#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Ninguém tira

06-03-2015 | 10:33
Por Liga Nacional de Basquete

Marcelinho Machado iguala próprio recorde, supera Eric Tatu na grande final e fatura bicampeonato no Torneio dos 3 pontos

Não tem pra ninguém. Maior cestinha e recordista em bolas de 3 pontos na história do NBB, Marcelinho Machado fez chover no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), igualou seu próprio recorde (23 pontos) na decisão contra Eric Tatu, do Rio Claro, e conquistou o bicampeonato do Super Desafio BRA dos 3 pontos do Jogo das Estrelas 2015.

Curiosamente, o capitão do Flamengo superou Eric Tatu na grande final pelo mesmo placar de seu último título, na temporada passada, em Fortaleza (CE), quando venceu o ala/pivô Jefferson William, então atleta do São José/Unimed e hoje do Paschoalotto/Bauru, por 23 a 10, repetindo também a maior diferença de pontos já registrada em uma final do torneio.

“Primeiramente eu fico muito feliz em participar dessa festa do basquete brasileiro. Franca é uma cidade que merece tudo isso, por estar com ginásio lotado, com todo mundo participando, seja batendo palma, seja vaiando, mas o que importa é participar. Fico feliz por ter vencido, mas hoje o que valeu mais foi a festa”, disse o bicampeão Marcelinho.

Com a indiscutível conquista, o ala de 39 anos se igualou a Fernando Fischer, do Basquete Cearense, como maior campeão da história da competição de arremessos da linha dos 3 pontos, com dois títulos cada – Fischer foi campeão na primeira (2009) e terceira (2011) edições da disputa.

“Sempre fui um atleta muito competitivo, por isso conquistei muitas coisas na minha carreira, e isso a gente não perde. Hoje eu cheguei aqui não tão bem preparado como no ano passado, mas eu já estava competindo. Na minha cabeça, eu estava competindo para ganhar”,  disse Marcelinho Machado.

O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, adidas, Spalding e TAM.

Apesar de ter sido seu segundo, o título de Marcelinho Machado em 2015 teve algo inédito. Pela primeira vez um vice-líder da etapa eliminatória se sagrou campeão do Torneio dos 3 pontos, já que em todas as seis edições anteriores o campeão foi o atleta que cravou a melhor marca da primeira fase.

Mesmo tendo sido vice-campeão, Tatu pode deixar o Ginásio Pedrocão muito orgulhoso. O armador do Rio Claro, que não tem como principal especialidade o arremesso longo, registrou 22 pontos na primeira fase a segunda maior marca da história do torneio, com incrível aproveitamento de 80% nos tiros (20 certos em 25 chutados), atrás apenas da marca do próprio Marcelinho Machado em 2014, quando acertou 21 dos 25 chutes na grande final (84,0% de aproveitamento).

A fase eliminatória do Torneio dos 3 pontos 2015 foi bastante acirrada. Até as atuações de Tatu e Marcelinho Machado, que foram os dois últimos da primeira etapa, a disputa estava totalmente em aberto, entre Ronald Ramon, da Winner/Limeira, (16 pontos), e o jovem Lucas Dias, do Pinheiros/SKY e o ala Guilherme Filipin, do Mogi das Cruzes/Helbor, ambos com 17 pontos.

No entanto, Tatu e Marcelinho deram um banho de água fria nas esperanças dos três competidores ao registraram 22 e 20 pontos, respectivamente, e avançaram diretamente à decisão. O representante da casa, Marcos Mata, por sua vez, não teve a mesma sorte dos outros competidores e anotou apenas seis pontos, a pior marca de toda a história do Torneio dos 3 pontos do NBB.

Outro que também não se classificou foi o ala norte-americano Robert Day, que participou pela terceira vez do torneio e foi eliminado na fase classificatória com 13 pontos. No entanto, mesmo não indo à decisão, Day não passou em branco na disputa e homenageou seu companheiro de equipe Jefferson William com uma faixa na cabeça escrito #ForçaJefferson. Jefferson rompeu o Tendão de Aquiles e se submeteu a uma cirurgia, o que o deixou da fora de temporada e consequentemente do Jogo das Estrelas 2015, onde participaria também do Torneio de 3 pontos, dando assim lugar a Robert Day.

Confira as pontuações dos atletas do Super Desafio BRA dos 3 pontos:

Fase eliminatória:

– Jamaal Smith (Macaé Basquete) – 12 pontos
– Marcos Mata (Franca Basquete) – 06 pontos
– Ronald Ramon (Winner/Limeira) – 16 pontos
– Lucas Dias (Pinheiros/SKY) – 17 pontos
– Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 13 pontos
– Guilherme Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor) – 17 pontos
– Eric Tatu (Rio Claro Basquete) – 22 pontos
– Marcelinho Machado – 20 pontos

Final:

– Marcelinho Machado (Flamengo) – 23 pontos
– Eric Tatu (Rio Claro Basquete) – 10 pontos