#JOGAJUNTO

LDB

LDB está lançada

20-12-2012 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Em cerimônia realizada em Brasília, LNB e Ministério do Esporte oficializam a parceria de dois anos da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou o projeto da LDB (Francisco Medeiros/Divulgação)

Em cerimônia realizada na Uniceub, em Brasília (DF), Liga Nacional de Basquete (LNB) e Ministério do Esporte oficializaram, nesta quinta-feira, a parceria de dois anos para a realização da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A competição nacional de clubes sub-22 já terá início este ano, com sua primeira fase sendo realizada entre os dias 26 e 30 de dezembro, em duas sedes: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Participaram da cerimônia de lançamento, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, o diretor da Uniceub, João Herculino Filho, o técnico da equipe sub-22 do Uniceub/BRB/Brasília, Ronaldo Pacheco, e o ala/pivô também da equipe brasiliense, Ronald.

Em seu discurso, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre a importância da competição para o desenvolvimento do basquete no Brasil.

“Nós valorizamos muito esse convênio entre o Ministério do Esporte e a Liga Nacional de Basquete, por integrar o esforço do Governo Federal em construir uma herança duradoura e benéfica ao país”, disse Rebelo. “Gostaria de parabenizar a Liga Nacional de Basquete, que é um instrumento de valorização, estímulo e organização de toda a modalidade basquete”, completou.

Presidente da LNB agradeceu o apoio do Ministério do Esporte (Francisco Medeiros/Divulgação)

O presidente da LNB, Kouros Monadjemi, agradeceu o apoio incondicional do Ministério do Esporte na realização da competição, que é fundamental para o futuro da modalidade no país.

“Posso dizer que, atualmente, o que é mais importante para o basquete brasileiro é a Liga de Desenvolvimento de Basquete. É dela que temos a continuidade do trabalho dos clubes na formação de atletas, da lapidação e a futura criação de novos ídolos”, afirmou Monadjemi. “Graças à sensibilidade e à visão do Ministério do Esporte, que nos apoiou financeiramente nesse projeto, tenho a certeza de que vamos criar esse elo de continuidade no basquete brasileiro. Garanto ao senhor, ministro, que o retorno desse trabalho será o mais rápido possível”, completou.

Representando todos os 280 atletas dos 19 clubes que participarão da segunda edição da LDB, o ala/pivô do Brasília, Ronald, disse que a competição é uma grande oportunidade aos jovens jogadores de se desenvolverem atuando em altíssimo nível.

“A primeira edição da LDB me surpreendeu muito, pois não esperava que a competição seria tão forte e organizada. Acredito que este ano teremos ainda mais competitividade e espero que todos possam aproveitar ao máximo essa chance”, comentou o jogador, que é uma das grandes revelações do basquete brasileiro.

Atletas do Brasília estiveram presentes no evento de lançamento da LDB (Francisco Medeiros/Divulgação)

LDB 2012

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chega à sua segunda edição no ano de 2012. Liga Nacional de Basquete (LNB) e Ministério do Esporte fecharam uma parceria para os próximos dois anos com o objetivo de dar mais oportunidade de desenvolvimento para jovens atletas, que atravessam um período de transição entre as categorias de base e o adulto.

Contemplando jogadores com idade de até 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete visa a formação de atletas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e também para abastecer as equipes profissionais que disputam o NBB (Novo Basquete Brasil), competição masculina adulta de basquete. Um campeonato nacional forte e de bom nível técnico é importante para o desenvolvimento, não só dos atletas, como também de técnicos e árbitros envolvidos.

A maioria das equipes que disputam a temporada 2012/2013 do NBB estão representadas na Liga de Desenvolvimento de Basquete. Serão 16 clubes do NBB, mais três equipes convidadas, de diferentes estados brasileiros: Paschoalotto/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Cia do Terno/Romaço/Joinville, Liga Sorocabana, Winner/Kabum/Limeira, Icatu/Minas, Palmeiras, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY, São José/Unimed, Cesumar/Suzano/Campestre, Tijuca/Rio de Janeiro, Vila Velha/Garoto/UVV, Vitória Basquete/Cecre, São Luís Basquete (MA), Associação Londrinense de Esportes (PR) e Faculdade 2 de Julho (BA).

A primeira etapa da LDB 2012 será disputada entre os dias 26 e 30 de dezembro em duas sedes, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Os times serão divididos em quatro grupos, em que os dois mais bem classificados passam para a próxima fase.

Os oito classificados jogarão os quadrangulares semifinais nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro. Os dois melhores de cada grupo avançarão para a final da competição, que será disputada nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, na sede do Jogo das Estrelas do NBB.