#JOGAJUNTO

LNB

LNB na Espanha

04-09-2014 | 12:55
Por Liga Nacional de Basquete

Gerente técnico da Liga Nacional de Basquete, Paulo Bassul acompanha primeiros jogos da Seleção Brasileira em Granada e participa de reuniões na ACB e Euroliga

Bassul acompanhou todos os detalhes da sede da Seleção Brasileira, localizada em Granada (Divulgação)

Bassul acompanhou todos os detalhes da sede da Seleção Brasileira, localizada em Granada (Divulgação)

Não foram só os dez jogadores convocados por suas respectivas seleções que representaram o NBB na Copa do Mundo de Basquete. O gerente técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB), Paulo Bassul esteve na Espanha, viu de perto os três primeiros jogos do Brasil, no Palacio Municipal de Esportes, na cidade de Granada, e teve a chance de acompanhar os bastidores da organização do maior torneio de basquete do planeta.

Bassul viajou ao Mundial à convite da FIBA (Federação Internacional de Basquete), que tem a intenção de que as principais ligas da modalidade da bola laranja do planeta melhorem a cada temporada. Uma das ferramentas utilizadas para isso é estreitar os laços e dar a oportunidade de observar os trabalhos realizados pela entidade máxima do basquete mundial em competições de grande porte, como a Copa do Mundo.

Em terras espanholas, o ex-treinador da Seleção Brasileira Feminina de Basquete ainda teve a chance de fazer importantes reuniões nas sedes de duas das maiores ligas do mundo, ambas localizadas na cidade de Barcelona: a ACB (Liga Espanhola) e a Euroliga (Liga interclubes do continente europeu).

Durante sua estadia na Espanha, Bassul fez uma reunião na ACB (Divulgação)

Durante sua estadia na Espanha, Bassul fez uma reunião na ACB (Divulgação)

“Foi uma viagem proveitosa. Fui muito bem recebido pelo pessoal da FEB (Federação Espanhola de Basquete) e da FIBA e pude acompanhar de perto toda a organização da Copa do Mundo nos seus diversos aspectos, desde a fase que antecedeu a competição, passando pelos treinos e amistosos preparatórios e também o dia a dia nos primeiros jogos oficiais. Ainda participei de reuniões com a ACB e a Euroliga, duas ligas bem sucedidas e consolidadas, o que foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços com as mesmas e ter acesso a informações muito úteis para a LNB”, explicou.

Bassul embarcou para a Espanha antes do início do Mundial e iniciou sua trajetória no país em Madri. Logo de cara, o gerente técnico da LNB pode acompanhar os preparativos finais do selecionado local para a competição e ainda observar todo o trabalho feito na capital espanhola para receber os jogos da Copa do Mundo – a cidade abrigará partidas das oitavas, quartas, semifinal e a grande decisão.

“Cheguei a Madri uma semana antes da competição e fui recebido pelo Jose Montero (Diretor de Operações e Organização da Copa do Mundo), que me inseriu imediatamente na equipe do Borja Castejón, diretor responsável pela equipe organizadora da sede. Lá pude ver de perto toda a estrutura montada pela FEB (Federação Espanhola de Basquete) para os amistosos preparatórios da Seleção espanhola”, disse o gerente técnico da LNB.

“Assisti o amistoso entre Espanha e Argentina e posteriormente presenciei as adequações rapidamente colocadas em prática para a Copa do Mundo. O número de pessoas envolvidas na organização em cada uma das sedes é muito grande, inclusive com a participação de centenas de voluntários em todas elas”, completou Bassul.

Depois da estadia em Madri, Bassul rumou para Granada e viu todo o trabalho de organização da sede do Grupo A do Mundial. Com acesso livre para todos os setores do Palacio Municipal de Esportes, o gerente técnico da LNB acompanhou as três primeiras partidas da Seleção Brasileira – vitórias sobre França e Irã e a derrota para a anfitriã Espanha – e também conseguiu desvendar toda a metodologia praticada pela equipe que trabalha na coordenação da competição.

“Quando fui para Granada, a equipe liderada pelo David Aurich, diretor dessa sede, já estava finalizando os últimos detalhes para o início da Copa do Mundo e a equipe da FIBA também já estava lá cuidando para que nenhum detalhe fosse esquecido. Pude acompanhar de perto esse processo de ajuste fino e também fiquei para assistir os três primeiros jogos da Seleção Brasileira. Como estava credenciado para transitar em qualquer área do ginásio, isso enriqueceu bastante a experiência porque pude registrar informações para as diversas áreas da LNB, não só para o departamento técnico”, explicou Bassul.

O último estágio da passagem de Bassul pela Espanha foi em Barcelona. Na segunda maior cidade do país, o gerente técnico da LNB teve a oportunidade de conhecer a sede de duas das principais ligas de basquete do mundo. Primeiro, na última terça-feira, esteve no escritório da ACB, entidade responsável por gerir a Liga Espanhola, e pode adquirir conhecimento sobre uma das competições nacionais mais conceituadas do esporte da bola laranja

“Fui recebido pelo Gerard Freixa, diretor de eventos e econômico-financeiro da ACB, e conversamos sobre os mais variados aspectos das duas entidades (LNB e ACB). Como a ACB organiza sua Liga há mais de 30 anos, ter acesso a informações sobre todo o caminho que eles percorreram nesses anos pode ajudar a acelerar ainda mais o desenvolvimento do NBB”, disse Bassul.

“Lógico que é preciso se considerar as peculiaridades de cada país, mas em geral as preocupações e os objetivos são muito similares, o que torna essa aproximação com a ACB muito interessante. Conversamos muito sobre o formato da Copa do Rei, competição que hoje está consolidada e se transformou em um produto excelente da ACB”, completou.

No dia seguinte, na quarta-feira, foi a vez de Bassul conhecer a sede da Euroliga. No escritório do principal torneio continental interclubes do mundo, o gerente técnico da LNB se reuniu com Diego Guillén e Luca Scafati, diretores de competições e de negócios da entidade, respectivamente.

“Conversamos sobre aspectos gerais das duas ligas (NBB e Euroliga) e eles demonstraram muito interesse em conhecer mais a fundo nossa competição. Em função do Brasil ser um país com dimensões continentais, muitas das estratégias organizacionais utilizadas por eles podem ser aplicadas aqui por analogia e isso foi bem enriquecedor. Além disso, lá também existe uma preocupação constante em se aliar o lado técnico ao lado comercial da competição e as regras que eles desenvolveram ao longo dos anos com essa preocupação são muito eficientes”, disse o ex-treinador.

Bassul ainda aproveitou sua passagem na Euroliga para tratar sobre a Copa Intercontinental. Nos próximos dias 26 e 28, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv, atual campeão da competição europeia, se enfrentarão na disputa pelo título mundial.

“Me reuni com o Isidre Molina, Diretor de Eventos da Euroliga, que já esteve presente em Barueri na Copa Intercontinental 2013 e virá novamente na próxima edição da competição no final de setembro. Aproveitamos para tratar de diversos detalhes da competição e sanarmos várias dúvidas que eles tinham”, concluiu Bassul.

Bassul esteve na Euroliga e aproveitou para ajustar os últimos detalhes da Copa Intercontinental (Divulgação)

Bassul esteve na Euroliga e aproveitou para ajustar os últimos detalhes da Copa Intercontinental (Divulgação)

Guerrinha e Régis Marrelli na pré-temporada espanhola

Além de Bassul, dois técnicos também representaram o NBB em terras espanholas. Guerrinha, comandante do Paschaolotto/Bauru, e Régis Marrelli, dono do Troféu Ary Vidal (Melhor Técnico) do NBB 4 e atualmente sem clube, foram à Espanha para acompanhar a pré-temporada de equipes locais.

Marrelli foi à Espanha na última semana e acompanhou todos os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo, em Granada. Depois, o ex-treinador do São José/Unimed rumou para Fuenlabrada para acompanhar a pré-temporada da equipe local, que também disputa a Liga Espanhola.

“Gostaria de aproveitar essa pausa em minha carreira para poder me aperfeiçoar e reciclar, comecei a procurar alguns cursos e clinicas no exterior, mas conversando com algumas pessoas, falaram que seria mais interessante e produtivo acompanhar uma equipe em sua pré-temporada. Também queria acompanhar a Copa do Mundo e sabendo que a pré-temporada na Espanha começaria no mesmo período, entrei em contato com Alfredo Garcia, que me ajudou a encontrar uma equipe que  jogasse a ACB e tivesse um grande treinador”, disse Régis.

“Vou ficar 15 dias acompanhando a equipe de Fuenlabrada, que tem como treinador Luis Casemiro. Acredito ser uma oportunidade única de poder acompanhar o segundo melhor basquete do mundo”, completou Marrelli.

Marrelli e Bassul se encontraram durante os primeiros jogos do Brasil em Granada (Divulgação)

Marrelli e Bassul se encontraram durante os primeiros jogos do Brasil em Granada (Divulgação)

Guerrinha embarcou bem antes do início do Mundial, no dia 16/08, e esteve ao lado do experiente e renomado treinador espanhol Aíto Reneses, maior vencedor e técnico com mais tempo em atividade na Liga Espanhola, na preparação do Gran Canaria.

“Depois da NBA, o basquete espanhol é o mais desenvolvido e a nível FIBA (Federação Internacional de Basquete das Américas) é o melhor. No ano passado eu fiz uma viagem semelhante e pude fazer vários contatos e aprender muito a forma que eles trabalham. É importante sempre buscar novos conhecimentos para a evolução do profissional para servir o time, e a pré-temporada espanhola é uma ótima escola”, comentou Guerrinha.