#JOGAJUNTO

LNB / Seleção Brasileira

Luto no basqueteGérson Victalino

29-04-2020 | 10:29
Por Liga Nacional de Basquete

Jogador com mais partidas pela Seleção Brasileira, ex-pivô falece em decorrência da ELA, aos 60 anos

É com grande pesar que a Liga Nacional de Basquete (LNB) lamenta a morte de Gérson Victalino. Um dos maiores jogadores da história da Seleção Brasileira, o ex-pivô lutava contra a Esclerose lateral amiotrófica (ELA) e veio a falecer em decorrência da doença aos 60 anos. A entidade deseja força aos familiares e amigos neste momento tão difícil.

Com ginásio lotado, Brasil superou os favoritos norte-americanos (Arquivo CBB)

Atleta com mais jogos com a camisa da Seleção Brasileira de basquete, Gerson estreou pela equipe em 1981 e foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 contra os EUA, em Indianápolis. Além disso, ele participou das Olimpíadas de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Barcelona (1992) com a equipe nacional, além dos Mundiais de Madri, em 1986, e Buenos Aires, em 1990.

Nascido em 17 de setembro de 1959, Gersão começou a jogar basquete aos 18 anos e se destacou desde o início por conta de seus 2m05. Após estrear profissionalmente pelo Ginástico, o camisa 6 também atuou por Monte Líbano, Corinthians, Lençóis Paulista, Jales, Manresa-ESP, Sport, Recife e Remo ao longo de sua carreira. Ele se aposentou em 2002.

Gerson chegou a participar de algumas transmissões de jogos do NBB. Em 2016, ele comentou o Jogo 4 entre Minas e Pinheiros, pelas oitavas de final da edição de 2016, ao lado de Guilherme Maia, Giovanna Terezzino e de Cadum Guimarães, ex-companheiro de Seleção Brasileira.

No fim de 2019, amigos de Gerson do Basketball Master Brasil, em parceria com a família do ex-atleta, criou uma conta bancária para ajudá-lo a comprar medicamentos para o seu tratamento. A ELA é uma doença que atinge o sistema nervoso, causando paralisia progressiva irreversível. O ex-pivô deixa quatro filhos.