#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Não deu

14-09-2018 | 06:51
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil joga bem, mas acaba derrotado pelo Canadá nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2019; Seleção volta a jogar no domingo, em Goiânia

Leandrinho e Marcelinho Huertas foram bem, mas não conseguiram parar o Canadá, de Olynyk (FIBA/Divulgação)

A Seleção Brasileira lutou até o fim, mas não começou do jeito que queria a segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. Na noite desta quinta-feira (13/09), a equipe do técnico Aleksandar Petrovic teve um grande desafio contra o Canadá, fora de casa, e acabou derrotada, por 85 a 77.

Os destaques canadenses foram os três jogadores que atuam na NBA, que terminaram a partida com duplo-duplo: Kelly Olynyk (Miami Heat), com expressivos 20 pontos e 19 rebotes, o armador Corey Joseph (Toronto Raptors), que registrou 16 pontos e dez assistências, e o pivô Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers), autor de dez pontos e 12 rebotes.

+Confira as estatísticas completas da partida

Pelo Brasil, o ala Leandrinho Barbosa foi o maior pontuador do time, com 18 pontos. O armador Marcelinho Huertas também teve boa atuação e conseguiu um duplo-duplo de 14 pontos e 12 assistências. Em seu retorno ao selecionado brasileiro, Augusto Lima saiu de quadra com dez pontos e dez rebotes.

O jogo começou bem equilibrado, com as duas equipes alternando a liderança do placar. O primeiro quarto terminou em 22 a 19 para o Canadá. No segundo período, as bolas de 3 pontos dos donos da casa começaram a cair e o placar foi ficando cada vez mais favorável aos canadenses – 41 a 33 no intervalo.

Na volta dos vestiários, a Seleção Brasileira até esboçou alguns momentos de reação, mas os arremessos de longa distância fizeram a diferença: enquanto os brasileiros tiveram baixo aproveitamento (5/20 – 25% de aproveitamento), os canadenses foram extremamente precisos (14/32 – 43,75% de aproveitamento), com destaque para o ala Aaron Best (4/5 nos 3 pontos).

O grupo comandado por Aleksandar Petrovic tentou reverter o cenário de todas as formas, mas não teve jeito, e a vitória ficou com o Canadá, por 85 a 77.

“Foi um jogo muito disputado do início ao fim e, infelizmente, não tivemos a tranquilidade de manter o ritmo que tivemos no começo da partida. No final eles acabaram abrindo uma vantagem maior com as bolas de três e isso nos deixou sem reação. O objetivo agora é entender o que precisamos fazer nesse momento para que não haja esses erros novamente”, disse Anderson Varejão, autor de dez pontos no confronto.

A derrota deixou o Brasil na terceira colocação do Grupo F, com cinco vitórias e duas derrotas (71,4%). Já o Canadá assumiu a liderança do grupo, com campanha de seis triunfos e apenas um resultado negativo (85,7%).

+Confira a classificação completa dos grupos das Eliminatórias 

Vale lembrar que os três primeiros colocados dos Grupos E e F garantem a classificação para o mundial do ano que vem. Além deles, o melhor quarto colocado fica com a sétima e ultima vaga do continente americano.

A Seleção Brasileira volta a entrar em quadra no próximo domingo (16/09), às 21 horas, contra as Ilhas Virgens, em Goiânia (GO), com transmissão ao vivo do SporTV.

Confira os próximos jogos do Grupo E das Eliminatórias:

16/09 (Domingo)

18h – Venezuela x República Dominicana

21h – Brasil x Ilhas Virgens – transmissão do SporTV

17/09 (Segunda-feira)

20h – Chile x Canadá