#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Mudou tudo

09-08-2013 | 04:10
Por Liga Nacional de Basquete

Após despontar na última temporada pelo Suzano, Rafa Moreira vira referência do Minas na disputa da LDB 2013 e projeta temporada na equipe de Belo Horizonte

Chegou e já virou referência: Rafa Moreira está com a moral alta no Minas na disputa da LDB 2013 (Bruno Spada/LNB)

O último ano foi um divisor de águas na carreira do jovem ala Rafa Moreira. Com boas atuações pelo Suzano/Cesumar/Campestre, tanto no NBB quanto na LDB, o jogador, de 21 anos, despontou para o cenário do basquete nacional. E o sucesso foi tanto, que o atleta foi contratado pelo Minas Tênis Clube para a temporada 2013/2014 do esporte da bola laranja no país.

O início da carreira de Rafa Moreira foi no Corinthians. Depois, o camisa 88 do time mineiro na disputa da LDB 2013 passou por Espéria, Guarulhos e Limeira. No clube do interior paulista fez parte da equipe campeã estadual 2008/2009. Na época, com apenas 17 anos, apenas viu astros como Nezinho, Shamell e Renato Lamas comandarem a conquista limeirense. Na sequência, problemas familiares fizeram com que o jogador voltasse a ficar mais próximo à família e o ala se mudou para Suzano.

A primeira passagem pela cidade da Região Metropolitana não teve muito destaque e Rafa novamente se aventurou no interior do Estado de São Paulo, desta vez com a camisa do Jacareí, mas a boa fase ainda estava por vir. O jogador retornou a Suzano para fazer parte do projeto da cidade de disputar o NBB. Se o desempenho da equipe no campeonato nacional não foi dos melhores, o garoto conseguiu mostrar seu potencial.

Na temporada 2012/2013 do NBB, Rafa apareceu bem e logo em sua primeira participação na maior competição nacional não fez feio: somou 9,1 pontos por jogo em pouco mais de 20 minutos em média em quadra. Porém, o maior destaque veio na LDB 2012. Com um ótimo desempenho, o ala foi um dos principais destaques da surpreendente campanha do Suzano no campeonato Sub-22, ao anotar 18,8 pontos e 7,0 rebotes por partida.

Dono de um jogo sólido, Rafa coleciona boas atuações na LDB 2013 (Bruno Spada/LNB)

“Tivemos muitas dificuldades durante a temporada. Mas não me deixei abalar com os problemas extra quadra e me mantive focado. Tive bons números no NBB e também consegui um bom desempenho na LDB. Foi então, que surgiu o interesse não só do Minas, mas como de outros clubes também. Optei pelo Minas porque sempre tive muita vontade de jogar aqui e sempre admirei muito a estrutura do clube. Para mim, sempre foi um sonho jogar em um time grande, que é o caso do Minas Tênis Clube. Foi uma oportunidade ótima que apareceu na minha carreira”, disse o jogador.

Após passar uma temporada em uma equipe com poucos recursos, Rafa agora tem a oportunidade de atuar em um dos maiores clubes da América Latina. Contratado também para integrar o elenco da equipe adulta do esquadrão de Belo Horizonte na disputa da sexta edição do NBB, o jogador está empolgado para “sugar” tudo que a estrutura de seu novo time possa oferecer.

“Eu tenho muito que agradecer ao pessoal de Suzano, o Cadum e até mesmo o Ratto. Eles me ajudaram muito a evoluir dentro de quadra e acrescentaram muita coisa dentro da minha vida profissional. Mas a estrutura que o Minas tem, não tem comparação com que o eu estava acostumado. Tanto dentro quanto fora da quadra, existem diversos profissionais que acompanham nosso dia-a-dia. Aqui eu tenho mais oportunidade de aperfeiçoar meus fundamentos. Sei que tenho muita coisa a melhorar e vou ter a oportunidade de treinar com o (Carlos) Romano, que é um cara bem detalhista, assim como o Cristiano, que está sempre pegando no meu pé para eu melhorar”, explicou.

Nascido em 1991, o jogador está em seu último ano na LDB. Depois de liderar o Suzano, ao lado do armador Jefferson Campos, atualmente no Helbor/Mogi das Cruzes, na última temporada, Rafa quer fazer bonito em sua despedida do campeonato de base. Até o momento, o Minas ocupa a segunda colocação na tabela de classificação, com apenas uma derrota em 14 partidas disputadas.

“O time está muito focado. Estamos trabalhando sempre forte para não nos acomodarmos com esse bom começo. O campeonato é longo e ainda tem muita coisa para acontecer. O time está com um ambiente muito bacana, então não tem muito o que falar. Temos que nos manter focados e não entrar no comodismo. Todo mundo aqui está buscando um lugar ao sol. Ninguém neste time conquistou nada ainda. Então, o nosso pensamento é que viemos para ficar e vamos atrás disso”, comentou Rafa.

Apesar de suas médias terem caído em relação à última edição da competição – neste ano, o jogador soma 10,5 pontos e 4,1 rebotes por partida -, o ala assumiu o papel de líder da equipe. Sempre sorridente e dono de uma humildade que impressiona, o jogador rapidamente ganhou o respeito de seus companheiros e da comissão técnica para se tornar referência da equipe na disputa da LDB 2013.

“O perfil dele de líder foi fundamental para a gente ir atrás dele. Além de ser um ótimo jogador, ele tem a experiência de já ter atuado até com certo protagonismo no NBB. Já tínhamos visto esse potencial de líder nele. Nosso time tem até a experiência de ter jogado torneios internacionais, garotos com passagens por Seleções Brasileiras de base, mas faltava esse líder. O Rafa é um cara muito sereno, que está o tempo todo querendo que os outros melhorem. Para fazer isso, ele não precisa brigar com ninguém e ele é um cara muito tranquilo nesse ponto”, elogiou o técnico Cristiano Grama.

Bastante elogiado pelo técnico Cristiano Grama, Rafa tem correspondido à altura em quadra (Bruno Spada/LNB)

Apesar de ser dois, três ou até quatro anos mais velho do que seus companheiros de time, Rafa não teve problemas para se entrosar com seus novos companheiros. Depois de ser rival da equipe de Minas Gerais na última edição da LDB, o atleta está empolgado com o bom ambiente do esquadrão de Belo Horizonte na disputa da competição nacional para atletas de até 22 anos de idade.

“(Quando recebi a proposta do Minas) Fiquei muito ansioso. Antes de fechar com o Minas, eu mal conseguia dormir. Eu joguei contra eles ano passado e perdi, mas admirei a união que esse time tem. Agora, eu posso ajudar eles e fazer parte deste time, que é bastante fechado e unido. Eu só tenho a agradecer cada um desse time. O time me abraçou e foi muito fácil a adaptação. O Cristiano também foi fundamental para que eu me adaptasse rapidamente. Desde a minha chegada, ele me deu total liberdade e isso ajudou muito na minha adaptação ao Minas”, comemorou Rafa.

E os elogios de Rafa ao técnico do Minas na LDB 2013 não são à toa. Cristiano sabe da importância do jogador no elenco e sua rápida adaptação surpreendeu o comandante do clube mineiro. Mesmo com apenas 21 anos, Rafa é o jogador mais velho do elenco e, além da diferença de idade, Rafa teve que se entrosar a um grupo que atua junto há praticamente três anos.

“Esse time está junto há praticamente três anos, com exceção do Henrique (Coelho), que veio ano passado. Ele conseguiu, mesmo sendo mais velho, entrar nas brincadeiras dos mais novos e ao mesmo tempo também puxar a orelha deles quando precisa. Fiquei muito satisfeito com essa postura dele e não esperava que isso fosse acontecer tão rapidamente. Em pouco tempo, ele fez com que todos no time acreditassem nele e esse é o grande diferencial. Ele não dá só exemplo dentro da quadra, mas também com atitudes fora das quatro linhas.”, afirmou Cristiano Grama.

Mesmo com a alta moral conseguida junto a seus companheiros e comissão técnica do time Sub-22, Rafa sabe que sua caminhada não será fácil para se firmar no Minas. O protagonismo na competição de base não será o mesmo na equipe adulta e o atleta sabe disso. Apontado pelo técnico Cristiano Grama como um dos jogadores mais dedicados do elenco mineiro, o ala sabe que boas atuações na LDB podem ajudar a conquistar espaço no elenco que disputará o NBB6.

“A LDB pode ser peça-chave para essa minha temporada. Meu papel no Sub-22 é um e eu sei que no adulto é outro. No adulto, vou ter que conquistar meu espaço e isso tudo vem com trabalho. Vou trabalhar muito no dia-a-dia, junto com meus companheiros, e a LDB é uma oportunidade imensa para eu aparecer ainda mais no cenário nacional. Eu acho que eu tenho que melhorar muita coisa, mas se tem uma coisa que nunca vai faltar para o Rafa é disposição. Isso é uma coisa que vem das minhas raízes. Nada na minha vida foi fácil e essa é a frase que eu vou levar para sempre”, concluiu o jogador.