#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais uma decisão

18-03-2019 | 07:27
Por Liga Nacional de Basquete

Finalistas da Liga Ouro 2018, São José e Corinthians fazem confronto direto em busca de um lugar no G8, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB

No último ano, São José Basketball e Corinthians proporcionaram grandes espetáculos dentro de quadra, com direito a uma série espetacular nas Finais da Liga Ouro 2018, que terminou com vitória do alvinegro da capital paulista.

Já na atual temporada do NBB CAIXA 2018/2019, as duas equipes estão muito próximas na tabela de classificação e lutam para conseguir um lugar entre os oito primeiros, que garante mando de quadra na fase oitavas de final.

Para definir quem entra mais forte nessa briga nas rodadas finais, os dois times se enfrentarão nesta terça-feira (19/03), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 17 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

 O que está em jogo?

Restando poucos jogos para o fim da temporada regular, os 12 classificados para os playoffs já estão definidos. O que falta ser decidido são algumas posições essenciais para o mata-mata, como a última vaga direta nas quartas de final (G4) e o mando de quadra nas oitavas de final (de quinto a oitavo).

Com campanhas bem parecidas na competição, São José e Corinthians estão entre as equipes já garantidas na pós-temporada e possuem chances de conseguir a vantagem do mando de quadra na série melhor de três da primeira rodada dos playoffs.

+Classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

O Corinthians está atualmente na nona colocação, com nove vitórias e 14 derrotas (39,1% de aproveitamento). Com duas derrotas nas últimas partidas, o time do Parque São Jorge busca se recuperar no NBB CAIXA e subir algumas colocações.

Caso vença, o alvinegro da capital paulista ultrapassará não só Sendi/Bauru Basket, oitavo colocado, como também o Life Fitness/Minas, sétimo, por ter vantagem no confronto direto.

Confronto desta terça-feira é fundamental para as duas equipes darem um salto na classificação do NBB CAIXA (Beto Miller/Corinthians)

Do outro lado, o São José também não vive grande fase, com três derrotas consecutivas. Com campanha de nove triunfos em 24 partidas disputadas (37,5% de aproveitamento), o time joseense saiu dos oito primeiros nessa sequência negativa, mas pode voltar com um bom resultado nesta terça-feira.

A equipe do Vale do Paraíba também pode subir duas colocações com uma vitória e assim retomar a oitava colocação.

Ou seja, não importa quem vença, esse confronto direto será fundamental para a reta final do NBB CAIXA e impactará diretamente na tabela de classificação.

Na última Liga Ouro deu Corinthians

Na temporada passada, São José e Corinthians decidiram a Liga Ouro. Em uma série espetacular, o Timão conseguiu vencer o time joseense por 3 a 1 e levantou o troféu que garantiu o acesso da equipe à elite do basquete brasileiro.

Não podemos deixar de falar do Jogo 3 da grande decisão, que só teve um vencedor depois de 60 minutos de partida – quatro prorrogações. Na ocasião, o Corinthians saiu vitorioso do Ginásio Lineu de Moura por 122 a 115, com grande atuação do ala norte-americano Reggie, que anotou 38 pontos na partida.

Na partida seguinte, também com mando do São José, o Corinthians sacramentou o título na vitória por 74 a 63. O prêmio de MVP das Finais ficou com o pivô Abner, o jogador mais sólido da equipe da capital paulista durante as Finais, com médias de 7,5 pontos, 8,5 rebotes e 14,0 de eficiência.

Na final da Liga Ouro 2018, o Corinthians venceu duas vezes fora de casa para fechar a séria em 3 a 1 (Fotojump/LNB)

Dos atletas que disputaram as Finais da Liga Ouro, sete permaneceram nas equipes e estarão em quadra nesta terça-feira: Gustavinho, Abner, Humberto e Nicolas, pelo Corinthians, e Márcio Dornelles, Douglas Nunes e Hélio, pelo São José.

Além deles, o ala/pivô Pastor e o ala Schneider atuavam pelo Corinthians na temporada passada e se transferiram para o São José para a disputa do NBB CAIXA 2018/2019.

Vantagem do São José na atual temporada    

Se na temporada passada o Corinthians levou vantagem, na atual o São José conseguiu vencer mais duelos entre eles.

No primeiro turno do NBB CAIXA, o time joseense foi superior e venceu em pleno Ginásio Wlamir Marques, por 82 a 74, com direito a duplo-duplo dos pivôs Douglas Nunes (16 pontos e dez rebotes) e Mineiro (11 pontos e 13 rebotes). Outro destaque foi o armador argentino Fabián Sahdi, que foi responsável por nove pontos e 13 assistências.

No primeiro turno, o São José conseguiu surpreender o Corinthians fora de casa (Beto Miller/Corinthians)

Além desse confronto, os times se enfrentaram em duas oportunidades pelo Campeonato Paulista, com uma vitória para cada, mas com vantagem no saldo de cestas para o São José, que conseguiu avançar para os playoffs da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.