#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Nível altíssimo

06-03-2015 | 11:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com seis dos oito participantes convodados para o Jogo das Estrelas, Desafio de Habilidades está recheado de estrelas e com jogadores do mais alto escalão

Após desbancar o até então único vencedor do Torneio de Habilidades, o armador Fernando Penna, em 2014, Nezinho agora é o homem a ser batido. Nesta sexta-feira (06/03), direto do Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), o camisa 23 da Winner/Limeira colocará seu título em jogo diante de sete desafiantes do mais alto nível. O Super Desafio BRA de Habilidades terá cobertura ao vivo dos canais SporTV, a partir das 19 horas (de Brasília).

O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, Adidas e TAM.

“Tenho certeza que novamente será uma disputa muito legal. Gosto de participar desse tipo de brincadeira, mas é claro que eu vou entrar em quadra tentando me manter como campeão. Porém, o importante mesmo é aproveitar esse linda festa do basquete brasileiro”, declarou Nezinho, atual campeão do Desafio de Habilidades.

Em 2014, sediado em Fortaleza (CE), o Desafio de Habilidades terminou com o armador Nezinho como campeão (Luiz Pires/LNB)

Em 2014, sediado em Fortaleza (CE), o Desafio de Habilidades terminou com o armador Nezinho como campeão (Luiz Pires/LNB)

Com exceção do atual campeão Nezinho, todos os outros jogadores participarão do Desafio de Habilidades pela primeira vez na história. Ao todo, seis dos noves atletas que disputarão o torneio foram selecionados para o grande evento do Jogo das Estrelas, o jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo. Nezinho, Ricardo Fischer, Coelho e Léo Meindl estarão no time verde-amarelo, enquanto que Stanic e Holloway atuarão pela equipe de estrangeiros.

+ Confira dados, estatísticas e curiosidades sobre todos os quatro torneios do Jogo das Estrelas

Os oito participantes do Torneio de Habilidades estão meio que divididos em três grupos. Os armadores experientes: Nezinho (34 anos), da Winner/Limeira, e o argentino Maxi Stanic (36 anos), do Palmeiras/Meltex. Os jovens armadores: Ricardo Fishcer (23 anos), do Paschoalotto/Bauru, Henrique Coelho (21 anos), do Minas Tênis Clube, Davi Rossetto (22 anos), do Basquete Cearense, e Thiaguinho (23 anos), da Liga Sorocabana. E por fim, os alas: o norte-americano Desmond Holloway, do Paulistano/Unimed, e o anfitrião Léo Meindl, do Franca Basquete.

O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é o mais experiente entre todos os competidores e disputa pela 1ª vez o Desafio (Henrique Costa/Bauru Basket)

O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é o mais experiente entre todos os competidores e disputa pela 1ª vez o Desafio (Henrique Costa/Bauru Basket)

Falando nos alas, a edição 2015 do Desafio de Habilidades já está na história do NBB. Pela primeira vez na história, o torneio terá a participação de dois alas. Os únicos jogadores da posição 3 que haviam provado suas habilidades no torcida era o Matheus Dalla, em 2012, quando defendia o Vila Velha, e Marcellus, em 2013, ainda quando atuava no Tijuca.

“É uma experiência muito nova, mas com certeza o importante é se divertir e tentar fazer tudo direitinho durante o percurso. Não tem essa história de fazer menor tempo, vence esse tipo de torneio quem não erra”, comentou o armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras.

Com o maior número de participantes, o Desafio de Habilidades também terá o maior número de estrelas representantes. Ao todo são seis jogadores que foram selecionados para o Jogo das Estrelas, quatro pelo NBB Brasil: Nezinho, Fischer, Coelho e Meindl, e dois pelo NBB Mundo: Stanic e Holloway.

A torcida francana, que já pôde presenciar duas edições do Jogo das Estrelas, espera que Léo Meindl, representante da casa, continue com o grande aproveitamento que o Franca possui “jogando em casa” no Desafio de Habilidades. Em 2011 e 2012, anos que o Jogo das Estrelas foi sediado em Franca, o armador Fernando Penna, que defendia a equipe francana na época, conquistou o título do desafio em ambos os anos e pode fazer a festa com sua torcida.

“A expectativa da disputa do Desafio de Habilidades são as melhores possíveis. Mas teremos competidores que são excelentes, porém espero manter o grande retrospecto de jogadores francanos atuando em casa”, comentou Léo Meindl, ala do Franca.

Léo Meindl, do Franca

Representando o time da casa, Léo Meindl pode conquistar o terceiro título francano em cinco edições do torneio e também ser o primeiro ala a levantar o troféu do Desafio (Newton Nogueira/Divulgação)