#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Liga Ouro 2017

20-12-2016 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Nove equipes participam de reunião de planejamento da quarta edição da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA; competição terá início em março

A Liga Ouro 2017 pode ter um número recorde de participantes. Na tarde desta terça-feira (20/12), na sede da Liga Nacional de Basquete, em São Paulo (SP), foi realizada uma reunião de planejamento da competição e nove equipes manifestaram interesse em participar da quarta edição da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA.

Pré-inscritos, Anápolis (GO), Botafogo (RJ), Blumenau (SC), Brusque (SC), Contagem Towers (MG), Facisa (PB), Joinville (SC), Santos do Amapá (AP) e São José (SP) terão até o dia 10/01 para comprovar as exigências impostas pela LNB para, enfim, serem confirmadas na disputa da Liga Ouro 2017.

Botafogo disputou Campeonato Carioca 20126 e pode ser uma das novidades da Liga Ouro (Botafogo/Divulgação)

Botafogo disputou Campeonato Carioca 20126 e pode ser uma das novidades da Liga Ouro (Botafogo/Divulgação)

O anúncio oficial das equipes participantes da Divisão de Acesso deverá ser realizado no dia 16/01 pelo Departamento de Operações da LNB. Na semana seguinte, deverá ser divulgada também a tabela completa de jogos da fase de classificação da competição.

A Liga Ouro 2017 terá seu início na primeira quinzena do mês de março e seu término acontecerá em junho. Assim como nos três anos anteriores, a competição levará seu campeão ao maior campeonato de basquete do país, o NBB CAIXA.

A Liga Ouro

Disputada pela primeira vez em 2014, a Liga Ouro foi responsável pelo ingresso de quatro equipes na elite do basquete brasileiro. Campeão da primeira edição do campeonato, o Rio Claro Basquete garantiu o acesso através da Liga Ouro e disputou o NBB CAIXA por duas temporadas consecutivas.

No ano seguinte foi a vez do Banrisul/Caxias Basquete assegurar um lugar no principal campeonato de basquete do país depois de se sagrar campeão da Liga Ouro. Em sua segunda temporada no NBB CAIXA, a equipe representa o Estado do Rio Grande Sul na elite da modalidade da bola laranja.

Já em 2016, a Divisão de Acesso teve o Vasco da Gama como grande campeão e, consequentemente, a equipe cruz-maltina garantiu seu lugar no NBB CAIXA. Derrotado pelo clube carioca na grande decisão, o vice Campo Mourão herdou a vaga do São José e também assegurou seu acesso à principal competição do basquete nacional.

Em três edições disputadas, a Liga Ouro já contou com a participação de oito equipes diferentes, oriundas de seis Estados distintos mais o Distrito Federal. Sempre realizada no primeiro semestre, a competição teve sua série final transmitida ao vivo via WEB nas duas últimas temporadas.

Hélio, do Vasco, e Ted Simões, do Campo Mourão

Vasco e Campo Mourão decidiram última Liga Ouro e agora disputam temporada 16/17 do NBB CAIXA (Allan Conti/LNB)