#JOGAJUNTO

"Vai serdiferente"

10-01-2020 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Em busca do título inédito do Super 8, Helinho e Lucas Dias falam sobre foco para enfrentar o Flamengo

Mais uma final no basquete nacional, mais um confronto entre Flamengo e Sesi Franca Basquete. Na temporada passada, a equipe carioca foi ao Pedrocão e levantou os troféus da Copa Super 8 e do NBB CAIXA. Agora, o jogo é no Rio de Janeiro e o time da Capital do Basquete tem se preparado para não bater não ficar no quase mais uma vez. Band e Fox Sports transmitem a decisão da segunda edição do Super 8 neste sábado a partir de 12h50.

“As duas equipes mantiveram uma coluna vertebral em comparação aos elencos da última temporada. As peças que entraram se adequaram bem, tanto para o Franca quanto para o Flamengo e isso mostra um equilíbrio enorme que tem acontecido”, disse Helinho.

Helinho vibrando no Jogo 4 das Finais de 2018/2019 do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

As derrotas nas finais ainda estão na memória dos jogadores de Franca. Lucas Dias sabe que a partida deste sábado é mais um capítulo importante da história dessa rivalidade que cresceu tanto nos últimos anos:

“O Flamengo é uma grande equipe, todos os jogadores deles são de qualidade. Na temporada passada eles foram ao Pedrocão e ganharam da gente duas vezes, mas nessa temporada vai ser diferente. Estaremos bastante focados para fazer um grande jogo e ser campeões”, declarou o ala/pivô.

Nas quartas de final, Franca venceu a Unifacisa em uma partida decidida nos últimos minutos. Contra o Minas, nas semifinais, os comandados de Helinho tiveram que segurar uma forte reação no último quarto e terminaram vencendo por 83 a 79. Os momentos decisivos foram importantes para o crescimento e a preparação da equipe para a final, segundo o técnico francano:

“Trabalhamos não só a parte física técnica e tática, mas também a mental. A equipe demonstrou em várias situações dentro do Super 8 um crescimento incrível para chegar nessa grande final. Os jogadores estão super motivados e estamos trabalhando a parte tática e de se comunicar mais dentro de quadra. Isso tem feito com que a equipe tenha crescido bastante e esperamos fazer um grande jogo lá no Rio. Sem dúvida nenhuma uma das coisas que mais temos que fazer é ter uma consistência defensiva, que vai ser importante, assim como garantir o rebote de defesa para produzirmos no ataque o que planejamos”, afirmou.

Na sua segunda temporada em Franca, Lucas Dias está acostumado com o clima de final (Marcos Limonti/Franca Basquete)

“Desde que o projeto foi montado, sempre sonhamos em disputar títulos e sabíamos que a pressão aumentaria a cada ano que passasse. Mas a gente tem maturidade suficiente para lidar com isso e estamos mostrando para a torcida que estamos sempre lutando e dando o nosso máximo para ganhar a maior quantidade de títulos possível. Nossa torcida sempre vai querer ser campeão, já que aqui é uma cidade que respira basquete”, disse Lucas Dias.

Franca disputou cinco finais nos últimos dois anos e foi campeão do Campeonato Paulista em 2018 e 2019, e da Liga Sul-Americana 2018. Para Helinho, o ótimo histórico ajuda no foco do elenco para a disputa das próximas competições:

“Fico muito feliz e orgulhoso. Isso nos dá a credibilidade de que o trabalho está sendo bem feito, já que chegamos nos últimos sete campeonatos em seis finais, com os títulos que já conquistamos. Mas isso que aconteceu passou. É claro que isso nos dá credibilidade para fazermos as coisas com a maior motivação possível, mas isso serve para que coloquemos um foco ainda maior. Sabemos das nossas possibilidades e por isso temos que estar ainda mais fortes em busca do título do Super 8”, declarou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.