#JOGAJUNTO

LDB

Os finalistas

01-10-2021 | 10:35
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano e Pinheiros reeditam final de 2018 e decidem o título da LDB 2021; partida é neste sábado (02/10), às 18h, ao vivo no Youtube do NBB

Final de campeonato é sempre um jogo divertido de assistir. Sendo um clássico então, aí tudo fica muito melhor. Esse é o cenário da decisão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021, que terá Paulistano e Pinheiros como protagonistas do duelo.

A partida acontece neste sábado (02/10), às 18h, no Ginásio Antônio Prado Jr., casa do Paulistano, com transmissão ao vivo no canal do NBB do Youtube.  Antigos rivais, o jogo promete (e deve) ser quente, colocando frente a frente dois times invictos na competição até aqui.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

A última vez em que as equipes se encontraram na Final da competição foi em 2018. Na ocasião, o Pinheiros levou a melhor na casa do CAP (81 a 61), conquistando o bicampeonato da LDB.

O Paulistano, por sua vez, chega com uma geração representada pela mescla de atletas com mais experiência na competição e alguns mais jovens. Sob o comando de Beto Jayme, chega com a gana de conquistar o bicampeonato da competição, que não aconteceu desde o primeiro título em 2017 – venceu o São José na final (83 a 73).

Pinheiros supera Minas e chega na terceira final de LDB seguida

Entre os dois, o Pinheiros foi o primeiro a confirmar uma vaga na Final. Isso graças a uma vitória contra a talentosa equipe do Minas Tênis Clube por 84 a 63, em uma partida caracterizada pela intensidade durante os 40 minutos, uma das marcas registradas da equipe do Jardim Europa.

Logo no começo do duelo, Minas e Pinheiros entraram ligados na partida, o que ocasionou   um primeiro quarto marcado por trocas de lideranças (19 a 17). Já no segundo quarto de jogo, a boa rotação da equipe pinheirense fez efeito sob o time mineiro, que se converteu em uma vantagem na ida para os vestiários de nove pontos (43 a 34).

A diferença imposta no primeiro tempo de jogo pelo Pinheiros foi ampliada durante o terceiro quarto, em que os paulistas fizeram ajustes no seu sistema defensivo e, com um aproveitamento de 56% na linha de três pontos, tomaram conta do jogo. No quarto decisivo, a partida já estava encaminhada e sob controle do time do Jardim Europa, que apenas controlou as diversas tentativas de reação do adversário.

Dikembe foi o principal nome da equipe na vitória sobre o Minas (João Pires/LNB)

Técnico do Pinheiros,David Pelosini frisou a importância de pensar no hoje, no presente, pregando cautela para a final.

“Eu sempre penso no momento presente. Em primeiro lugar, somos agraciados por fazer o que gostamos. Faz parte jogar bem ou jogar mal, estamos muito bem preparados pro jogo de amanhã e o jogo de hoje ficou aqui”, afirmou.

Os dois grandes destaques da equipe paulista foram os pivôs Paulo Scheuer, que anotou 13 pontos e dois rebotes, e Dikembe, que marcou 18 pontos e alcançou 13 rebotes, além dos diversos highlights ao longo do jogo. O ala Danilo Sena, ala, fez uma boa partida saindo do banco de reservas e conseguiu 13 pontos, quatro rebotes e três roubos de bola.

Pelo lado do Minas, o ala Gui Santos fez mais uma incrível partida com 17 pontos, 11 rebotes, três assistências e 15 de eficiência. O ala/pivô Duque, com 15 pontos, três bolas de três e dois tocos, foi mais um a fazer uma ótima partida.

Com a vitória, o Pinheiros, que não perde uma única partida dentro da LDB há mais de três anos, chega a sua terceira final seguida, podendo conquistar, mais uma vez, o título de maneira invicta. O confronto será contra o Paulistano, às 18h, ao vivo no canal do NBB no Youtube. Já o Minas, disputa neste sábado (02/09), às 15h45, o terceiro lugar na competição, ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch.

+ Pinheiros em busca do tetracampeonato 

Paulistano garante vaga na final e busca bicampeonato

Já no jogo seguinte, o Paulistano bateu o Sesi Franca Basquete em uma partida com tons dramáticos pelo placar de 73 a 65. Com o resultado, a equipe alvirrubra retorna a uma final de LDB após cair nas semifinais na edição passada – perdeu para o mesmo Sesi Franca.

O primeiro tempo foi de equilíbrio, com o Paulistano assumindo capitalizando bem as bolas no ataque e imprimindo, como de costume, um ritmo intenso na quadra de defesa. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Beto Jayme foi para o intervalo com sete pontos de frente (31 a 24).

Já na volta dos vestiários o cenário da partida mudou. O Franca reagiu, com grandes atuações do pivô Márcio (sete pontos e três rebotes na parcial) e do ala Reynan (nove pontos na parcial), e mudou a história da partida, ficando com uma vantagem de três pontos no placar (51 a 48).

No último e derradeiro período o jogo pegou fogo. Ambas equipes se alternaram na liderança do placar e a partida foi se afunilando e ficando com ‘cheiro’ de prorrogação. Nesse momento brilhou a estrela do pivô Vinícius Lúcio, que matou uma bola de 3 pontos ‘clutch’ e deixou um toco em cima do pivô Márcio, do Franca, faltando menos de 30 segundos para o fim, freando a reação do adversário em um momento crucial.

Paulistano volta a uma final de LDB após duas edições (João Pires/LNB)

Para Beto Jayme, treinador do Paulistano, voltar a uma final de LDB é um prazer imenso.

“É um prazer imenso, maravilhoso, estava fazendo muita falta, contava os dias até chegar esse momento, nessa manhã, e assim, respeito muito o Pinheiros, mas vamos vir fortes, buscar esse título e trazer pro Paulistano”, disse.

Pelo Paulistano, os destaques foram três: André Barbosa (17 pontos, 10 rebotes e 18 de eficiência), Anderson Barbosa (13 pontos, 10 rebotes e 11 de eficiência) e Jonatan (14 pontos, oito rebotes, quatro assistências e 17 de eficiência).

Já no Franca, o pivô Márcio foi o grande nome, com 21 pontos, seis pontos e 22 de eficiência.

O Paulistano enfrenta o Pinheiros neste sábado (02/10), às 18h, no Ginásio Antônio Prado Jr., com transmissão ao vivo no canal do NBB no Youtube. Já o Franca duelará com o Minas, às 15h45, com transmissão ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Tabela de Jogos: 

02/10 (Sábado)

11h15 – Disputa do 7º lugar – Corinthians x Rio Claro – ao vivo na Twitch do Café Belgrado

13h30 – Disputa do 5º lugar – Cerrado x São Paulo – ao vivo na Twitch do Café Belgrado

15h45 – Disputa de 3º e 4º lugar – Minas x Franca – ao vivo no Youtube do NBB

18h – Final – Pinheiros x Paulistano – ao vivo no Youtube do NBB