#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro passo

07-06-2025 | 10:02
Por Marcius Azevedo

Léo Costa elogia comportamento defensivo, valoriza vitória do KTO Minas sobre o Sesi Franca fora de casa, mas sabe que ainda necessita de mais dois triunfos para conquistar o título

O semblante do técnico Léo Costa, ainda na quadra do ginásio do Pedrocão, era de satisfação pela importante vitória do KTO Minas sobre o Sesi Franca no primeiro jogo da final do NBB CAIXA 2024/25, neste sábado (07/06), mas também com o entendimento de que foi apenas o passo inicial em uma série melhor de cinco que definirá o campeão.

“Começar um playoff final fora de casa com uma vitória é sempre muito importante, mas temos consciência plena de que não conquistamos nada, foi o primeiro passo. Temos um time suficientemente experiente para saber que Franca vai com toda a força lá agora e nós temos de defender a nossa casa. Com certeza, o ginásio vai estar cheio, vai ter o apoio da nossa torcida e faltam duas ainda. Não é hora de comemorar nada”, afirmou Léo Costa.

Léo Costa, ao fundo, observa Hollowell finalizar o ataque. Foto: Yuri Reuters/LNB

Após abrir 1 a 0 na série, o treinador tem até quinta-feira (12/06), data do segundo jogo, na Arena UniBH, para trabalhar o elenco para que todos possam entrar 100% focados no próximo passo. O terceiro confronto acontece também em Belo Horizonte, no sábado (14/06). Vencer os dois jogos em casa significará a conquista do título inédito.

Até lá, Léo Costa vai assistir ao primeiro jogo ao lado da sua comissão técnica e traçar o melhor plano para enfrentar uma equipe que, com certeza, terá de se provar após perder o primeiro jogo da série em casa. O treinador do KTO Minas sabe que Helinho Garcia vai preparar algo diferente do apresentado neste sábado (07/06).

+ Arengo destaca confiança em momento decisivo na vitória em Franca

“É muito cedo para projetar alguma coisa, preciso assistir ao jogo, analisar junto com a comissão. Mas, enfim, com certeza eles vão trazer coisas novas também, temos de estar preparados. O principal é manter o nível de confiança alto, como tivemos, e se fortalecer no aspecto defensivo, que tem sido a nossa maior força”, afirmou o técnico, que elogiou o desempenho defensivo da equipe, principalmente no segundo tempo.

“Tomamos apenas 24 pontos no segundo tempo aqui dentro, o que não é fácil. Tenho de enaltecer o trabalho dos jogadores, pela entrega, pela concentração na estratégia traçada e executaram muito bem, principalmente no segundo tempo”, finalizou.

+ Didi quer mais energia e foco maior na defesa no segundo jogo da final

Pelo lado do Sesi Franca, o técnico Helinho Garcia afirmou que o KTO Minas venceu o jogo por ter sido mais forte na defesa no momento de decisão. “Nós tivemos uma partida bastante disputada, muito equilibrada, onde as duas defesas tiveram méritos, mas eu acredito que, no momento crucial do jogo, a equipe do Minas falhou menos na defesa e acabou levando a vantagem para vencer a partida. É fundamental corrigir esses detalhes defensivos e que possamos jogar com um volume um pouco maior, buscando garantir o rebote de defesa, que vai ser um fator chave para que possamos buscar uma vitória lá no segundo jogo contra o Minas.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.