotes, sete assistências e quatro roubos de bola.

João Gabriel, armador, chamou a pontuação da equipe cearense com 17 pontos, além de captar mais sete rebotes. Botelho, ala/armador, foi mais um que se destacou com seus 19 pontos, quatro rebotes e duas assistências.

Praia Clube alcança 4ª vitória na competição

O Praia Clube alcançou sua quarta vitória na LDB 2021. A equipe enfrentou o bom time do Brasília, mostrou imponência nos dois lados da quadra e saiu de quadra vitorioso pelo placar de 95 a 62.

No primeiro quarto, a partida se desenhava para um duelo que seria equilibrado, com nenhuma das equipes deixando o adversário despontar no placar (21 a 20 para o Brasília). Mas no segundo período isso mudou. O Praia, com grande atuação do pivô Lucas Lopes, autor de 11 pontos no período (100% de aproveitamento), virou a partida e colocou o time de Uberlândia na frente do placar na ida para os vestiários (51 a 33).

O segundo tempo chegou e o Praia não desacelerou. A equipe se manteve na mesma pegada, computou pontos preciosos na quadra de ataque e defendeu bem seu garrafão e os chutes de longa distância – limitou o Brasília a apenas uma cesta de 3 pontos e três de 2 pontos no quarto (72 a 46). No último período, coube a equipe administrar a vantagem e comemorar o quarto triunfo na competição.

Essa foi a quarta vitória do Praia na competição (Bruno Lorenzo/LNB)

Lucas Lopes foi um dos grandes destaques do Praia, finalizando o duelo com um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes. Gabriel Collaço, com 26 pontos, cinco rebotes e 21 de eficiência, foi outro que ressaltou em relação aos demais, ficando com o posto de cestinha do duelo.

“Eu estava tentando ser o mais agressivo possível, tentando usar todas as armas do meu jogo, não só chutando bolas. O técnico também tem pedido para eu usar o meu chute mais como uma arma, não depender dele”, disse Gabriel Collaço.

Do lado do Brasília, Cadu (11 pontos e 13 rebotes), Suassuna (11 pontos e quatro rebotes) e Aguiar (20 pontos, três rebotes e três assistências) foram os grandes nomes da equipe no confronto.

O Praia volta à quadra neste sábado, às 15h15, no duelo contra a Unifacisa. Já o Brasília enfrente o Minas, também neste sábado, mas um pouco mais tarde, às 17h30. As partidas serão os últimos compromissos das equipes na competição, já que não garantiram vaga na próxima fase.

Minas vence Flamengo e garante vaga na fase final

O Minas está na fase final da LDB 2021. A vaga foi conquistado após muita luta e suor derramado na vitória dramática, com direito a prorrogação, sobre o Flamengo, pelo placar de 77 a 72.

A partida começou do jeito que o fã de basquete já esperava: com os atletas dando o máximo em quadra, resultando em um equilíbrio entre os dois times. Ainda no primeiro quarto quem saiu com a vantagem foi o Minas, que venceu a parcial por 15 a 11. Logo na sequência, o Flamengo deu o troco e ganhou o segundo período por 19 a 11, indo para o intervalo com uma vantagem de quatro pontos no placar (30 a 26).

Precisando da vitória, o Minas se mexeu e a estrela de Gui Santos entrou em cena. O jogador fez chover na Gávea e acertou quase tudo que tentou, saindo com 17 pontos (85% de aproveitamento) do período, mais da metade do que o time minastenista fez na parcial (30 a 9).

No início do quarto período, com uma vantagem de 17 pontos (56 a 39), muitos poderiam pensar que o jogo estava tranquilo para o Minas. Mas não foi isso que aconteceu. O Flamengo buscou o placar com muita raça e determinação, tirou a vantagem ponto a ponto, chegou a virar a partida, mas cedeu o empate já no fim, levando o jogo para a prorrogação (64 a 64).

Gui Santos foi o grande nome da vitória do Minas (Paula Reis/Flamengo)

No quinto quarto, com os dois times desgastados devido a intensidade da partida, ambos os times administraram mais suas ações ofensivas, focando principalmente na defesa. Quem se saiu melhor nesse ponto foi o Minas, que limitou o Flamengo a nove pontos na parcial, computou 13 e saiu com a vitória e a classificação garantida à fase final da LDB 2021.

O grande destaque da partida foi o ala minastenista Gui Santos. O jogador saiu de quadra com 34 pontos, nove rebotes, cinco assistências, três roubos de bola, um toco e 37 de eficiência. O pivô Augusto, com um duplo-duplo de 10 pontos, 12 rebotes, além de três assistências, quatro tocos e 16 de eficiência, foi outro que contribuiu ativamente para a vitória da equipe mineiro.

“Foi muita garra, muita determinação. Nós viemos para cá com a intenção de nos classificarmos em qualquer hipótese. Não importa quem fosse nosso adversário, iriamos entrar da melhor forma possível. Conseguimos colocar isso, entramos bem, conseguimos impor nosso ritmo, principalmente no 3º quarto. No último quarto demos uma vacilada, que foi onde eles encostaram, mas conseguimos reverter a situação e sair vitoriosos”, afirmou Gui Santos.

No Flamengo, mesmo com a derrota, pudemos acompanha uma grande atuação da dupla de pivôs do Flamengo: Ruan (12 pontos e 11 rebotes) e Rachel (13 pontos e 12 rebotes). Matheusinho, com 20 pontos, nove rebotes, cinco assistências e oito roubos de bola, também teve uma boa atuação.

O resultado desclassificou o Flamengo, que agora não tem mais chance de avançar. O rubro-negro ainda tem mais um compromisso neste sábado (04/09) frente o Basquete Cearense, às 19h45. Enquanto o Minas, agora classificado, enfrenta o Brasília, às 17h30.

Resultados do dia

Cerrado 79 x 71 Mogi

Pinheiros 103 x 49 Rio Claro

Unifacisa 71 x 51 Basquete Cearense

Praia Clube 95 x 62 Brasília

Flamengo 72 x 77 Minas

Próximos jogos (Grupo B):

Sábado (02/09):

Gávea (Rio de Janeiro-RJ)

15h15 – Praia Clube x Unifacisa

17h30 – Minas x Brasilia

19h45 – Basquete Cearense x Flamengo