#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

No finalzinho

21-08-2014 | 03:35
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil joga bem, abre 17 pontos no 1º tempo, mas toma virada nos minutos finais e perde para a invicta Lituânia na abertura de torneio preparatório na Eslovênia

Mesmo com a derrota, Brasil apresentou bom basquete nesta quinta; Lituânia segue invicta na preparação para o Mundial (Divulgação)

Mesmo com a derrota, Brasil apresentou bom basquete nesta quinta; Lituânia segue invicta na preparação para o Mundial (Divulgação)

A Seleção Brasileira fez um belo primeiro tempo, chegou a abrir 17 pontos no segundo quarto (38 a 25), mas não manteve o bom ritmo na volta dos vestiários e sofreu a virada da invicta Lituânia, que levou a melhor, por 64 a 61, na abertura do Torneio Internacional de Ljubjana, na Eslovênia.

Agora, dando sequência ao calendário do torneio, os comandados de Rubén Magnano medirão forças com a anfitriã Eslovênia, nesta sexta-feira (22/08), às 15 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do canal SporTV 2.

Mostrando mão quente nos tiros longos, o pivô brasileiro Rafael Hettsheimeir foi o cestinha da partida, com 14 pontos, sendo 12 deles vindos de quatro bolas de 3 pontos em seis tentadas (66,6% de aproveitamento). Outro destaque verde-amarelo foi o pivô Nenê, que anotou 13 pontos.

“Começamos muito bem contra uma seleção que é top na Europa. Fizemos uma boa marcação no primeiro tempo e realizamos nosso jogo ofensivo. Mas na etapa final acabamos errando muito e perdemos nos detalhes. Agora ainda está em tempo de fazer as correções necessárias para fazer uma boa Copa do Mundo, que é nosso principal foco”, disse Hettsheimeir.

Pelo lado lituano, os principais destaques foram o ala Jonas Maciulis e seu xará Jonas Valanciunas, ambos responsáveis por 11 pontos. Quem também se sobressaiu pelo lado da equipe europeia foi o pivô Donatas Motiejunas, que registrou dez pontos e oito rebotes.

Com a vitória sobre o Brasil, a Lituânia estendeu sua invencibilidade na preparação a Copa do Mundo da Espanha para 11 jogos. Até então, a equipe do Leste Europeu havia batido as seleções da Letônia, Geórgia duas vezes, Finlândia duas vezes, Ucrânia, Austrália, Grécia, Nova Zelândia e Eslovênia.

Magnano segue fazendo seus últimos ajustes na Seleção antes do Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Magnano segue fazendo seus últimos ajustes na Seleção antes do Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Junto dos lituanos na lista das equipes com 100% de aproveitamento na preparação para o Mundial estão Estados Unidos, que jogaram dois amistosos até aqui, contra Brasil e República Dominicana, e Espanha, com seis vitórias em seis jogos – sobre Canadá, Angola, Turquia duas vezes, Senegal e Croácia.

A Seleção começou a partida melhor, ditando o ritmo de jogo e controlando bem as ações ofensivas. No final do segundo período, a equipe do técnico Rubén Magnano chegou a abrir 17 pontos de frente (38 a 21), e foi para o intervalo com 38 a 25 à seu favor.

Mas na segunda metade do confronto, o cenário se inverteu completamente. Os brasileiros não tiveram facilidades no setor ofensivo, abusaram dos erros e a diferença foi caindo gradativamente.

Somente no último quarto, com aproximadamente um minuto para o fim, a Lituânia, através de uma bola de 3 pontos, assumiu a ponta do placar pela primeira vez no duelo e não soltou mais. O Brasil ainda teve algumas chances de se recuperar, mas não as aproveitou e os europeus conseguiram manter sua invencibilidade na preparação para a Copa do Mundo.

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a programação completa da preparação da Seleção Brasileira para o Mundial 2014:

– Super Desafio BRA
Brasil 98 x 60 Angola

Brasil 68 x 59 Argentina

– Torneio Internacional de Buenos Aires (ARG)
Argentina 85 x 80 Brasil
Argentina 96 x 71 México
Brasil 68 x 56 México

– Amistoso Internacional em Chicago (EUA)
Estados Unidos 95 x 78 Brasil

– Torneio Internacional na Eslovênia
Brasil 61 x 64 Lituânia
22/8 – Eslovênia x Brasil
23/8 – Brasil x Irã

– 24/08 – viagem para Granada (Espanha)
26/8 – Amistoso – Brasil x México

– 30 de agosto a 14 de setembro – Copa do Mundo da Espanha
1ª Fase – Grupo “A” (Sede: Granada)
30 de agosto – Brasil x França
31 de agosto – Brasil x Irã
1º de setembro – Brasil x Espanha
3 de setembro – Brasil x Sérvia
4 de setembro – Brasil x Egito