#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O que rolouaté aqui

30-11-2021 | 11:09
Por Liga Nacional de Basquete

Após pausa devido data FIBA, NBB 2021/2022 retorna nesta quarta-feira. Confira um raio-x da competição até aqui

Após um mês do primeiro confronto da temporada 2021/2022 do NBB, emoção foi o que não faltou para o fã de basquete. Em uma temporada marcada pela volta do público aos ginásios, já foram tantas histórias contadas nos primeiros momentos do campeonato que só resultaram no aumento da expectativa para o desenrolar dos próximos capítulos.

Depois de 10 dias sem jogos do NBB (data FIBA), o campeonato retorna já nesta quarta-feira (02/12). Como forma de aquecimento para essa retomada, listamos os principais da competição até aqui. Confira:

Com Franca imparável, NBB tem briga acirrada pela Copa Super 8

O topo da classificação do NBB 2021/2022 está reservado para uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro. O Sesi Franca disputou oito partidas na competição e saiu vitorioso em todas elas – até aqui, os francanos são os únicos que não conheceram o sabor da derrota na na temporada.

”Temos um grupo de caras que vem e trabalha todos os dias para melhorar. Acho que o mais importante é que não ficamos satisfeitos com a nossa posição e também sabemos que há espaço para melhorias”, analisou o ala David Jackson.

Um dos clubes fundadores da Liga Nacional de Basquete (LNB), a equipe do interior paulista disputou todas as temporadas do NBB. Nessa, em especial, o clube obteve o seu melhor início na história – em 2019, os francanos chegaram a vencer os sete primeiros jogos, mas acabaram perdendo o oitavo embate.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


Com apenas uma derrota, Flamengo (2º) e Minas (3º) também aparecem na parte de cima da classificação. Do lado do rubro-negro carioca, a forte rotação imposta sobre os comandados por Gustavo De Conti impressiona, com o protagonismo sendo dividido por todos os jogadores do elenco. Já na equipe mineira, a intensidade na transição, principalmente com peças como Gui Santos, Gui Deodato e Shaq Johnson, tem dado ao time minastenista.

Um pouco mais abaixo na tabela, São Paulo (4º) e Bauru (5º) aparecem na classificação com o mesmo desempenho: cinco vitórias em sete jogos. De um lado, o Tricolor do Morumbi começou o NBB com duas amargas derrotas (Flamengo e Cerrado) e se recuperou, na sequência, com cinco triunfos consecutivos. Do outro, o Bauru, também com cinco vitórias, conheceu o sabor da derrota em confrontos contra times da ponta da tabela: Franca, ainda na primeira rodada, e São Paulo, antes da pausa devido à data FIBA.

Completando os oito primeiros da tabela, três equipes mantiveram 50% de aproveitamento e, caso a Copa Super 8 SKY fosse hoje, estariam classificadas para a Copa Super 8 SKY: Caxias Basquete (6º), Unifacisa (7º) e Mogi Basquete (8º).

+ Confira a classificação completa do NBB

MVP em boa fase, veterano em destaque e Caboclo dominante: os líderes em estatísticas até aqui

King Of The Season (oferecido por Budweiser) do NBB 2020/2021, Lucas Mariano segue com grandes atuações na elite do basquete brasileira. Agora no Franca, o pivô vem tendo um início de temporada mágico. Até aqui, o jogador é o cestinha da competição com 19,8 pontos de média nas oito vitórias. Além da alta média de pontuação, o francano é o 5º jogador mais eficiente da competição, com 20,3 de média no quesito.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Logo atrás de Lucas Mariano outros quatro nomes fecham o Top 5 cestinhas até o momento no NBB 2021/2022. São eles: Larry Taylor (19.8 pontos por jogo), Marquinhos  (18.7 pontos por jogo), David Jackson (18.5 pontos por jogo) e Bruno Caboclo (18.4 pontos por jogo).

Já quando o assunto é assistência, temos um bom e velho conhecido do fã de basquete em destaque no quesito. O ala Alex Garcia, do Bauru, vem usufruindo de toda sua experiência e é o maior passador do NBB 2021/2022: são 7,5 assistências por jogo do ‘Brabo’. Completam o Top 5: Elinho (6,9 de média), Yago (6,6), Georginho (6,4) e Alexey (6,3).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Já nos rebotes, uma jovem promessa vem se tornando realidade no basquete brasileiro: o pivô Dikembe. Tri-MVP da Liga de Desenvolvimento (LDB), o jogador lidera o ranking dos maiores reboteiros do NBB 2021/2022 – são 9.3 por jogo. Logo atrás, figura a dupla Ronald (9,1 rebotes por jogo) e Gemerson (9,0 rebotes por jogo), do BRB/Brasília Basquete. Encerrando a lista dos cinco primeiros temos Bruno Caboclo, do São Paulo, e Ansaloni, do Fortaleza BC – os dois detém 8.8 rebotes de média.

Um dos reboteiros do campeonato e grande nome do São Paulo nesta temporada, Bruno Caboclo começou o NBB 2021/2022 em grande estilo. Prova disso é que o jogador é o atleta mais eficiente da competição, com 22,6 no índice. O impacto do ala/pivô é tão grande que o São Paulo ainda não perdeu ainda com ele em quadra – o jogador esteve fora nas duas derrotas do São Paulo nas duas primeiras rodadas.

Ainda sobre os jogadores mais eficientes da temporada até aqui, Larry Taylor é o segundo colocado com 21,3 de eficiência. Na sequência temos o trio do Sesi Franca finaliza o ranking em sequência: Georginho (20,5), David Jackson (20,4) e Lucas Mariano (20,3).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Diferencial! De volta, torcedores aumentam emoção nos ginásios

Uma das maiores diferenças da última temporada do NBB para essa é, com toda certeza, o clima das partidas. Com a flexibilização das restrições devido ao avanço da vacinação no país, os ginásios voltaram a receber torcedores depois de quase dois anos de pausa e jogos sem torcida. Isso, sem sombra de dúvidas, não só trouxe de volta o contato entre torcedores e jogadores, mas também a emoção de sempre nas partidas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Além da possibilidade de assistir jogos apertados e decididos nos últimos minutos, enterradas impressionantes e grandes jogadas, o fã também voltou a presenciar atrações nos intervalos dos jogos, como foi na Arena BRB/Nilson Nelson, em Brasília, que recebeu uma apresentação do Hungria Hip Hop no intervalo da partida entre a equipe e o Pinheiros.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.

Confira os jogos da semana no NBB 2021/2022

01/12

19h – Pato Basquete x Fortaleza Basquete Cearense – ao vivo no Youtube do NBB

19h30 – Paulistano x Cerrado Basquete

20h – Mogi Basquete x Unifacisa – ao vivo na TV Itararé

20h30 – Corinthians x Brasília – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB

02/12

19h30 – Bauru x Pinheiros

20h – Minas Tênis Clube x Sesi Franca – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB e na Rede Família

20h – Flamengo x Rio Claro Basquete – ao vivo no Youtube do NBB

20h30 – União Corinthians x São Paulo

03/12

19h – Corinthians x Cerrado – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB

19h30 – Paulistano x Brasília

20h – Mogi Basquete x Fortaleza Basquete Cearense

20h30 – Pato Basquete x Unifacisa – ao vivo no Youtube do NBB

04/12

16h10 – Flamengo x Sesi Franca – ao vivo na TV Cultura

17h – Minas Tênis Clube x Rio Claro Basquete

18h – Caxias Basquete x São Paulo – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB