#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NOVA TEMPORADA,NOVa marca

14-11-2020 | 09:21
Por Luís Araújo

Após marcar um triplo-duplo na estreia do São Paulo, Georginho falou sobre seu estilo de jogo e novo status dentro do NBB

O atual King of The Season do NBB estreou em grande estilo na temporada 2020/21. Na vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 107 a 61, Georginho aumentou sua coleção de triplos-duplos da carreira. Foram 21 pontos, 14 rebotes e 10 assistências para o armador em pouco mais de 30 minutos de ação.

Dá para dizer que ele começou esse campeonato exatamente de onde terminou o último. Algo que é notável, justamente por se tratar do atual MVP.

“Sei que agora tenho um status diferente e que as defesas podem estar mais focadas em mim, mas não vou mudar meu jogo. Eu me considero um bom passador, e tivemos a chegada a nosso time de três jogadores que têm um chute muito bom. Isso ajuda demais a abrir espaços”, disse Georginho.

“Na minha vida pessoal, o prêmio de MVP não mudou nada. Sou um cara muito humilde e sempre vou carregar isso comigo, não importa quantos títulos eu venha a conquistar. Mas dentro de quadra eu sei que estou deixando para trás aquele status de menino e me tornando um jogador mais estabelecido, de mais respeito dentro da liga.”

Uma atuação tão expressiva para abrir uma nova temporada do NBB é uma consequência do que Georginho estabelece como meta para a sequência da carreira: consolidar-se como um dos principais armadores do país para ter boas atuações também pela seleção brasileira.

No fim das contas, está tudo relacionado a algo que ele sempre cobra de si mesmo quando entra em quadra: intensidade.

“Sei que eu preciso aumentá-la ainda mais nessa temporada, dos dois lados da quadra, para poder chegar a um nível ainda mais alto”, comentou.

Georginho teve médias de 15,5 pontos, 8,7 rebotes e 7,4 assistências na temporada passada, quando foi MVP (Fotojump/LNB)

Sair de quadra com um triplo-duplo definitivamente não é mais uma experiência nova para Georginho. Na temporada passada, foram cinco ao longo dos 26 jogos que disputou. O conjunto de habilidades dele e as características físicas ajudam a explicar isso.

“Sou um jogador alto para a minha posição e trabalho muito minha capacidade atlética para poder ser mais dominante. Um armador precisa ter boa visão de jogo para passar a bola, e eu tenho bons chutadores ao meu redor. Então as assistências fluem naturalmente para mim. Por ser um armador mais alto, eu tenho alguma facilidade para pontuar em determinadas situações. E pela minha capacidade de salto, sempre ajudo nos rebotes. Nos dias em que essas três coisas funcionam, o triplo-duplo acontece”, disse.

Mas é algo em que Georginho nem pensa quando joga. As coisas acontecem naturalmente. Como consequência da forma como aborda cada partida.

“Eu tento ser ativo o tempo todo e contribuir ao máximo para o time. Às vezes acontece de acabar me destacando em outros fundamentos, como tocos e roubos de bola. O meu foco mesmo é manter minha intensidade alta para não passar despercebido quando estiver em quadra.”

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.