#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Nas cabeças do Mundial

28-08-2014 | 04:03
Por Liga Nacional de Basquete

Com dez jogadores, NBB é a 6ª liga nacional com mais atletas na Copa do Mundo; basquete brasileiro tem número recorde de representantes em Mundiais desde 2002

O basquete brasileiro vive grande momento e está em alta inclusive em nível internacional. A prova disso é o alto número de jogadores que disputam o NBB presentes na Copa do Mundo da Espanha 2014. Dez atletas, divididos em três seleções – Brasil, Argentina e República Dominicana –, representarão o principal campeonato do Brasil no Mundial.

Em relação à última temporada do NBB, estarão presentes no Mundial o argentino Laprovittola (Flamengo), o dominicano Ronald Ramon (Winner/Limeira), e os brasileiros Larry Taylor e Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru), e Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília). Já os recém-chegados Walter Herrmann (Flamengo) e Marcos Mata (Vivo/Franca), da Argentina, e o pivô brazuca Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru), disputarão a sétima edição do NBB e também representam a liga brasileira na Copa do Mundo.

Esse número deixa o basquete brasileiro em uma posição altamente privilegiada no ranking das ligas que estão no Mundial. Ao todo, 37 campeonatos nacionais, de 33 países diferentes, estarão presentes na Copa do Mundo da Espanha, e o NBB, com dez representantes, ocupa a sexta colocação entre todas as ligas, ao lado da PBL, liga russa, que tem a mesma quantidade de atletas.

NBB será representada por 10 jogadores no Mundial da Espanha e é a sexta liga com mais atletas na competição (Montagem/LNB)

Ramon, Alex, Laprovittola e Marquinhos serão alguns dos representantes do NBB no Mundial (Montagem/LNB)

Nesta lista, o NBB fica atrás apenas da famosa NBA (EUA), que conta com 51 jogadores, de 19 das 24 seleções presentes no Mundial, da TBL (Turquia), com 27 representantes de nove seleções, da Liga ACB (Espanha), que terá 24 atletas de 11 selecionados diferentes, da Superleague (Irã), com 12 atletas, sendo que 11 são da própria seleção iraniana e um de Senegal, da BSN (Porto Rico), que terá 11 jogadores de três países diferentes, e da PBL (Rússia), que assim como o NBB, terá dez representantes na Copa do Mundo 2014.

Algumas ligas com alto número de jogadores no Mundial não foram levadas em consideração no levantamento, pois suas seleções, algumas de menos expressão, não tem jogadores atuando por equipes estrangeiras, caso de Coréia do Sul e Egito. Além de outras que jogam com praticamente o time inteiro de sua liga nacional, como Irã, Filipinas, Angola e Turquia, selecionados que usarão 11 atletas “caseiros” no grupo de 12 presentes.

Criado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em 2008, o NBB terá mais representantes no Mundial do que algumas ligas fortíssimas, algumas oriundas de seleções mais bem colocadas que o Brasil no ranking mundial da FIBA, como as ligas nacionais da Argentina, Lituânia, Grécia, França e Austrália, além dos tradicionais campeonatos da Sérvia, Alemanha, Itália e Israel, do atual campeão europeu Maccabi Tel Aviv, adversário do Flamengo na Copa Intercontinental.

Confira o Top 10 de ligas nacionais presentes na Copa do Mundo da Espanha:

1ª – NBA (EUA): 51 jogadores – 19 seleções
2ª –TBL (Turquia): 27 jogadores – 9 seleções
3ª – Liga ACB (Espanha): 24 jogadores – 11 seleções
4ª – Superleague (Irã): 12 jogadores – 2 seleções
5ª – BSN (Porto Rico): 11 jogadores – 3 seleções
6ª – NBB (Brasil): 10 jogadores – 3 seleções
7ª – PBL (Rússia): 10 jogadores – 6 seleções
8ª – NCAA (EUA): 8 jogadores – 5 seleções
9ª – Pro A (França): 7 jogadores – 4 seleções
10ª – Prva Liga (Sérvia): 7 jogadores – 3 seleções

Seleção Brasileira irá para o Mundial com metade dos jogadores atuando no NBB (Divulgação/CBB)

Seleção Brasileira disputará o Mundial da Espanha com seis jogadores do NBB (Divulgação/CBB)

Com presença inédita de estrangeiros, NBB bate recorde

O número de atletas que atuam no basquete brasileiro na Copa do Mundo 2014 é o maior das últimas quatro edições da competição. Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir (Bauru), Marcelinho Machado e Marquinhos (Flamengo), e Guilherme Giovannoni (Brasília), são os representantes do NBB na Seleção Brasileira que está na Espanha para o Mundial.

Na última edição da Copa do Mundo de Basquete, realizada na Turquia, em 2010, o NBB teve seis representantes, todos eles da Seleção Brasileira – Marcelinho (Flamengo), Alex Garcia, Nezinho e Guilherme Giovannoni (Brasília), Murilo Becker (São José) e Raulzinho Neto (Minas).

No Mundial de 2006, sediado no Japão, o basquete brasileiro, que tinha como liga principal o Campeonato Brasileiro (CBB), foi representado por cinco dos 12 atletas que compuseram o grupo – Nezinho e Alex (COC/Ribeirão Preto), Murilo (Franca), Estevam (Uberlândia) e André Bambu (Joinville)

Já na edição de 2002, a Seleção Brasileira foi à quadra no Mundial de Indianápolis (EUA) com oito atletas de equipes que participavam do Campeonato Brasileiro (CBB) – Leandrinho (Bauru), Marcelinho (Fluminense), Alex (COC/Ribeirão), Helinho (Vasco da Gama), Sandro Varejão (Ajax), Vanderlei Mazzuchini (Bauru), Demétrius (Minas) e Rogério Klafke (Vasco da Gama).

Marcelinho, que vai para seu 5º Mundial na carreira, contra o argentino Mata, do Franca,  outra presença confirmada na Espanha (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Marcelinho, que vai para seu 5º Mundial na carreira, contra o argentino Mata, do Franca, outra presença confirmada na Espanha (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Assim como em 2010, a Seleção Brasileira irá para a Copa do Mundo 2014 com seis atletas que disputam o NBB – Marcelinho e Marquinhos (Flamengo), Larry Taylor, Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir (Bauru), e Guilherme Giovannoni (Brasília). Porém, pela primeira vez em toda a história, uma liga brasileira será representada por atletas estrangeiros no Mundial: o dominicano Ronald Ramon (Limeira), e os argentinos Laprovittola e Herrmann (Flamengo) e Mata (Franca).

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília