#JOGAJUNTO

NBA

Noite histórica

17-10-2015 | 09:36
Por Liga Nacional de Basquete

Na HSBC Arena, Flamengo vê Orlando Magic abrir larga vantagem, melhora no fim, mas é superado no 1º duelo entre Brasil e NBA em solo verde-amarelo

Foi um sábado histórico para o basquete brasileiro. Na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), o Flamengo mediu forças com o Orlando Magic e protagonizou o primeiro duelo entre uma equipe brasileira e uma da NBA em solo verde-amarelo. A partida, válida pela programação do NBA Global Games Rio 2015, terminou com vitória do time da Flórida, que imprimiu um forte ritmo de jogo e levou a melhor, pelo placar de 90 a 73.

Desta forma, chegou ao fim a série de três amistosos entre times brasileiros contra franquias da liga norte-americana, que começou com dois jogos do Paschoalotto/Bauru nos Estados Unidos, contra New York Knicks, no lendário Madison Square Garden, e Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilário, no Verizon Center, na capital estadunidense.

O cara: Seria fácil apontar diversos destaques na equipe do Orlando Magic, que apresentou um belo e rápido jogo coletivo. No entanto, um atleta em especial mostrou ampla superioridade em quadra e se sobressaiu no quesito individual: Nikola Vucevic. O pivô montenegrino dominou as tábuas da HSBC Arena, tanto no ataque quanto na defesa e deixou a quadra como cestinha do histórico confronto, com 18 pontos, além de ter apanhado sete rebotes.

+Clique aqui e confira estatísticas completas da partida entre Flamengo e Orlando Magic

Sempre ele: Os anos se passam, a idade chega, mas Marcelinho Machado continua mortal. Cestinha do primeiro duelo entre Flamengo e Orlando Magic, realizado no ano passado, na Amway Center, na Flórida, com 20 pontos, o capitão rubro-negro mostrou mais uma vez que mesmo aos 40 anos tem fôlego e basquete de sobra para partidas de alto escalão como essa. Diante de sua torcida, o camisa 4 fez 17 pontos e foi o maior anotador no confronto deste sábado.

Estrela brilhou: Grande astro do Orlando Magic, o ala/armador Victor Oladipo também não deixou a desejar e foi eleito o destaque do encontro pela NBA. Com 13 pontos e nove rebotes, o camisa 5 da equipe norte-americana usou de sua extrema velocidade e explosão física para acelerar o jogo de maneira que o Flamengo não conseguisse acompanhar.

Fala aí: “Começamos respeitando muito a equipe deles. Eles (Orlando Magic) vieram com a tática de fechar o garrafão e deixar a gente chutar de fora, mas não tivemos um bom aproveitamento. Quando as bolas caíram o jogo ficou mais parelho, mas na maior parte do tempo de jogo eles pegaram os rebotes e fizeram diversos contra ataques. Temos que melhorar um pouco nossa finalização. Sempre que batíamos pra dentro tinham duas paredes de 2,13m de altura, como o Vucevic. Defensivamente precisamos melhorar o um contra um. Sei que ainda temos muito a melhorar, mas essas duas coisas são as principais”, disse o rubro-negro Marquinhos.

“Participar de um amistoso de luxo como esse, recebendo o Orlando Magic, não é todo dia que acontece. Fico feliz por encontrar a torcida, com casa cheia. Agregamos algumas peças novas ao elenco e temos muito a trabalhar. Também estamos em pre temporada e temos muito a melhorar ainda. Hoje ficou visível que precisamos trabalhar muito ainda pra chegar bem pra buscar mais um título do NBB e da Liga das Américas”, concluiu Marquinhos, que terminou a partida com 13 pontos e quatro assistências.

“A gente sabia da dificuldade que seria enfrentar o Orlando Magic, ainda mais por essa diversidade de jogadores novos na equipe, como eu. Fiz só dois treinos antes desse jogo, ainda estou meio perdido na hora de chutar, de passar. Mas foi bom tirar proveito dessa partida e saber que fizemos um bom trabalho. No final fomos bem, mas agora o foco é outro. Vamos nos concentrar no NBB e na Liga das Américas”, comentou Rafael Mineiro, do Flamengo.

Momento chave: O Magic entrou em quadra a todo vapor e afim de matar o jogo logo de cara. Nos primeiros cinco minutos de bola em jogo, os norte-americanos fizeram uma corrida de 15 a 2 e rapidamente assumiram o controle da partida. Depois disso, a franquia de Orlando passou a controlar bem o Flamengo e estendeu sua vantagem para mais de 20 pontos no segundo quarto, o que praticamente matou as chances de reação dos donos da casa.

Na prancheta: O domínio dos americanos em quadra se deveu muito à sua forte defesa, que dificultou, e muito, a vida dos brasileiros. Imbatível no jogo de um contra um e sempre com dobras e ajudas, a marcação dos comandados do técnico Scott Skiles, fechou as portas de seu garrafão e sufocou os rubro-negros na defesa, o que fez total diferença na construção da larga vantagem no placar.

Números comprovam: Com o garrafão completamente fechado, o Flamengo decidiu optar pelos arremessos de fora e a estratégia não deu muito certo, já que o aproveitamento não foi dos melhores. No total, os brasileiros atiraram 37 bolas de 3 pontos e acertaram somente oito (21,6% de aproveitamento). Este cenário proporcionou aos norte-americanos diversos rebote e a superioridade aparece nos números de sobras: 46 contra 39. A forte marcação fez com que o time da Flórida roubasse o dobro de bolas que os cariocas – 12 roubos do Magic contra seis do Flamengo.

Jogada de mestre: Na reta final da partida, o técnico José Neto promoveu a entrada do garoto Mingau, de 21 anos, que deixou sua marca em sua primeira experiência contra uma equipe de NBA. O armador Rafa Luz pressionou a saída do Magic, roubou a bola, serviu Mingau com uma bela assistência por entre as pernas do pivô adversário e viu o camisa 23 rubro-negro finalizar a jogada com uma bela bandeja de mão esquerda.

E agora: Depois da experiência histórica de enfrentar o Magic no Brasil, o Flamengo agora dará sequência à sua participação no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro e enfrentará o Botafogo já nesta segunda-feira (19/10). Nos dias 23 e25 deste mês, os rubro-negros disputarão dois amistosos contra o Solar Cearense antes de sua estreia no NBB 2015/2016, marcada para o dia 03 de novembro, diante do Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas.

Já o Orlando Magic voltará para a Flórida e terá dois amistosos de pré-temporada da NBA na próxima semana, ambos em seu ginásio, a Amway Center, contra New Orleans Pelicans (21/10) e Memphis Grizzlies (23/10). Sua estreia na temporada regular da temporada 2015/2016 da maior liga esportiva do mundo acontecerá no dia 28 de outubro, também diante de sua torcida, diante do Washington Wizards.