#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cheio deestrelas

22-11-2019 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Dois dos elencos mais poderosos do NBB CAIXA, Minas e Franca se enfrentam neste sábado (22), com transmissão ao vivo na Band; conheça alguns duelos individuais

Qualquer jogo entre Minas Tênis Clube e Sesi Franca Basquete é especial por se tratarem de duas equipes tradicionais do basquete brasileiro. Os dois times, inclusive, disputaram todas as edições do NBB CAIXA, ao lado de Paulistano, Pinheiros, Flamengo e Bauru.

Neste sábado (23/11), os clubes se enfrentarão mais uma vez, às 12h50, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo na Band.

Um atrativo especial da partida são os grandes jogadores que estarão em quadra: Leandrinho Barbosa, David Jackson, Alex Garcia, Lucas Dias, entre outros. Por isso, listamos alguns dos duelos individuais que acontecerão na partida. Tem muita qualidade envolvida, se liga só!

Davi Rosseto x Elinho Corazza

Nada como um duelo na armação entre dois dos principais jogadores da posição no país. Ambos estão disputando o NBB CAIXA pela décima vez na carreira e já foram eleito o Melhor Armador da competição: Davi em 2015/2016 (em ação pelo Basquete Cearense) e Elinho em 2017/2018 (com o Paulistano).

Recém-chegado ao Minas, Davi Rossetto é responsável por comandar o ataque do time minastenista, que possui grandes referências ofensivas. Até aqui na competição, ele possui médias de 7,4 pontos, 3,2 assistências e 9,0 de eficiência, em cinco partidas disputadas (ficou de fora de três confrontos por estar defendendo a Seleção Brasileira nos Jogos Militares, em que conquistou a medalha de bronze).

Davi e Elinho se enfrentaram nas Finais da última temporada, vencida pelo Flamengo (Fotojump/LNB)

Campeão com o Paulistano no NBB CAIXA 2017/2018, Elinho Corazza já conquistou três títulos com o Sesi Franca Basquete, dois Paulistas (2018 e 2019) e uma Liga Sul-Americana (2018). Na atual temporada, o capitão francano ganhou a companhia de Luciano Parodi na armação da equipe.

Com a lesão do uruguaio, Elinho teve mais tempo de quadra nas últimas partidas e conduziu muito bem seu time dentro de quadra, com direito a atuação de 12 assistências (contra o São José). Ele possui médias de 7,0 pontos, 6,0 assistências e 11,0 de eficiência.

Leandrinho x David Jackson

Arremesso, infiltração, transição, jogo no poste-baixo e muito mais. Recurso é o que não falta para Leandrinho e David Jackson.

Com média de 21,8 pontos por jogo, Leandrinho Barbosa é o atual cestinha do NBB CAIXA (Guilherme Silva/Paulistano)

Na terceira temporada desde que voltou ao Brasil em 2017/2018, “The Blur Barbosa” vive sua melhor fase no NBB CAIXA. Cestinha geral, com 21,8 pontos de média, o ex-NBA pode se tornar o primeiro jogador na história da liga a fechar uma edição com um 20/5/5, já que ele também dá 5,1 assistências e pega 5,3 rebotes por jogo.

David Jackson, do Franca, só está abaixo de Lucas Dias no ranking de cestinhas da equipe (Felipe Mendez/Universo Brasília)

Do outro lado, David Jackson é um dos jogadores mais eficientes do NBB CAIXA há anos e acumula diversos prêmios: MVP de 2013/2014, 2x Melhor Estrangeiro (2014 e 2015) e 2x Melhor Ala (2014 e 2019). Na temporada atual, ele está com médias de 15,8 pontos, 5,9 rebotes e 3,3 assistências.

Alex Garcia x Jimmy

Nas alas nada mais nada menos que dois dos maiores defensores da história do NBB CAIXA (ainda talvez os dois maiores). Tirando os dois, nenhum outro jogador conquistou o prêmio de Melhor Defensor da competição.

Alex Garcia, o “Brabo”, é o recordista disparado, com oito premiações consecutivas (2008 a 2016). Enquanto isso, Jimmy conquistou as três últimas edições do prêmio e segue infernizando seus adversários em busca de mais troféus.

Tetracampeão do NBB CAIXA, Alex partiu para um novo desafio na temporada 2019/2020. Junto de seu grande parceiro de Seleção Leandrinho, o terceiro maior cestinha da história da competição (com 5.946 pontos) busca fazer história mais uma vez no basquete brasileiro. Na atual temporada, possui boas médias de 14,7 pontos, 5,9 rebotes, 3,7 assistências e 16,1 de eficiência.

Alex, do Bauru, e Jimmy, do Franca, são os únicos vencedores do prêmio de Melhor Defensor (Victor Lira/Bauru Basket)

Do outro lado, Jimmy possui em seu currículo três vice-campeonatos do NBB CAIXA: um com o São José (2011/2012), um com o Mogi das Cruzes (2017/2018) e outro com o Sesi Franca Basquete (2018/2019). Na atual temporada, o ala de 29 anos está sendo fundamental na campanha do líder até agora, com médias de 9,3 pontos, 4,2 rebotes e 11,3 de eficiência.

Tyrone x Lucas Dias

Esse confronto possui história. Rivais dos históricos duelos entre Mogi das Cruzes e Paulistano, Tyrone e Lucas Dias voltarão a se enfrentar, dessa vez defendendo equipes diferentes.

Lucas Dias e Tyrone se enfrentaram nas Finais do NBB CAIXA 2017/2018 (Fotojump/LNB)

O norte-americano Tyrone possui uma história no basquete brasileiro, desde os tempos de Palmeiras até a passagem pelo time mogiano. Na equipe de interior paulista, o ala/pivô foi vice-campeão do NBB CAIXA 2017/2018, além de ter sido eleito o Melhor Pivô e o Melhor Estrangeiro da temporada.

Agora, no Minas Tênis Clube, o jogador de 31 anos está se adaptando ao novo time para conseguir retomar suas ótimas atuações dentro de quadra.

Lucas Dias, campeão com o CAP justamente na final contra Tyrone, está em sua segunda temporada no Sesi Franca Basquete. Vice-campeão do último campeonato, o ala/pivô foi eleito o Melhor Pivô da 11ª edição. Na atual competição, possui boas médias de 16,7 pontos, 6,6 rebotes e 17,4 de eficiência.

Devon Scott x Rafael Hettsheimeir

Dentro do garrafão, a disputa entre Devon Scott e Rafael Hettsheimeir promete ser bem acirrada. E com muitos pontos.

Em seu primeiro ano no Brasil, o norte-americano Scott já vem demonstrando que foi um grande acerto do time minastenista. Líder de eficiência da última Liga Argentina, o jogador de 25 anos é o quarto mais eficiente até aqui (21,1 por partida), além de contribuir com 15,9 pontos e 6,7 rebotes.

Devon Scott, do Minas, está dominando o garrafão do time minastenista (Guilherme Silva/Paulistano)

Do outro lado, Rafael Hettsheimeir já está consolidado no cenário brasileiro e é sempre um perigo para as defesas adversárias. Com seus 2,08m, o pivô consegue jogar tanto dentro da área pintada quanto fora, abrindo para arremessar dos 3 pontos, em que possui 37,8% de aproveitamento em sua carreira no NBB CAIXA. Ele tem médias de 10,9 pontos, 4,9 rebotes e 9,6 de eficiência na atual temporada.

Gui Deodato x Leonel Schattman

Chegou a hora de falar dos caras que vêm do banco para mudar as partidas. Os dois times possuem elencos recheados de opções, mas dois jogadores estão se destacando: Gui Deodato, pelo Minas, e Leonel Schattman, pelo Franca.

Gui Deodato, do Minas, está com boas médias vindo do banco (Washington Alves/LNB)

Campeão com o Bauru na temporada 2016/2017, Gui Deodato possui alguns prêmios individuais em sua carreira no NBB CAIXA: foi eleito duas vezes o Jogador Que Mais Evoluiu (2011/2012 e 2012/2013) e uma vez o Jogador Revelação (2011/2012). Em seu novo desafio no Minas, o ala possui o papel de sexto homem e vem cumprindo muito bem, com médias de 12,6 pontos, 4,6 rebotes e 14,2 de eficiência.

Já pelo time francano, aparece Leonel Schattman. Ex-jogador do Quimsa (ARG), o argentino especialista nos arremessos de 3 pontos está indo bem em sua primeira temporada no basquete brasileiro, com médias de 8,4 pontos, 2,7 rebotes e 44% nos chutes de longa distância.

Léo Costa x Helinho Garcia

Até o duelo dos treinadores é interessante. Isso porque os dois comandantes são nascidos na Capital do Basquete, em Franca (SP). Além disso, Léo Costa reencontrará seu irmão Pablo Costa (auxiliar de Helinho Garcia no time francano) dentro de quadra.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.