#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2021:O resumoDo 5º dia

27-08-2021 | 06:38
Por Liga Nacional de Basquete

Jogos decididos no fim e classificações encaminhadas: o resumo completo do penúltimo dia de jogos do Grupo A da LDB

Cinco partidas agitaram a sexta-feira (27/08) de Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Os jogos do Grupo A, pela 2ª Etapa da LDB, ocorrem em duas sedes: em São Paulo (SP), no Ginásio do Morumbi, e em Curitiba (PR), no Ginásio Dirceu Glaser. Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a fase final da LDB. 

Os destaques do dia ficaram por conta das classificações confirmadas de Paulistano e Franca, além das vitórias de São José, Maringá e União Corinthians. 

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

São José despacha Pato Basquete e volta a vencer na LDB

Dando início aos jogos do dia, São José Basketball e Pato Basquete se enfrentaram no Ginásio do Morumbi. Após um primeiro tempo equilibrado, o time joseense conseguiu se impor nos quartos seguintes sobre a equipe de Pato Branco e venceu o confronto por 98 a 65.

Com isso, o São José se recupera de uma sequência negativa de três derrotas na 2ª Etapa e volta a vencer na LDB 2021. Atualmente, a equipe joseense é a 5ª colocação do Grupo A, com campanha de seis vitórias em nove jogos, mantendo a chance de classificação para a fase final ainda viva – somente os quatro primeiros do grupo se classificam à fase final.

Pelo São José, os destaques ficaram por conta do pivô Fidelis, dono de 26 pontos e 25 de eficiência na partida. Além dele, o armador Gabriel, com 16 pontos, foi outro que contribuiu ativamente para o triunfo da equipe paulista. Agora, o time joseense visa o seu próximo e último compromisso na 2ª Etapa, o Corinthians. Em caso de vitória sobre o rival alvinegro, a equipe pode garantir a classificação à fase final – precisa ganhar, torcer para o São Paulo perder e passar a equipe do Morumbi no saldo de cestas, critério de desempate no caso de empate em números de vitórias

+ Tabela de classificação completa da LDB 2021

“Vamos para cima do Corinthians, pois brigaremos com eles pela última vaga. Hoje foi um jogo relativamente tranquilo pela questão do físico e experiência, que prevaleceu sobre a molecada que treina com a gente todo dia’’, comentou o cestinha da partida, Fidelis.

Já pela equipe do Pato, o armador Vitor (16 pontos e seis rebotes) e o ala Gabriel Silva com 16 pontos foram os melhores. O São José volta à quadra neste sábado (28/08) em contra o Corinthians, no Ginásio do Morumbi, às 9h. Os dois times brigarão pela vaga na fase final.  

Paulistano conquista grande vitória contra o Corinthians e segue 100%

Na sequência, a quadra do Morumbi presenciou o duelo entre Paulistano e Corinthians. De um lado, a única equipe invicta do Grupo A. Do outro, o alvinegro paulista embalado após uma grande vitória contra o rival São Paulo. Quem levou a melhor nesse duelo de times embalados foi o Paulistano, com uma expressiva vitória de 73 a 57

A tônica da partida baseou-se no ritmo forte que o Paulistano imprimiu desde o primeiro minuto de jogo. A coletividade e a rodagem do elenco, características fortes do líder do Grupo A, fizeram a diferença novamente para vitória do alvirrubro – o time soma nove vitórias em nove jogos na LDB.

O armador Beto Fagundes, que se recuperou de uma lesão nas costas e estreou na 2ª Etapa nesta sexta-feira, foi o destaque da partida, com 19 pontos e cinco bolas de três convertidas. O pivô Ítalo Honorato também fez bom jogo e saiu de quadra com 10 pontos e cinco rebotes. 

“Fico alegre de poder estar de volta e ajudar o time da melhor forma possível. O time já vem numa intensidade muito forte e eu só vim para agregar. Entrei confiante, vi que a primeira bola de três caiu e continuei”, avaliou Beto, do Paulistano. 

Já no Corinthians, o pivô Ale Ludwig anotou 15 pontos e sete rebotes e foi uma das peças importantes do Timão na segunda derrota da equipe na competição. O alvinegro paulista agora tem pela frente um confronto direto contra o São José na briga pela classificação para a fase final, neste sábado, às 9h, no Ginásio do Morumbi. 

Maringá bate Caxias e encerra 2ª Etapa com vitória

Em Curitiba, ADRM/Maringá e Caxias do Sul Basquete fizeram grande partida, decidida apenas no final, no Ginásio Dirceu Glaser. Os dois times batalharam até o fim pela vitória, mas, no estouro do relógio no último quarto, o triunfo ficou com a equipe de Maringá pelo placar de 78 a 76

A partida foi pautada por muito equilíbrio e emoção até o fim. Faltando pouco para acabar a partida, o Maringá contou com a frieza do ala/armador Paulino nos lances livres (3/3 acertos nos últimos segundos de partida) para garantir a vitória. Destaque do duelo, o atleta finalizou o jogo com 19 pontos, nove rebotes, seis assistências e 23 de eficiência. Com o resultado, a equipe encerra sua participação na LDB 2021  NA 8ª colocação, com três vitórias em dez jogos (30% de aproveitamento).

Além de Paulino, o pivô Matheus, do Maringá, também contribuiu positivamente no triunfo da equipe do Paraná com um duplo-duplo: 19 pontos e 13 rebotes. 

Já pelo Caxias do Sul, que disputou muito durante a partida, os melhores foram o armador Elias (20 pontos), o ala Shaw (19 pontos e 23 de eficiência) e o ala/pivô Zion, que anotou 16 pontos e sete rebotes. A equipe de Caxias somou apenas uma vitória na LDB e finalizou a competição na 10ª colocação.

Sesi Franca supera São Paulo e garante vaga na fase final

O grande jogo do dia foi o embate entre São Paulo e Sesi Franca, no Ginásio do Morumbi. O tricolor buscava a recuperação depois da amarga derrota no clássico contra o Corinthians, enquanto os francanos visavam a classificação antecipada para a fase final da LDB. Após um duelo quente, o Franca venceu a partida já nos segundos fianis pelo placar de 63 a 61

A fase inicial da partida foi totalmente dos francanos, que fizeram grande primeiro tempo e foram para o intervalo vencendo por 18 pontos de vantagem. Nesse ponto, a vitória do Franca parecia encaminhada, porém o São Paulo não desistiu e aumentou o ritmo ofensivo e defensivo no terceiro período, encurtando a distância no placar. 

A parte final e decisiva do duelo foi recheada de emoções, pois a vantagem dos francanos já não existia mais e o São Paulo estava em franca ascensão no placar. A última posse do jogo foi da equipe tricolor, que perdiam por dois pontos de vantagem e tinham sete segundos para definir a jogada. O armador e cestinha da partida Eugeniusz (20 pontos e sete rebotes) bateu para dentro e tentou a bandeja, porém não conseguiu converter os pontos, dando a vitória e encaminhando a classificação do Sesi Franca. 

Os grandes nomes do triunfo francano foram o ala/pivô Márcio, com 19 pontos, 14 rebotes e 25 de eficiência, e o ala/armador Reynan, que anotou 16 pontos, oito rebotes e quatro roubos de bola. 

“Viemos para a LDB com a cabeça de ir para as finais. Quando vejo os meninos mais novos para baixo, sempre coloco energia neles, cobro eles, faço tudo que dá para colocá-los para cima e dar confiança para jogarem bem. Por enquanto, está dando certo”, dissertou Márcio, destaque e líder do time de Franca na LDB.

As duas equipes encerram suas respectivas participações na fase de grupos da LDB neste sábado, no Ginásio do Morumbi. O São Paulo, buscando garantir vaga na fase final, enfrenta o Paulistano, às 11h15. Já o Sesi Franca faz seu último jogo contra o Pato Basquete, às 13h30. 

União Corinthians joga bem e encerra LDB com vitória 

No último jogo do dia e também da sede de Curitiba-PR, no Ginásio Dirceu Glaser, StockMed/União Corinthians e Coritiba Monsters/Sociedade Thalia finalizaram suas participações na LDB 2021. O placar final da partida foi 74 a 55 para a equipe o Unico. 

Dominante do início ao fim, a equipe de Santa Cruz do Sul demonstrou superioridade e venceu todos os quartos da partida, fechando positivamente seu ciclo na LDB. Com isso, o União Corinthians encerrou a LDB 2021 com quatro vitórias em dez jogos, ocupando a 7ª colocação do Grupo A.

Pelo Unico, o pivô Malachias foi o grande destaque ao anotar um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes. O ala/pivô Salatiel também foi bem (11 pontos e oito rebotes) e contribuiu ativamente para o triunfo dos gaúchos. Já pelo Coritiba, que encerrou o Grupo A na 9ª colocação com duas vitórias em dez jogos, o destaque foi o pivô Yohan, com 14 pontos e sete rebotes. 

Resultados do dia: 

Pato Basquete 65 x 98 São José Basketball

Paulistano 73 x 57 Corinthians

Caxias do Sul Basquete x Maringá

São Paulo 61 x 63 Sesi Franca

Coritiba Monsters 55 x 74 União Corinthians

Próximos jogos (Ginásio do Morumbi):

9h – São José  x Corinthians 

11h15 – São Paulo x Paulistano

13h30 – Sesi Franca x Pato Basquete