#JOGAJUNTO

LDB

VEM AÍ: LDB 2022

30-06-2022 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em parceria com o CBC, Campeonato Brasileiro Interclubes - LDB vai para sua 11ª edição e terá início no dia 18 de julho, em Santa Cruz do Sul-RS; confira as equipes, tabela e sistema de disputa da competição

É tempo de Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022. Depois do sucesso da última edição, que havia retornado após um ano de intervalo sem jogos devido à pandemia, a maior competição de base do basquete brasileiro, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chegará à 11ª edição na atual temporada, com limite de idade Sub-22 (nascidos a partir de 2000).

+ Botafogo e Vasco protagonizarão abertura da LDB 2022 em duelo inédito

Com 23 equipes participantes, a LDB 2022 será representada por 8 territórios nacionais diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal). Na disputa, estarão os 17 clubes que disputaram a edição 2021/2022 do NBB e mais os times do São José Basketball (SP), Assercam/Campo Mourão (PR),  Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Praia Clube (MG) e as duas novidades em relação aos anos anteriores: Botafogo e Vasco/Tijuca, do Rio de Janeiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Sistema de disputa

A fase de classificação da LDB 2022 dividirá os 23 times em dois grupos (A e B). Os clubes se enfrentarão dentro de seus grupos, todos contra todos, uma vez, com confrontos divididos em duas etapas. 

A fase classificatória será disputada em dois momentos. A primeira será realizada entre os dias 18 e 30 de julho, em quatro sedes diferentes – o grupo A terá partidas em Uberlândia (MG), no Ginásio Walterclides Borges de Sá (G3) e  Mogi das Cruzes (SP), no Ginásio Prof. Hugo Ramos. Já os jogos do grupo B ocorrerão em Santa Cruz do Sul (RS), no Ginásio Poliesportivo Arnão e em São Paulo (SP), no Ginásio Wlamir Marques. 

Em seguida, os times realizarão os confrontos restantes com as equipes de sua chave na segunda etapa, ainda na fase classificatória. Os jogos vão acontecer em duas sedes localizadas em São Paulo (SP): no Ginásio Antônio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 21 e 27 de agosto e também no Ginásio Henrique Villaboim (Pinheiros), entre os dias 24 e 30 de agosto.  Ao final da fase regular, os quatro melhores de cada grupo avançam à fase final. 

A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Henrique Villaboim (Pinheiros), entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 

As equipes classificadas em 3º e 4º lugares dos grupos C e D disputarão do 5º ao 8º lugar da LDB 2022:

3º C x 4º D (Jogo 1)
3º D x 4º C (Jogo 2)

Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2 (disputa de 7º e 8º)
Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 (disputa de 5º e 6º)

Já as equipes classificadas em 1º e 2º lugares dos grupos C e D disputarão do 1º ao 4º lugar da LDB 2022:

1º C x 2º D (Semifinal 1)
1º D x 2º C (Semifinal 2)

Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2 (disputa de 3º e 4º)
Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2 (disputa de 1º e 2º)

Clubes participantes

Grupo A:

Canpo Mourão/Assercam/Fecam (PR)
BRB/Brasília (DF)
Flamengo (RJ)
Minas Tênis Clube (MG)
Praia Clube/Gabarito (MG)
Unifacisa (PB)
Mogi Basquete (SP)
Pinheiros (SP)
Pato Basquete (PR)
São José Basketball (SP)
São Paulo (SP)

Grupo B:

Bauru Basket (SP)
Basquete Cearense (CE)
Paulistano/Corpe (SP)
Rio Claro Basquete (SP)
Sesi Franca Basquete (SP)
Corinthians (SP)
Cerrado Assel (DF)
Botafogo (RJ)
Caxias do Sul Basquete/Recreio (RS)
Vasco/Tijuca (RJ)
Coritiba Monsters (PR)
União Corinthians (RS)

+ Confira a tabela de jogos completa da LDB 2022

Histórico da LDB

Criada em 2011, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ajudou a projetar diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já disputaram alguma edição da competição. 

Na última temporada do NBB, por exemplo, três dos quatros candidatos para o prêmio de King of the Season, inclusive o vencedor do troféu, já atuaram na LDB – Bruno Caboclo, Georginho e Lucas Mariano. Além do MVP das Finais, Lucas Dias, que também já disputou o campeonato de base.

A LDB ainda projetou atletas que brilharam na NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo, que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (Portland Trail Blazers), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete. Na última semana, Gui Santos, que disputou a LDB 2021 pelo Minas Tênis Clube, foi draftado pelo Golden State Warriors e se tornou o 16ª brasileiro selecionado no ”vestibular” da NBA. Ele terá a oportunidade de jogar a Summer League em busca de um contrato definitivo com alguma equipe da maior liga de basquete do planeta.

+ Celeiro de craques: draft de Gui Santos mostra que parceira com CBC vem rendendo bons frutos

Outros nomes importantes com passagens pela LDB são os de Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Ricardo Fischer, Yago Mateus (Flamengo), Gui Deodato (123 Minas), Cauê Borges (Corinthians) e Alexey Borges (123 Minas) e o pentacampeão do NBB Gegê Chaia, todos com passagens pela Seleção Brasileira, entre tantos outros que se destacam no Nosso Basquete.

Os campeões e MVP’s

2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

2019 – Pinheiros
MVP – Dikembe (Paulistano)

2021 – Pinheiros
MVP – Dikembe (Pinheiros)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.