#JOGAJUNTO

LDB

A joiada gávea

28-07-2019 | 11:38
Por Rodrigo Bussula

Primeiros passos no basquete, experiência fora de casa e sonhos para o futuro: conheça mais sobre a história de Matheus Weber, destaque do Flamengo na LDB 2019

Durante o Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019, diversas joias do basquete nacional se reúnem para competir no maior campeonato de base do basquete brasileiro. Nesse bolo todo de jovens promessas, o nome do ala Matheus Weber, do Flamengo, certamente figura na lista dos principais prospectos do futuro do basquete nacional.

A cada dia, o jogador tem provado isso com atuações consistentes. Na vitória contra o Basquete Cearense pelo placar de 92 a 36, por exemplo, o ala do rubro-negro carioca foi bem e saiu de quadra com 22 pontos (79,0%), 5/7 nos chutes de 3 pontos (71,0%), sete rebotes, quatro roubos de bola e 30 de eficiência.

O mais curioso é que 20 dos 22 pontos anotados aconteceram ainda no primeiro quarto do jogo, em que o atleta teve uma atuação perfeita com 100% de aproveitamento nos chutes de quadra – 5/5 nas bolas de 3 pontos. Para o jogador, a boa atuação se deve principalmente ao forte jogo coletivo do Flamengo.

“Conseguimos entrar bem no primeiro quarto e treinamos bastantes essas bolas. Felizmente, acertei tudo. Graças ao trabalho coletivo, estava em boa condição em todas as bolas que chutei. Treinamos para isso. Estamos confiantes e muito unidos. Foi um primeiro quarto bom para a equipe e especialmente para mim”, afirmou.

Matheus Weber foi o cestinha do jogo contra o Basquete Cearense (Paula Reis/Flamengo)

E a ótima atuação de Matheus Weber contra o Carcará vai de encontro com os números do jogador na LDB 2019 – médias de 13,3 pontos, 8,0 rebotes, 1,5 assistências e 16,0 de eficiência nas quatro vitórias do Flamengo até aqui. Atuando em um esquema de jogo de muita velocidade e intensidade, o ala prega foco total para continuar com a boa fase.

“Viemos com um time mais rápido. Não estava tão acostumado com isso, mas estamos com muita intensidade na quadra. Meus chutes não caíram tanto nos últimos jogos , mas fiz o jogo sujo, de pegar rebotes e ir para dentro. No jogo contra o União Corinthians deu tudo errado, mas nunca perdi o foco e agora estou com um bom aproveitamento. Meu foco é em fazer um bom trabalho. Treino para isso”, disse.

Primeiros passos no Basquete

Nascido em Ribeirão Preto, mas criado em Cravinhos, Weber teve o seu primeiro contato com o basquete ainda cedo. Na época, um projeto que ensinava basquete abriu ao lado de sua casa, e o então menino de cinco anos de idade começou sua caminhada no esporte da bola laranja.

Dali em diante, o amor pelo basquete cresceu cada vez mais no coração do jovem jogador.

“Nasci em Ribeirão, mas fui criado em Cravinhos, que considero a minha cidade. Lá foi onde tudo aconteceu e onde comecei a jogar. Lembro que meu primeiro contato com o basquete foi aos cinco anos. Sempre gostei de basquete e via na televisão. Nesse meio tempo, começou um projeto ao lado da minha casa e me levaram para quadra. Dali em diante comecei a jogar”, reiterou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🏀💗

Uma publicação compartilhada por Matheus Weber (@mweber13) em

Mas o início não foi fácil, especialmente pela resistência de alguns familiares que afirmavam que o esporte não daria um futuro para o garoto. Sem ligar muito para o que eles diziam, Weber seguiu seu sonho e, atualmente, é visto como um exemplo por sua família.

“Fui o primeiro da família a jogar basquete. Meus tios abominavam basquete, diziam que não me daria um futuro e que deveria investir no futebol, mas sempre fui pé torto no futebol (risos). Agora, além de mim, meus dois irmãos jogam basquete. Meus primos também, e tudo por minha causa. Sou um espelho para a minha família”, afirmou.

Primeira vez fora de casa e a busca do sonho

Agora, já consolidado como um dos grandes prospectos do basquete nacional, o jovem ala já acumula passagens por Cravinhos e Paulistano. Aliás, foi na equipe alvirrubra em que a joia do Flamengo começou a ser lapidada, além de ter a sua primeira experiência fora de casa.

Para Matheus Weber ficar longe da família foi difícil, mas já era algo que ele esperava desde cedo.

“Meus pais desde sempre me apoiaram e sempre me diziam que devia trabalhar para, um dia, viver sozinho. Desde que tinha dez anos e falei para minha mãe que queria ser jogador ela me alertou que um dia teria que sair de casa para realizar esse sonho. Sai de uma cidade com 45 mil habitantes para ir para São Paulo. Não foi fácil, mas sempre tive o apoio da minha família, amigos e o pessoal da igreja que frequentava, que sempre me ajudaram muito. Não foi uma adaptação fácil, mas foi boa. Mesmo hoje no Rio, me adaptei bem”, frisou o camisa 13 do Flamengo.

No CAP na última temporada, o jogador disputou a LDB 2018, pode desenvolver melhor o seu jogo e anotou médias de 7,7 pontos, 3,4 rebotes e 2,5 assistências na competição. Segundo ele, o aprendizado na equipe alvirrubra foi de grande valia para sua carreira.

“Tive uma experiência muito boa no Paulistano e pude aprender muita coisa, principalmente melhorar meu jogo coletivo, que era algo que não tinha muita noção até então. Aprendi muito por lá, especialmente com o pessoal que era do adulto. Meu primeiro contato com o adulto foi lá e pude aprender muitas coisas sobre o jogo. Tive também a experiência de sair de casa e amadurecer como pessoa, o que me preparou também para estar hoje no Flamengo”, frisou.

Matheus Weber atuou pelo Paulistano na última LDB 2019 (Fotojump/LNB)

Experiência no elenco profissional do Flamengo

Na última temporada, o potencial de Matheus Weber foi reconhecido pelo técnico Gustavo De Conti, que subiu o garoto para o elenco principal do Flamengo para a disputa do NBB CAIXA.

Com isso, o jogador teve a oportunidade fazer parte do elenco que se consagrou campeão do NBB CAIXA 2018/2019, além de adquirir mais experiência junto ao time profissional. Agora, o jovem ala sonha em ganhar alguns minutos de quadra já na próxima temporada.

“Fico muito feliz em ter a oportunidade de subir de categoria, ainda mais aqui (Flamengo). O Gustavo (De Conti) gosta muito do meu trabalho e aprendo muito com os jogadores experientes do elenco, como o Olivinha, Franco (Balbi), Marquinhos. Eles me ensinam muito e me colocam para cima. Isso faz a diferença aqui na base e toda essa situação tem sido uma grande experiência para mim. Espero que na próxima temporada possa não só completar o time adulto, mas também ganhar alguns minutos”, analisou o atleta.

Weber fez parte do elenco campeão do NBB CAIXA 2018/2019 (Fotojump/LNB)

Na equipe de cima, Weber segue à risca a cartilha de aprender com os mais experientes e, dentre eles, dois são os que ele fomenta uma relação mais próxima: o armador argentino Franco Balbi e o ala Jhonatan.

“O Jhonatan e o Franco (Balbi) são meus pais. Eles cuidam de mim, sempre me ajudam, pegam no meu pé e brincam com a minha cara também. São meus paizões e cuidam de mim ali no adulto”, afirmou.

Balbi é um dos jogadores que Matheus Weber é mais próximo no elenco profissional (Fotojump/LNB)

Já sobre os planos para o futuro, Weber não escondeu o sonho de jogar fora do país, mas sem tirar os pés do chão.

“Quero ir um degrau de cada vez. Penso hoje em conseguir minha vaga no adulto, subir e contribuir mais com o time. Tenho o sonho de fazer minha carreira no Brasil, ir para a Europa e de chegar na NBA, que é a meta de todo mundo. Mas antes, tenho que trabalhar muito para isso. Um passo de cada vez para, pouco a pouco, chegar o mais próximo possível de um nível para jogar na Europa ou na NBA”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).