#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Lugar tão almejado

07-07-2014 | 04:44
Por Liga Nacional de Basquete

Amigo de Bruno Caboclo dentro e fora de quadra, jovem ala/armador Humberto, do Pinheiros, também sonha em jogar na NBA

Humberto e Bruno Caboclo

Parceiros desde as categorias de base, os alas Humberto e Bruno Caboclo atuaram juntos no time adulto do Pinheiros na temporada 2013/2014 (João Pires/LNB)

Há quem possa pensar que o basquete vive apenas de arremessos, passes, cestas, tocos e enterradas. Mas existem coisas fora das quatro linhas que deixam esse esporte muito mais rico e sadio, fatores “extra-quadra”, como companheirismo, fraternidade e amizade. Isso se aplica perfeitamente com os jovens Humberto, do Pinheiros/SKY e hoje na Seleção Brasileira, e Bruno Caboclo, atualmente draftado pelo Toronto Raptors, da NBA.

A parceria entre os dois atletas começou nas categorias de base do Pinheiros e foi crescendo ainda mais quando os jovens de 18 anos começaram a ser convocados para a Seleção Brasileira e também passaram a atuar pelo time adulto do clube paulista. Um laço criado dentro e fora de quadra, que, mesmo com a ida de Caboclo para terras norte-americanas, seguirá firme e forte.

A repercussão gigantesca que foi a entrada de Bruno na NBA, sendo escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft, despertou ainda mais o interesse da vários jovens jogadores em trilhar o mesmo caminho de Caboclo e também de outros brasileiros. E Humberto não pensa diferente, porém, ele mantém os pés no chão quando o assunto é NBA.

“Sem dúvidas eu quero chegar à NBA. É um lugar que todo jogador almeja, principalmente os da minha idade. Mas acho que tudo é tempo, procuro só trabalhar, fazer a minha parte no dia a dia, porque quando acontecer, se isso acontecer, será naturalmente”, disse Humberto.

Humberto Seleção

Humberto está fazendo parte do grupo que se prepara para o Sul-Americano (William Lucas/inovafoto)

Sendo um dos jogadores convidados pelo técnico José Neto para participar dos treinos preparatórios da Seleção Brasileira para o Sul-Americano, Humberto mantém o foco somente nos treinamentos, pois acredita da chance de conquistar um lugarzinho entre os 12 atletas que partirão para a Venezuela para defender o Brasil no torneio continental.

“Hoje eu estou na Seleção Brasileira e prefiro me focar aqui. Essa é a minha primeira seleção adulta e procuro ter o foco somente nisso. Vou fazer de tudo para ficar entre os 12 jogadores que vão defender as cores do Brasil no Sul-Americano. Sei que é muito difícil de isso acontecer, pois estou aqui como jogador convidado, mas creio que nada é impossível”, declarou Humberto.

“Penso que o Draft e a NBA são consequências de um bom trabalho, e espero que um dia eu possa estar lá junto com o Caboclo e com os outros brasileiros que jogam por lá”, comentou a jovem promessa do Pinheiros.

Após ser um dos destaques do Pinheiros na conquista da medalha de bronze na LDB 2013, Humberto conseguiu seu espaço no time adulto na temporada seguinte. Durante a sexta edição do NBB, o jovem ala/armador teve poucos minutos em quadra em média, porém foi na campanha do vice-campeonato da Liga das Américas que o atleta teve seu melhor momento em sua curta carreira no profissional. Atuando como titular em quase todos os jogos, o garoto terminou o torneio com médias de 4,1 pontos, 2,6 rebotes e 1,6 assistências de média, em oito jogos realizados.

Humberto foi um dos destaques da campanha do vice-campeão Pinheiros na Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Humberto foi um dos destaques da campanha do vice-campeão Pinheiros na Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Humberto pôde sentir o gosto de jogar grandes jogos em grandes competições com o Pinheiros logo em seu primeiro ano como profissional e viu o fruto de todo trabalho realizado durante a temporada ser colhido com o convite para os treinos da Seleção Brasileira. O ala/armador sabe que se estiver preparado para jogar os importantes campeonatos e conseguir bons desempenhos em quadra, pode ter seu sonho de jogar na liga norte-americana sendo realizado daqui um tempo.

“Estar sempre disputando campeonatos de nome com a camisa do Pinheiros e agora com a da Seleção com certeza pode me ajudar a chegar na NBA. O Caboclo é um ótimo exemplo disso. Ele conseguiu chegar à NBA através destes campeonatos. Só precisamos continuar fazendo o nosso trabalho direito para que quando chegarem essas competições de nome nós estarmos preparados para ter bons desempenhos e assim despertar a atenção de outras pessoas no basquete”, comentou o ala/armador Humberto.

O Brasil está no grupo A e terá como adversários na primeira fase o Paraguai, Equador e a Argentina, nos dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente. Na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados do torneiro estarão classificados para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano, também garantem vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.