#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Mais do que merecido

12-06-2015 | 01:12
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos grandes responsáveis pela parceria entre LNB e NBA, Arnon de Mello é eleito a Personalidade do Ano; confira entrevista com o mandatário da NBA no Brasil

Arnon recebeu a homenagem de Personalidade do Ano das mãos de Kouros Monadjemi (João Pires/LNB)

Arnon de Mello recebeu a homenagem de Personalidade do Ano das mãos de Kouros Monadjemi (João Pires/LNB)

Criado em 2013, o prêmio de Personalidade do Ano no Basquete, dado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), teve um vencedor mais do que merecido neste ano. Diretor-executivo da NBA no Brasil e um dos principais responsáveis pela parceria entre as duas ligas, Arnon de Mello foi o escolhido e recebeu a homenagem durante a Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, na última segunda-feira (08/06), em São Paulo.

Desde 2012 à frente do escritório NBA no Brasil, Arnon teve participação ativa para o acordo que fez da liga norte-americana parceira comercial da LNB e acabou condecorado com o prêmio. Ricardo Leyser, secretário executivo do Ministério do Esporte, e Alberto García, secretário geral da FIBA Américas, foram os homenageados em 2013 e 2014, respectivamente.

Formado em Economia pela Universidade de Chicago, Arnon ainda fez mestrado em políticas públicas na conceituada Universidade de Harvard e um MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology) antes de assumir o posto de homem forte da NBA no Brasil. E o acerto da parceria entre LNB e NBA não foi o único grande feito do mandatário, mesmo com apenas pouco mais de três anos no cargo.

O dirigente trouxe o primeiro jogo da pré-temporada da NBA para o Brasil, em 2013, com o duelo entre Washington Wizards e Chicago Bulls. No ano seguinte, a dose foi repetida, desta vez com a partida entre Cleveland Cavaliers e Miami Heat. Outro feito conquistado foi a participação do Flamengo em três partidas da pré-temporada da NBA, em solo norte-americano, com jogos contra Orlando Magic, Phoenix Suns e Memphis Grizzlies.

Em 2015, o Brasil continuará como um dos palcos internacionais do NBA Global Games. Porém agora uma das equipes será brasileira e o Flamengo enfrentará o Orlando Magic, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro, no primeiro confronto entre um time verde-amarelo e uma equipe da NBA em solo nacional.

Autor de grandes feitos à frente da NBA no Brasil e eleito a Personalidade do Ano, Arnon foi entrevistado pelo site da LNB e abriu o jogo sobre os mais variados temas relacionados ao desenvolvimento do basquete no país.

Confira a entrevista completa com Arnon de Mello:

Liga Nacional de Basquete – Como você se sentiu ao receber a notícia sobre a homenagem da LNB, Personalidade do Ano no Basquete?
Arnon de Mello – Orgulhoso e honrado pela homenagem. É o reconhecimento ao trabalho que a NBA está fazendo no Brasil, a certeza de que estamos no caminho certo. Agradeço à LNB e aos que participaram dessa escolha, essa homenagem representa muito para mim.

Arnon teve grande participação na efetivação da parceria LNB/NBA (Fotojump/LNB)

Arnon teve grande participação na efetivação da parceria LNB/NBA (Fotojump/LNB)

LNB – No seu discurso ao receber a homenagem, você falou que tem orgulho da parceria LNB e NBA. Quais pontos fazem você acreditar nesse acordo entre as ligas?
AM – Acho que o principal motivo é o comprometimento. Estamos juntos, pensando e trabalhando pela evolução da modalidade no Brasil. Temos conseguido caminhar com sucesso, atuando em parceria, e o objetivo é melhorar o basquete em todos os sentidos, fazer o esporte crescer. O retorno de fãs, parceiros, clubes, mídia, enfim, de todos, tem sido muito bom, isso nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo.

LNB – O título de Personalidade do Ano no Basquete já foi entregue à Ricardo Leyser e Alberto Garcia. Pessoalmente, você imaginava hoje ter esse reconhecimento no mundo do basquete? Como tem sido essa sua experiência profissional na NBA?
AM – Desde que abrimos o escritório, em setembro de 2012, nossas metas eram trabalhar em parceria com as entidades locais e pela massificação, pelo desenvolvimento do basquete. Acho que temos conseguido fazer isso, promovendo a NBA e o esporte, trazendo eventos, aproximando os fãs dos ídolos, criando oportunidades para o público estar mais perto da liga. Nunca a NBA foi tão falada, comentada e vista no país, nunca os jogadores estiveram tão próximos dos brasileiros, tantos jogos na TV, como nos dias de hoje e isso nos deixa muito felizes.

LNB – A gente sabe que mesmo antes da parceria, LNB e NBA sempre mantiveram o contato. Como tem sido essa relação desde o princípio?
AM – Muito boa desde nossas primeiras conversas. Temos os mesmos objetivos e, por isso, firmamos a parceria no ano passado. Temos participado em momentos pontuais em eventos da LNB, como no ‘Jogo das Estrelas’, em Franca’, e nas finais do NBB, no Rio de Janeiro e em Marília. Além disso, estamos nos aproximando em outras áreas, com reuniões, palestras, encontros, e isso tudo é muito bom para o basquete brasileiro, buscando dividir a experiência que a NBA tem. Ano passado, tivemos o Flamengo como primeiro representante da América do Sul a disputar jogos na pré-temporada da NBA. Foi algo inédito e uma experiência muito positiva. Este ano, estamos trazendo o Orlando Magic para enfrentar o Flamengo no Rio de Janeiro.

LNB – Qual é a análise que você faz dessa primeira temporada pós parceria? E qual o balanço do NBB 7, agora que você está mais próximo do campeonato?
AM – Ficamos bem impressionados com o nível de competitividade do campeonato deste ano. Tivemos séries de playoffs muito equilibradas, jogos emocionantes, de altíssimo nível, e isso é a essência do basquete, a emoção. Além disso, acompanhamos também a LDB, em mais uma temporada, que é fundamental para a renovação do basquete, dando oportunidade para os jovens de aparecer e conquistar espaço. Acredito que esta tenha sido a melhor temporada do NBB entre todos e a tendência é que o NBB 8 seja ainda melhor, é o que todos esperam, querem, e vamos estar ao lado da LNB para ajudar no que pudermos.

Desde 2012, Arnon é o homem forte da NBA no Brasil e desde então conseguiu vários feitos para a liga norte-americana no país (Divulgação)

Desde 2012, Arnon é o homem forte da NBA no Brasil e conseguiu vários feitos para a liga norte-americana no país (Divulgação)

LNB – Dentre as primeiras ações em conjunto realizadas este ano, quais você destaca?
AM – Acho que o momento principal foi a assinatura do nosso acordo. Foi algo inédito, pioneiro, considero como um marco para o crescimento do basquete. Estivemos junto com a LNB em Franca e nas finais, na última semana trazendo profissionais para o congresso anual, e acho que todas as ações que fizemos, e as que estão por vir, são importantes, pois solidificam a nossa parceria e ajudam a modalidade. Temos muito a fazer ainda, a parceria, oficialmente, tem apenas seis meses, e muitas coisas boas ainda estão por vir.

LNB – Qual é a análise que você faz sobre o momento do basquete brasileiro, tanto internamente quanto na NBA?
AM – O basquete brasileiro está crescendo e melhorando ano a ano. A LNB vem fazendo um excelente trabalho no reerguimento da modalidade, recuperou-se a auto-estima da modalidade e, a cada temporada, vejo o esporte melhorando bastante. Isso vem sendo possível pelo comprometimento dos clubes também, dos parceiros, o que é fundamental. Na NBA estamos muito felizes com a segunda conquista consecutiva de um atleta brasileiro, seja ele Leandrinho Barbosa ou Anderson Varejão. Batemos o recorde de brasileiros na liga, começamos a temporada com sete atletas e temos chances de ver ainda mais jogadores nossos no próximo ano.

LNB – Muito se questiona sobre o futuro do basquete brasileiro. Quais pontos é preciso evoluir e qual é o grau de importância da parceria LNB e NBA nesse processo de evolução?
AM – Temos muita coisa para crescer, para evoluir, e o mais importante é que pensamos, NBA e LNB, de maneira parecida. O NBB tem um nível técnico excelente, então precisamos melhorar o que acontece fora de quadra. Acho que esse é o principal desafio, pensar nos fãs, no confronto e no bem-estar dos torcedores, em entretenimento, na infra-estrutura dos ginásios, no que querem os patrocinadores, coisas com que o basquete brasileiro nunca se preocupou e isso nos fez parar um pouco no tempo. A LNB tem recuperado, ao longo desses sete anos, a qualidade do jogo, a organização do campeonato, e trabalhando bastante por melhoras.

LNB – Para fechar, qual é a avaliação que a NBA vem tendo sobre a parceria? Como ela imagina evoluir no decorrer das temporadas?
AM – Muito positiva, sem dúvidas. Temos um desafio grande, mas não faltam motivação e confiança de que vamos alcançar os objetivos. Estamos cada vez mais ligados, mais alinhados e certos sobre o que queremos para o esporte. É apenas o início de uma parceria que vai render muitos frutos ao basquete brasileiro.

No último Jogo das Estrelas do NBB, Arnon entregou o prêmio de MVP para R. Fischer ao lado de Cássio Roque (Fotojump/LNB)

No último Jogo das Estrelas do NBB, Arnon (à esq.) entregou o prêmio de MVP para R. Fischer ao lado de Cássio Roque (Fotojump/LNB)