#JOGAJUNTO

LDB

LDB emfamília

12-09-2018 | 12:10
Por Douglas Carraretto

Irmãos Aquiles e Ícaro se enfrentam pela primeira vez na vida, revelam rivalidade antiga e não evitam brincadeiras: “matei ele na defesa”

A primeira partida desta terça-feira (11/09) do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete foi para lá de especial. Nem tanto por se tratar de um “duelo alviverde” entre Palmeiras e Corinthians – este, no caso, é o Cigha/União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS) –, mas sim por um encontro um tanto quanto familiar dentro de quadra.

Aquiles (União Corinthians) e Ícaro (Palmeiras): irmãos de sangue se enfrentaram pela primeira vez na vida (João Pires/LNB)

De um lado estava Aquiles Novo Ferreira, de 20 anos, ala e destaque do time gaúcho. Do outro, Ícaro Novo Ferreira, de 18 anos, jovem ala/pivô do clube de Palestra Itália. Irmãos de sangue frente a frente pela primeira vez na vida em uma partida oficial de basquete.

Na partida, os dois se marcaram em diversos momentos e, mesmo sem querer, proporcionaram um belo duelo particular. Uma pena que a família toda não pôde assistir de perto. No final, quem levou a melhor foi o Palmeiras, do caçula Ícaro, pelo largo placar de 105 a 51.

+Estatísticas, fotos e a matéria completa de Palmeiras x União Corinthians

“Nos marcamos em vários momentos e foi muito legal. Tivemos uma disputa muito forte, mas ao mesmo tempo saudável. Sempre quisemos esse momento, mas pela diferença de idade nunca conseguimos. Agora, com essa etapa da LDB que viemos juntos, finalmente conseguimos e foi uma experiência muito boa”, declarou o caçula Ícaro, do Palmeiras.

Já no desempenho individual, o confronto dos irmãos foi melhor para o mais velho: Aquiles fez 15 pontos, enquanto o mais novo Ícaro anotou seis pontos e cinco rebotes em pouco mais de dez minutos. E a rivalidade, ficou como?

“A rivalidade em casa sempre existiu, mas nunca me imaginei jogando contra ele, por conta da idade. São dois anos de diferença e na categoria de base isso não encaixa. É a realização de um sonho para mim. Ele me marcou em alguns momentos e infelizmente não consegui acertar nenhuma bola na cara dele, que era o que eu queria (risos). Mas ele jogou bem, fico feliz de vê-lo assim, evoluindo, pois sempre servi de espelho e me esforcei para ser exemplo para ele”, disse Aquiles, do União Corinthians.

Como ganhou a partida e não sofreu nenhuma cesta no mano a mano com o irmão mais velho, Ícaro garantiu que vai tirar onda. “Com certeza vou zoar ele muito. Matei ele na defesa (risos)”, brincou o atleta do Palmeiras.

Inspiração de criança

Não há como negar que, na maioria das vezes, os irmãos mais velhos inspiram e servem de espelho para os caçulas. Na família Novo Ferreira não é diferente.

 

View this post on Instagram

 

Uma honra servir de exemplo pra quem você ama! 👊🏼✊🏼❤✔ Te amo

A post shared by Aquiles Novo (@aquiles_novo) on

Nascidos em São Paulo (SP), os dois tiveram o basquete implantado no dia-a-dia em 2007, quando o mais velho, Aquiles, então com nove anos de idade, começou a jogar no Clube Espéria, na capital paulista.

Cinco anos depois, foi a vez de Ícaro se aventurar com a bola laranja nas mãos, também no Clube Espéria, no ano de 2012, quando tinha 12 anos. A partir daí, a família já estava 100% imersa no basquete.

“O Aquiles começou a jogar com nove anos. Eu tinha sete, e como não tinha nada para fazer nos finais de semana, sempre ia assistir os jogos dele. Ele era um dos destaques do time dele, então sempre me inspirei nele. Foi aí que, com 12 anos, decidi começar a jogar também”, contou Ícaro.

Em 2013, Aquiles se transferiu para o EC Pinheiros, clube em que Ícaro também foi jogar no ano seguinte. Já no início de 2018, os dois se “separaram” e passaram a seguir caminhos diferentes: o mais velho deixou o Pinheiros para atuar no SC Corinthians (SP) na Liga Ouro 2018, enquanto que, ao mesmo tempo, Ícaro foi defender o Palmeiras no Sub-19.

Agora, os caminhos dos irmãos Novo Ferreira se cruzaram novamente, mas desta vez em lados opostos. É… os dois estiveram frente a frente em uma partida de LDB entre Palmeiras e (União) Corinthians. Que coincidência boa, não?

“Estava esperando por esse momento desde os meus 12 anos. Foi uma experiência única, muito boa mesmo, ainda mais saindo com uma boa vitória”, disse Ícaro.

Irmão chato?

Durante a entrevista, o sereno e “gente boa” Aquiles revelou um lado de “irmão chato” com Ícaro quando ele estava começando a jogar. Sabe aquele que cobra e enche o saco quando você erra? Pois é. Porém, ele não negou que, hoje em dia, tem um orgulho danado do caçula.

“Quando éramos mais novos eu pegava muito no pé dele (Ícaro). Ficava muito, mas muito irritado porque ele não ia tão bem. Mas aí ele foi evoluindo e me dando cada vez mais orgulho. Hoje tenho um orgulho enorme dele. Ele tem uma estatura física muito boa e está evoluindo cada vez mais, por isso estou muito feliz por ele”, contou o atleta do União Corinthians.

Ok, esse lado de cobrar e pegar no pé é normal entre irmãos. Quem tem, sabe como é. Mas para Ícaro, todas as broncas e conselhos não muito delicados vindos de Aquiles valeram muito a pena.

“Ele (Aquiles) sempre foi um espelho para mim em tudo, seja no basquete, na vida, na educação, tudo. Ele sempre me deu muitas dicas sobre o que fazer para melhorar. Agora, mesmo longe, ainda continuamos nos falando e ele segue me dando muitas dicas”, relevou Ícaro.

Essa é só mais uma das várias histórias que a LDB proporciona. Se a missão do desenvolvimento for cumprida nos garotos, quem sabe o duelo entre os irmãos Aquiles e Ícaro não se repete no NBB CAIXA? Já estamos aguardando…

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).