#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Eugeniusz:Minha mãe queriame ver jogando

13-08-2021 | 06:59
Por Rodrigo Bussula e Gabriel Rocha

Início em Taubaté, Fúlvio como inspiração, realização do sonho da mãe e mais: a história de Matheus Eugeniuz, destaque do São Paulo na LDB 2021

Matheus Eugeniusz Silva, ou somente Eugeniusz, é um dos principais jogadores da edição 2021 da LDB. Vestindo a camisa do São Paulo, o armador se destaca principalmente pela versatilidade e intensidade nos dois lados da quadra, isso no auge dos seus 21 anos de idade.

Eugeniusz é o principal nome do São Paulo na LDB 2021 (João Pires/LNB)

Promissor, Eugeniusz já acumula certa experiência no basquete brasileiro, tendo passagens por São José Basketball e KTO/Caxias do Sul de 2018 para cá. Agora, no São Paulo, suas grandes atuações dão a entender que o jogador encontrou seu melhor jogo em meio a diversos percalços que passou nos últimos anos. Um deles, além da pandemia, foi o falecimento da mãe, no final de 2019.

“Foi um momento difícil na minha vida. Aconteceu logo antes da pandemia, numa fase em que tive que ter muita cabeça, me dedicar ainda mais nos treinos com um problema extra-quadra. Porém, serviu mais de motivação para mim do que me atrapalhou. Acredito que foi uma coisa positiva também, que me ajudou a ter mais inspiração para estar cada vez melhor”, afirmou o armador, que completou:

“Meu foco é ser jogador. O sonho da minha mãe era me ver jogando, isso serviu muito de motivação pra seguir. Estou fazendo hoje o que ela queria que eu fizesse. Quero seguir esse caminho até quando der e fazer muitas coisas boas dentro da liga, pensando sempre em um futuro melhor”, disse.

Após perder a mãe, Eugeniusz está ainda mais motivado em realizar o sonho que ela tinha: vê-lo jogando profissionalmente (João Pires/LNB)

O interesse de Eugeniusz pelo basquete surgiu durante sua infância em sua cidade natal, Taubaté (SP), interior de São Paulo. O jovem armador tinha apenas nove anos de idade quando viu seu irmão mais velho jogar uma bola laranja para lá e para cá. Dali em diante a paixão pelo basquete apareceu, ganhou raízes e nunca mais se foi.

Mais tarde, aos 15 anos, a decisão de jogar basquete profissionalmente foi tomada, inspirado por um dos grandes nomes do basquete brasileiro: Fúlvio. Para Eugeniusz, o armador foi uma das, se não a maior, inspiração para que seguisse carreira no esporte.

‘’ Ele foi um cara que cresci vendo e sempre ouvi falarem muito bem (Fúlvio). Eu sou de Taubaté e ele teve uma passagem muito bonita em São José dos Campos. Eu ia assistir os jogos dele no ginásio Lineu de Moura. Foi uma inspiração para crescer no basquete e querer fazer o meu melhor. Um jogador que é craque de bola e admiro muito”, salientou o jogador.

Fúlvio é uma das grandes inspirações de Eugeniusz (João Pires/LNB)

Com o passar dos anos, Eugeniusz cresceu, se desenvolveu e foi pouco a pouco alcançando o objetivo que traçou lá atrás, ainda com 15 anos. Alto, com 1,92m, jogava anteriormente na ala, até o momento em que recebeu um conselho de seu ex-técnico, Paulo César Jaú, hoje auxiliar técnico da Unifacisa, que mudou consideravelmente seu estilo de jogo dentro de quadra.

“Jaú foi um cara que me ajudou muito. Me falou que se eu fosse armador teria maior probabilidade de jogar em alto nível, já que sou um cara alto. Como lateral (ala) seria um jogador comum. Acreditei muito no que ele me disse e foquei nos fundamentos do armador”, disse o jogador, que atuando na armação do São Paulo se tornou um dos grandes nomes desta LDB.

Brilhando na LDB 2021 com o Tricolor do Morumbi, o armador já foi campeão da competição com o Pinheiros e agora vai em busca de mais um título. A primeira etapa serviu para que Eugeniusz deixasse seu cartão de visitas, finalizando a 1ª etapa como cestinha da competição ao lado de Gabriel Emiliano (Praia Clube/Gabarito), com média de 20.8 pontos, além de marcar presença entre os cinco maiores assistentes do torneio, com média de 6,0 assistências por jogo. Além disso, computou também 4,2 rebotes e 18,0 de eficiência de média.

O São Paulo de Eugeniusz volta às quadras no dia 23 de agosto, na rodada de estreia da 2ª etapa da LDB 2021, contra o Pato Basquete, às 14h30, no Ginásio do Morumbi. Atualmente, o Tricolor Paulista é o 5º colocado do Grupo A, com cinco vitórias em cinco jogos – mesma campanha dos quatro primeiros do grupo.