#JOGAJUNTO

Mais basquete

VALORIZAAS MINAS

06-07-2020 | 07:02
Por Liga Nacional de Basquete

Liderada por mulheres, campanha de divulgação da LBF mobilizou a comunidade do basquete de forma histórica

Não teve jogo de basquete e nenhuma notícia bombástica do esporte na última sexta-feira (03/07), mas a timeline da comunidade da bola laranja no Twitter estava fervendo. O motivo pelo qual os fãs, produtores de conteúdo e atletas twittaram freneticamente foi especial: a divulgação do perfil da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Iniciada no período da tarde, a campanha contou a união e dedicação de toda a comunidade de basquete, que fez uma verdadeira festa na timeline quando, às 3h15 da madrugada, a LBF atingiu a marca de 10 mil seguidores. Hoje, mais de 13 mil pessoas seguem a liga. O número não chegava a seis mil antes de tudo acontecer.

Nove mulheres foram as idealizadores e líderes desse movimento histórico: Ana Carolina Campos, Ellen Moreira, Júlia França, Malu Torres, Maria Franco, Mariana Dias, Victória Galle, Vitória Corrêa e Vitória Lêmos.

“Nós sempre conversamos sobre essa diferença que existe entre o basquete feminino e masculino, e no esporte em geral. No dia, o pessoal estava comentando sobre o NBB e eu entrei nos dois perfis. Fiquei apavorada com a diferença de seguidores. Levei isso para o grupo das meninas e depois eu também comentei no Twitter. Elas seguiram a ideia e a gente começou um mutirão para conseguir seguidores para a LBF”, contou Victória Galle.

“A gente nem falou com as pessoas, internamente. Elas viram os nossos tweets e começaram a divulgar. Depois veio o tweet do @everaldomarx, que foi uma grande ajuda. O engajamento no post dele foi incrível e então muitos outros perfis começaram a participar do movimento”, lembrou Malu Torres.

“O importante não foi só a LBF ter ganhado seguidores e a gente ter conseguido divulgar o nome da liga, mas foi especialmente dar reconhecimento às jogadoras. Elas foram extremamente simpáticas com a gente e vê-las felizes foi a parte mais gratificante”, ressaltou Ana Carolina Campos.

Para falar mais sobre a maravilhosa corrente de divulgação da LBF, o basquete feminino e a produção de conteúdo esportivo feita por mulheres, as idealizadores da campanha foram convidadas para participar do Podcast Território NBB. O episódio vai ao ar nesta terça-feira (07/07) e estará disponível nas principais plataformas digitais.