#JOGAJUNTO

Mais basquete

NBA escolar

05-04-2017 | 12:19
Por Liga Nacional de Basquete

Com participação de Marquinhos, Draft da jr. nba league é realizado em São Paulo e escolas conhecem franquias que representarão; torneio terá início dia 25/04

Cada uma das 30 escolas participantes representará uma franquia da NBA no torneio (Wander Roberto/Inovafoto/NBA Brasil)

A NBA apresentou, na noite da última terça-feira (04/04), no auditório do Colégio Albert Sabin, em São Paulo, a primeira edição brasileira da jr. nba League, liga escolar de basquete que vai reunir 450 jovens de 30 colégios da capital paulista em uma disputa nos moldes da NBA.

Sucesso em mais de 20 países do mundo como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, entre outros, a jr. nba League será disputada pela primeira vez no Brasil e acontecerá entre os meses de abril e junho. A disputa contará com garotos de 12 a 14 anos (nascidos até 2003) e não federados.

“O esporte tem um papel muito importante na formação, na educação dos jovens, ajudando a moldar o caráter, a desenvolver conceitos como liderança, respeito e trabalho em equipe, como uma extensão da educação escolar. São valores que se leva para o resto da vida e a NBA acredita muito nessa combinação basquete e ensino”, disse Arnon de Mello, vice-Presidente da NBA para a América Latina)

“Hoje, a plataforma jr. nba está em mais de 50 países, alcançando cerca de 12 milhões de meninos e meninas. Estamos muito felizes de lançar a primeira edição da jr. nba League no Brasil, em ter toda essa garotada reunida em torno do esporte, um projeto que começa agora, com a intenção de ser um dos pilares da liga no país”, completou de Mello.

Marquinhos sorteou as equipes da NBA para as 30 escolas (Wander Roberto/Inovafoto/NBA Brasil)

Um dos principais nomes do basquete brasileiro na atualidade, o ala Marquinhos, do Flamengo, foi convidado pela organização e foi o responsável pelo sorteio que definiu a franquia da liga norte-americana que cada escola irá representar. Entre 2006 e 2008, o atual MVP do NBB CAIXA atuou na NBA, com a camisa no New Orleans Hornets.

No próximo sábado (08/04), os atletas participarão do Draft Combine, no Ginásio do Colégio Salesiano. Neste dia, todos os jogadores serão submetidos a testes e avaliações de fundamentos e habilidades, assim como acontece nos Estados Unidos com os calouros após suas escolhas no Draft.

Seguindo o modelo da temporada da NBA, a competição na jr. nba League será dividida em três etapas: temporada regular (cinco sedes com seis equipes cada, nos dia 25/04, 27/04, 04/05, 06/05, 11/05, 13/05 e 18/05).), playoffs (com as duas melhores classificadas de cada grupo, nos dias 20/05 e 27/05) e o Final Four, no dia 03/06.

A jr. nba League tem como parceiros Gatorade ®, Sucrilhos ®, New Era e Pingüinos (Bimbo). A Kelogg’s é a marca de cereal oficial da NBA na América Latina e participará da jr. nba League no Brasil com o produto Sucrilhos ®, que estimula a prática esportiva.

Como uma das contrapartidas do campeonato, a NBA vai entregar às escolas sedes de jogos um kit completo de material, incluindo bolas, além da realização de clínicas ministradas por técnicos capacitado pelo projeto jr. nba. Os colégios onde serão realizados o Draft e o Draft Combine receberão ainda palestras com profissionais e também executivos do escritório brasileiro da liga.

Como premiação, a organização da jr. nba League vai oferecer um troféu ao ‘MVP’ (Melhor Jogador) do torneio e anéis aos campeões, assim como é feito na NBA.

Confira abaixo como ficaram as escolas após o Draft da jr. nba League:

Albert Sabin – Oklahoma City Thunder
Escola Morumbi – Portland TrailBlazers
Mackenzie Tamboré – Cleveland Cavaliers
Escola Castanheiras – Detroit Pistons
Fundação Bradesco – Brooklyn Nets
GDV – New York Knicks
Miguel de Cervantes – Phoenix Suns
Santo Américo – Charlotte Hornets
Graded School – Sacramento Kings
Pentágono Morumbi – Chicago Bulls
Humboldt – Washington Wizards
Certus – Boston Celtics
Salesiano Santa Teresinha – Los Angeles Clippers
Jardim São Paulo – Minnesota Timberwolves
Mater Amabilis – Denver Nuggets
Colégio Amorim – Los Angeles Lakers
Estrela Sirius – Houston Rockets
Rio Branco Higienópolis – Atlanta Hawks
Eduardo Gomes – Dallas Mavericks
São Francisco Xavier – Indiana Pacers
Notre Dame – Milwaukee Bucks
Marista Arquidiocesano – San Antonio Spurs
Emilie De Villeneuve – Utah Jazz
Vicentinos – Orlando Magic
Dante Alighieri – Philadelphia 76ers
Bandeirantes – New Orleans Pelicans
Etapa – Toronto Raptors
Stella Maris – Miami Heat
Saint Paul’s – Memphis Grizzlies
Santi – Golden State Warriors