#JOGAJUNTO

LNB / NBB

Liveespecial

02-06-2020 | 08:51
Por Liga Nacional de Basquete

Live no Facebook do NBB reunirá Gui Deodato, Gustavo Basílio, Mathias e o técnico Léo Figueiró para debate sobre movimento de luta contra o racismo

É hora de dar voz a quem faz parte da luta. Em um momento em que o combate ao racismo está em pauta no mundo, o NBB fará uma live com quatro personagens importantes do basquete brasileiro sobre o movimento #VidasNegrasImportam, nesta quarta-feira (03/06), às 19 horas (de Brasília), ao vivo no Facebook do NBB.

Os atletas Gui Deodato (Minas), Gustavo Basílio (Pato Basquete) e Thiago Mathias (Basquete Cearense) e o técnico Léo Figueiró (Botafogo) participarão do debate ao vivo, que será mediado pelo jornalista Rodrigo Bussula, produtor de conteúdo da equipe de comunicação do NBB.

A ação tem como objetivo dar voz a quatro figuras do NBB que participam ativamente do movimento de luta contra o racismo no Brasil. Eles falarão sobre suas visões, contarão experiências e debaterão todos os assuntos que cercam o tema.

Gui Deodato, inclusive, participou do manifesto do NBB no último Dia da Consciência Negra, ao lado de Kyle “Zoom” Fuller, do Corinthians.

Na mesma época, Gui Deodato, Gustavo Basílio, Mathias e outros atletas fizeram um gesto em alusão ao movimento de luta racial antes de arremessar o lance livre:

View this post on Instagram

Quando fui perguntado pelo reporter sobre a importância do Dia da Consciência Negra, no primeiro instante me veio a cabeça nomes como Martin Luther King, Malcolm X, Obama ou até mesmo estrelas do meu esporte, como Lebron James, Kobe Bryant ou Michael Jordan. Mas preferi comentar sobre os ensinamentos da minha mãe, porque nossa realidade é outra. O negro brasileiro vive em uma realidade diferente. E a metade não negra do país precisa conhece-la. Acredito que o esporte é arma poderosa na conscientização de todas as causas, principalmente o basquete, que é o sonho de várias crianças pretas que, como eu, sonham em viver pelo que amam. Espero que minha fala possa ajuda-los a entender melhor sobre nosso país e nossos irmãos. Não podemos e nem vamos fechar os olhos para esse assunto, seguimos forte na luta! ✊🏿 #blacktothefuture #ojogoqueaindanãoacabou #4p #consciencianegra #resistencia

A post shared by Gustavo Basilio (@gubasilio) on

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.