#JOGAJUNTO

LDB

Resumão do dia:Grupo B

31-07-2021 | 09:56
Por Liga Nacional de Basquete

Com pontuação histórica e três jogos decididos nos últimos minutos de jogo, o último dia de jogos da primeira etapa do grupo B da LDB 2021 acabou com chave de ouro

Neste sábado (31/07), aconteceu a última rodada da primeira etapa do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Cinco jogos fecharam a etapa que aconteceu no Ginásio Henrique Villaboim, casa do EC Pinheiros. 

Entre os destaques estão o jogo entre Cerrado e Praia Clube, decidido nos últimos minutos de jogo, a primeira vitória da Unifacisa na competição, e o triunfo do Flamengo, com direito a toco game winner nos segundos finais. 

Por último, claro, fica a atuação do Pinheiros, que, além de encerrar a primeira etapa com 100% de aproveitamento, conseguiu a maior pontuação em uma partida da história da LDB. 

Em jogo decidido nos últimos minutos, Cerrado vence o Praia Clube

Para começar a última rodada da primeira etapa da LDB 2021 com chave de ouro, Cerrado e Praia Clube/Gabarito travaram um grande embate e disputaram bola a bola do começo até o fim do jogo. Com uma atuação mais consistente no último quarto, o Cerrado saiu vitorioso, com o resultado de 77 a 73

O Cerrado entrou no último quarto vencendo por 58 a 55 e durante o período decisivo conseguiu ajustar sua defesa e captar bons pontos no ataque, saindo vitorioso no confronto. John e João Marcos, alas da equipe brasiliense, chamaram a pontuação, tendo feito 13 e 19 respectivamente. Robsinho, com 15 pontos, seis rebotes e seis assistências, fez mais uma boa atuação na LDB 2021.

“Ajustamos bastante a defesa, conseguimos matar bastante bolas no jogo. Os passes também foram muito bons, acredito que esse tenha sido o detalhe” disse João Marcos, ala do Cerrado. “Vamos treinar bastante para conseguir bons jogos e a classificação, vamos com tudo para a segunda etapa” completou João. 

Já pelo lado do Praia, o time sentiu dificuldades de converter algumas bolas, perdendo o jogo realmente no detalhe. Emiliano, armador do clube mineiro, conseguiu mais uma boa atuação na LDB, chegando a 24 pontos, quatro rebotes e três assistências. Gabriel Collaço, ala da equipe, também apoiou muito no ataque, chegando a 21 pontos, quatro rebotes e três assistências.  

“Faltou executar o que o técnico pediu, na defesa também vacilamos algumas vezes” disse Collaço, ala da equipe. “A expectativa para a sequência do campeonato é de se classificar, não viemos aqui só pra jogar, queremos a próxima fase” completou o ala.

+ Assista o jogo na íntegra

Sem sustos, Minas reencontra a vitória na competição

O Minas venceu o bom time do Rio Claro no segundo jogo do dia, desta vez pelo placar de 83 a 61, chegando a seu seu segundo triunfo na competição. O jogo foi controlado desde o início e não deu muitas chances de reação para a equipe de Rio Claro. 

A equipe mineira abriu uma boa vantagem logo no início da partida e conseguiu manter uma vantagem de pelo menos 20 pontos ao longo de todo jogo. Entre os diversos destaques, Aieser, ala minastenista, com seus 21 pontos e 14 rebotes, foi quem mais surpreendeu. O pivô Augusto, que vem fazendo uma boa LDB, conseguiu 14 pontos e seis rebotes. 

“Entramos com um propósito de defender melhor e conseguir contra-ataques. Fizemos por merecer e conseguimos a vitória” disse o pivô. “Vamos para a segunda etapa mais reforçados, mais fortes, três derrotas não era o que nós queríamos. Vamos estar mais preparados na segunda fase” completou o pivô. 

Mesmo com todos os jogadores do Rio Claro conseguindo pontuar, o aproveitamento da equipe foi muito abaixo do usual, sendo 18% na bola de três. Gustavo, armador da equipe, liderou com 15 pontos, e Fernando, ala, vem logo em seguida com 12 pontos. 

“Tivemos um volume bem alto, mas faltou as nossas bolas caírem. Levamos de aprendizado. Nosso primeiro tempo foi bem ruim, correr atrás do prejuízo é complicado” comentou José Vitor, armador rioclarense. “Poucas pessoas esperavam da gente, conseguimos resultados positivos e surpreender alguns deles. A expectativa para a próxima etapa é conseguir o máximo de vitórias possíveis para nos classificarmos e ficarmos entre os oito primeiros” completou Zé.

Mesmo com a derrota o Rio Claro segue no topo da tabela, contando com quatro vitórias e agora duas derrotas. O Minas, por outro lado, consegue um desafogo, afinal se encontra na parte de baixo da tabela, com duas vitórias em cinco jogos, e agora sonha com a classificação para a próxima fase. 

+ Assista o jogo na íntegra

Bauru faz jogo duro, mas Unifacisa leva a melhor e vence a 1° na LDB 2021

O time da Unifacisa se superou e conseguiu vencer o Zopone/Bauru com direito a 33 pontos no quarto decisivo. Defesa consistente e boa eficiência no ataque foram as chaves para a equipe campinense que desencantou na competição e conseguiu a primeira vitória, pelo placar de 81 a 69.

As equipes entraram no último quarto empatando em 48 a 48 e com ambas os times brigando muito. No quarto período foram 33 pontos da equipe campinense que, além de tudo, contou com uma atuação muito boa do armador Lucas Monteiro, que fez 28 pontos, sendo 11 deles nos momentos decisivos. 

“O sentimento que eu sinto é gratidão. Somos um time jovem, fizemos jogos duros, mas não conseguimos fechar, fico feliz que deu tudo certo agora’’ comentou o jovem armador. “A vitória anima. Vamos para o Rio com tudo e vamos tentar ganhar todos os jogos lá!” finalizou o Lucas.

As bolas de três, que costumam ser o ponto forte dos bauruenses, não caíram na partida de hoje, foram apenas 20% de aproveitamento. O destaque individual da equipe foi o armador Samuel, que mais uma vez puxou a pontuação da equipe, entregando 24 pontos, além de sete rebotes e seis assistências. 

“O time da Unifacisa está de parabéns, fizeram um ótimo trabalho defensivo. Em relação a gente, fizemos totalmente o contrário do jogo de ontem, não marcamos como deveríamos, não dá pra ganhar um jogo levando 33 pontos no último quarto” disse Samuel, armador da equipe. “Vamos voltar para Bauru, treinar, ajustar o que erramos e voltar com tudo na segunda etapa” finalizou o Samuel. 

Com a vitória, a equipe paraibana conquistou seu primeiro triunfo na competição e agora precisa de uma campanha perfeita na segunda etapa para conseguir se classificar. O Bauru, apesar da derrota, segue em uma posição confortável na tabela, com quatro resultados positivos em seus seis jogos. 

+ Assista o jogo na íntegra

No último segundo o Flamengo derrota o Mogi

Seguindo a sina da última rodada da primeira etapa, Flamengo e Mogi travaram uma disputa intensa na tarde de hoje. Em um jogo decidido no último segundo, o Flamengo se deu melhor e saiu com o placar favorável de 62 a 60.

O jogo foi acirrado desde o começo, com as duas equipes se entregando e marcando muito, mas nos últimos minutos de jogo o Flamengo conseguiu se dar melhor. Ruan, pivô flamenguista, após errar o lance livre faltando 6 segundos para acabar o jogo, conseguiu se recuperar, saiu da quadra de defesa e chegou a tempo de dar o toco em cima do Colina, amador mogiano, que vinha com a bandeja da vitória. 

“Errei o lance livre, mas consegui me redimir na defesa com o toco. Fiquei com medo de tomar, as pernas já estavam cansadas, mas o pior seria a prorrogação” comentou Ruan pivô que terminou com 14 pontos e 12 rebotes

Rafael Rachel, ala-pivô, com 16 pontos e incríveis 24 rebotes foi o destaque flamenguista na partida junto de Magno, ala-armador, que conseguiu 17 pontos, cinco bolas de três e mais sete rebotes. 

Já o Mogi, apesar de defender bem no quarto período, também sofreu com a marcação rubro-negra. Felipe, pivô da equipe, conseguiu 20 pontos e nove rebotes, sendo o destaque da equipe junto do ala Renan, que conseguiu 14 pontos e nove rebotes. 

“Faltou saber fechar o jogo. Eles pegaram muitos rebotes, conseguiram apertar bem na defesa, assim como deveríamos ter feito.” comentou Henrique, ala mogiano, que terminou com 5 pontos e 5 rebotes. 

Com a vitória, o Flamengo conseguiu um respiro na competição, e agora vai pra segunda fase com uma maior chance de classificação. O Mogi vive uma situação parecida com a do Flamengo, pois agora iguala o número de vitórias e derrotas, sendo três de cada uma. 

+ Assista o jogo na íntegra

Pinheiros derrota o Basquete Cearense e conquista marca histórica 

O Pinheiros venceu mais uma na competição, desta vez contra o Basquete Cearense, com o placar final ficando em 131 a 49, a maior pontuação da história da Liga de Desenvolvimento em uma partida. 

“Mais importante do que o recorde, é a consistência do time, estamos mantendo uma média de mais de 100 pontos por jogo. A defesa é a característica do meu trabalho, mas a parte ofensiva vem chamando muito a atenção, a pontuação vem em conjunto” comentou David Pelosini. 

O destaque da partida, sem dúvidas, foi o armador João Capela, que conseguiu 35 pontos no jogo, a maior pontuação da LDB até aqui, sendo o protagonista da atuação histórica da equipe.

“Fico muito feliz com esse recorde, o David me cobra muito, pede para ser agressivo, chamar o jogo, então estou muito feliz com o que está acontecendo” disse Capela, armador pinheirense. “Acredito muito nesse time, esse vai ser o primeiro recorde, com o time completo eu sei que podemos fazer ainda mais” completou o ala. 

O Basquete Cearense até conseguiu capitalizar no ataque, criava boas jogadas, mas sofria muito defensivamente, foram 63 pontos somente no primeiro tempo de jogo, 68 no segundo quarto. Neto, armador da equipe, foi o cestinha dos cearenses, com 10 pontos. 

“A LDB tem apresentando um nível muito alto, todos têm apresentado um nível muito legal. Agora, a pandemia castigou muito a gente, esses meninos quase não treinaram, não conseguimos colocar eles pra treinar, não tínhamos quadra, acaba que o reflexo é esse” disse Dannyel Russo, treinador do Basquete Cearense. “Estou muito orgulhoso dos meninos, esse é o DNA do Basquete Cearense, é essa garra, essa vontade, mesmo com as adversidades” finalizou o Dannyel.

O Pinheiros fechou sua primeira etapa na LDB 2021 com 100% de aproveitamento, passando dos 100 pontos em todos os jogos que fez e sem sofrer sustos em nenhuma partida, além de conseguir agora uma marca histórica. O Basquete Cearense, por outro lado, após a vitória da Unifacisa no começo do dia, se tornou a única equipe do grupo B da competição a não vencer nenhum jogo. 

+ Assista o jogo na íntegra

Resultados do dia:

Cerrado 77 x 73 Praia Clube

Minas 83 x 61 Rio Claro 

Unifacisa 81 x 69 Bauru 

Flamengo 62 x 60 Mogi

Basquete Cearense 49 x 131 Pinheiros

Próxima etapa:

Os jogos da próxima etapa começarão a partir do dia 23 de agosto para o grupo A, enquanto o grupo B começa seus jogos no dia 30 do mesmo mês. Seguem os jogos e horários da primeira rodada da segunda etapa:  

– 11h30 – Rio Claro x Cerrado Basquete

– 14h00 – Bauru Basket x Mogi Basquete

– 15:15 – Unifacisa x Minas Tênis Clube

– 17h30 – Basquete Cearense x Praia Clube 

– 19h45 – Flamengo x Brasília