#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A boa fase deLucas Mariano

15-12-2020 | 11:45
Por Felipe Gomes

Pivô contou sobre a adaptação ao estilo de jogo “solto” do Tricolor, facilidade de jogar com Georginho, Shamell e Bennett e futuro na Seleção

Desde a temporada passada, com a estreia no NBB, o São Paulo FC vem mostrando que voltou para brigar por coisas grandes no basquete. Um time com muito talento dentro de quadra, com nomes de peso como Shamell, o maior cestinha da história do NBB, e Georginho, o rei dos triplos-duplos e atual MVP. Para 2020/2021, o elenco se reforçou ainda mais, com a chegada de Corderro Bennett, Isaac, Dawkins, Gerson e, principalmente, Lucas Mariano.

Depois de uma belíssima temporada no Botafogo, o pivô de 27 anos se juntou ao Tricolor do Morumbi e conseguiu impactar de maneira muito rápida. Seus ótimos números comprovam esse fato: 17,8 pontos, 4,9 rebotes e 16,3 de eficiência, marcas superiores ou muito próximas das melhores em sua carreira (temporada 2016/2017 em Brasília).

+ Estatísticas completas de Lucas Mariano no NBB

Lucas Mariano segue em franca evolução com a camisa do São Paulo (Marcos Limonti/Divulgação)

Isso tudo pode levar a conclusão de que a adaptação de Lucas Mariano ao São Paulo foi tranquila, sem dificuldades. Mas não foi bem assim que aconteceu. Para se acostumar ao estilo de jogo mais solto do treinador Cláudio Mortari, o pivô teve que suar bastante, principalmente nos primeiros treinos e jogos da equipe na temporada.

“Parece que a adaptação foi rápida, mas senti bastante dificuldade no começo. O sistema de jogo do São Paulo é totalmente diferente do que estava acostumado, é mais livre, mais solto, com correria. Os primeiros treinos e o Campeonato Paulista foram fundamentais para essa adaptação, chegou o NBB e já estava ‘em casa’. O Cláudio (Mortari) me dá bastante moral e estou conseguindo ajudar o São Paulo em todos os quesitos. Fico muito feliz com isso, todo jogo dou o meu melhor para conseguir chegar longe”, afirmou o camisa 28.

Sob o comando de Cláudio Mortari, Lucas Mariano tem alcançado bons números no NBB 20/21 (Marcos Limonti/Divulgação)

Até aqui, o desempenho do São Paulo no NBB é animador. Foram oito vitórias em nove partidas disputadas, aproveitamento de 88,9%, com direito a grande vitória sobre o Flamengo, na última semana, em um dos duelos mais aguardados do campeonato. Além disso, o time possui o melhor ataque da competição, com 97,1 pontos por partida.

+ Estatísticas completas do São Paulo no NBB 2020/2021 

O mérito é todo do time, a gente se fechou e se uniu. Sabíamos da dificuldade do jogo contra o Flamengo, mas também do respeito por todos os adversários, querendo sempre fazer bons jogos. Precisamos manter o pé no chão, as dificuldades vão aparecer e nessas horas que nossa união vai fazer a diferença. Está sendo uma experiência bem agradável, estamos adaptados ao jeito que o Cláudio quer que a gente jogue e é continuar fazendo isso que vamos conseguir chegar longe na temporada”, disse o pivô.

Líder em enterradas na temporada, Lucas Mariano pode ser considerado uma “máquina de highlights”. Tem cravada de todo jeito no repertório, com uma mão, com as duas, aproveitando o pick’n roll. 

Para isso acontecer, a parceria com os companheiros de time é fundamental. Com jogadores de extrema qualidade como Georginho, Shamell e Bennett ao lado, essa missão até que fica um pouco mais fácil, né?

“Com o Georginho é a primeira vez que estou jogando em time, só em Seleção, com o Shamell joguei uma temporada em Mogi e com o Bennett também é a primeira vez. Estou bem entrosado com esses três, eles aparecem em praticamente todos os meus ‘highlights’ (risos). É muito bom criar essa intimidade dentro de quadra, o que vai render frutos ainda melhores no futuro”, contou o jogador.

Lucas Mariano exaltou o coletivo da equipe do São Paulo (João Pires/LNB)

Esse bom momento de Lucas em quadra rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da AmeriCup 2022. O jogador participou das vitórias sobre o Panamá e Paraguai, com médias de 11,0 pontos, 4,5 rebotes, 2,0 tocos e 11 de eficiência, o que rendeu até um post de agradecimento feito pelo treinador croata Aleksander Petrovic ao comandante do São Paulo, Cláudio Mortari

O jogador se mostrou muito feliz com a nova oportunidade na Seleção e espera seguir trabalhando forte para estar em mais convocações e ganhar espaço com a camisa verde-amarela.

“Foi uma retomada para mim na Seleção. Fiquei muito feliz de ter feito um bom trabalho. Agradeço ao Cláudio e a todos que me ajudaram a chegar onde estou hoje, com esse nível técnico que me esforcei muito para estar. Agora é continuar trabalhando, melhorando, para estar nas próximas convocações e ir conseguindo meu espaço na Seleção Brasileira”, concluiu Lucas Mariano.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lucas Mariano (@lucasmarianobasquete)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.