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NBB Caixa

"Boom" digital

09-11-2020 | 09:07
Por Liga Nacional de Basquete

Live de 9 horas, Twittaço e recordes no TikTok: NBB lança campanha #NossoBasquete e mostra força no digital no dia antes da abertura do campeonato

A bola ainda não subiu, mas o NBB já mostrou sua força em outro âmbito fora das quatro linhas: as mídias sociais. No dia que antecedeu a rodada de abertura da temporada, os perfis oficias do maior campeonato de basquete do país tiveram um “boom”, principalmente pela realização da Super Live de lançamento da temporada e também pela apresentação da campanha #NossoBasquete.

Em outras palavras, o sucesso dessa segunda-feira (09/11) marcou a superação de todos os obstáculos causados pela pandemia e ressaltou ainda mais a força da comunidade do basquete no Brasil, que abraçou a causa, se mobilizou deu um verdadeiro show de interação e união nas redes. Dá uma conferida no que rolou:

Nova campanha

A campanha #NossoBasquete visa valorizar a influência e a relevância do basquete no Brasil. Valorizar o que é nosso: tradições, ídolos, origens, histórias e glórias. Esse é o basquete que temos que exaltar. Não à toa, a mensagem final do vídeo institucional é: “basquete gringo é bom demais, mas o NBB é nosso!”

O movimento conta com uma identidade visual baseada em traços brasileiros, como arte a vernacular, e também da cultura do hip-hop, que possui uma forte associação à cultura do basquete. Aliás, esse também é um dos objetivos da campanha: ressaltar o basquete como estilo de vida – coisa que poucos esportes têm.

Twittaço e Trending Topics

Para aumentar ainda mais o “buzz” da nova campanha, fizemos um “Twittaço” com objetivo de engajar a comunidade do basquete a colocar a hashtag #NossoBasquete nos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter.

Dito e feito! A mobilização teve início às 13 horas e, menos de três horas depois, a hashtag já aparecia como quarto termo mais mencionado na rede social. Sim! Foram feitos inúmeros posts pelo perfil do NBB estimulando fãs a interagirem sobre assuntos que só o nosso basquete tem.

Um dos melhores exemplos foram fãs respondendo um dos posts com selfies tiradas com os jogadores do NBB, coisa que quem ama basquete no Brasil só conseguiria aqui, em terras tupiniquins, e não nas quadras gringas.

Outro exemplo foram os perfis que produzem conteúdo sobre basquete. Estimulamos o público a dizer quais eram os @ preferidos deles. Não importa quem foi mencionado mais vezes: o que realmente importou foi a mobilização em prol de uma classe que se desdobra diariamente para falar de NBB nas timelines.

E as jogadas que a gente só vê por aqui? Também entraram na onda…

Vários perfis entraram na onda. Clubes, fãs, perfis de conteúdo e até a NBA Brasil. O engajamento foi altíssimo e a mobilização foi concluída com o máximo sucesso.

A Super Live

Em paralelo ao lançamento da campanha, foi realizada a Super Live de Lançamento do NBB 2020/2021, transmitida ao vivo no Facebook e, pela primeira vez, no TikTok do NBB. Com nove horas de duração, sem pausas, o evento trouxe análises e entrevistas dos 16 times que disputarão a nova temporada, com presença do técnico e um jogador de cada equipe.

Os responsáveis pela condução da live foram os narradores e comentaristas das transmissões do NBB. Essa operação envolveu nada menos que 16 atletas, 16 treinadores, oito convidados especiais e 12 apresentadores se revezando em turnos de times. O resultado? Sucesso total!

No Facebook, mais de 10 mil usuários únicos assistiram à live, que teve alcance estimado de mais de 30 mil pessoas. Já no TikTok, a primeira experiência do NBB com lives na plataforma colaborou para um verdadeiro “boom” de ganho de visualizações e seguidores.

O “boom” do TikTok

Só nesta segunda-feira, a conta do NBB no TikTok ganhou quase 30 mil seguidores, saindo de 77.3 mil para incríveis 105.3 mil. Com isso, ultrapassamos perfis robustos como o da FIBA e ficamos próximos de bater a Liga ACB (106.4 mil seguidores), o que consolidaria o NBB como terceira maior liga de basquete do mundo no TikTok – atrás apenas de WNBA (718 mil seguidores) e NBA (11.9 milhões).

Além da live, também foi lançada a primeira campanha oficial do NBB na plataforma: a #SobeABola. Em parceria com o TikTok, o NBB teve sua primeira hashtag em destaque no “Descubra” da rede. O conceito da campanha consiste em uma transformação: quando a bola sobe, você tem que estar pronto para o jogo! O beat da campanha foi feito pelo beatmaker Nolly Reis (@nollyreis).

Os vídeos da campanha ganharam um enorme alcance. Um deles, inclusive, ultrapassou a marca inédita de 2 milhões de visualizações – um recorde absoluto do NBB na rede. Somados, os vídeos publicados pelo perfil do NBB com a hashtag #SobeABola tiveram mais de 3 milhões de views – até o momento da publicação da matéria.

@nbboficialQuando ##SobeABola o Jack está pronto! Mas não antes de tomar os cuidados necessários! Que exemplo 🥰🥰🥰 ##nbb ##basquete @basqueteunifacisa♬ Sobe A Bola – NBB

Vale ressaltar que o TikTok é parceiro de conteúdo do NBB e, além de todo o acompanhamento e suporte nas estratégias de conteúdo, realizou dois Workshops para o ecossistema do NBB: um para os clubes e outro para os produtores de conteúdo de basquete.

Vai subir a bola!

Chegou a hora! A temporada 2020/2021 do NBB será aberta nesta terça-feira (10/11), com dois jogos no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ): Campo Mourão x Fortaleza Basquete Cearense, às 17 horas, com transmissão ao vivo do DAZN, e Flamengo x Minas Tênis Clube, às 20 horas, com exibição ao vivo dos canais ESPN.

+ Tabela de jogos completa do NBB 2020/2021

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.