#JOGAJUNTO

LNB

Nota de esclarecimento

05-02-2015 | 11:10
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Nacional de Basquete esclarece os questionamentos e acusações feitas pelo vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Sr. Alexandre Póvoa.

Em face do pronunciamento do vice-presidente de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo, Sr. Alexandre Póvoa, a Liga Nacional de Basquete esclarece:

1. Desde 2014, o Flamengo vem encontrando problemas para sediar seus jogos no Rio de Janeiro, diante de exigências feitas pelo Ministério Público e pela Justiça do Estado, notadamente em relação a vários documentos e itens de segurança dos ginásios em que mandava seus jogos. A Liga Nacional de Basquete sempre procurou colaborar com a solução do problema, inclusive assinando, em 2014, um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual.

A LNB apresentou na ocasião ao MP a documentação solicitada e o processo foi arquivado. Na oportunidade a LNB advertiu o Flamengo para que obtivesse todos os laudos necessários, especialmente os do Tijuca, para que se evitassem problemas futuros.

2. Em setembro de 2014 o Flamengo foi novamente notificado pelo MP para que apresentasse esses mesmos Laudos. A notificação dava ao Flamengo 30 dias para apresentá-los. A interdição do ginásio ocorreu somente 60 dias após a notificação sem que o Flamengo tivesse tomado as providências. Infelizmente não foi cumprido o que exigido pela justiça e, temerariamente, possibilitou que o problema voltasse a ocorrer. Fruto disso foi o anunciado e indesejado adiamento da partida contra o Esporte Clube Pinheiros, por impedimento judicial, de forma a trazer desconforto, constrangimento e desgaste público para a Liga Nacional de Basquete e o próprio C. R. Flamengo.

3. O Flamengo teve seu ginásio interditado exclusivamente pelo MP do RJ, fruto da falta de uma ação mais contundente dos responsáveis por estes eventos no Flamengo.

4. A solicitação do Sr. Alexandre Póvoa à LNB é improcedente e invoca uma equidade que é rigorosamente cumprida pela LNB para todos os seus filiados, com uma competência que não lhe é atribuída. Até para esta solicitação o Flamengo, assim como qualquer filiado, deveria buscar junto aos órgãos competentes da LNB que assim o fizesse, a saber: o Conselho de Administração, do qual faz parte, ou da Assembleia Geral.

5. Caso absolutamente distinto é o do adiamento de um jogo em Bauru. No caso em questão não houve infração ao Regulamento, fato este que poderia motivar uma ação para a Comissão Disciplinar. O Regulamento prevê que se uma partida não é disputada na hora marcada por problemas como o ocorrido, o mesmo será remarcado para o dia seguinte em horário de comum acordo. Fato que ocorreu, tudo dentro do Regulamento e conforme já ocorrido em várias oportunidades na LNB.

Parágrafo XII do Regulamento Geral, item 12.3

No caso do Flamengo não, o jogo não ocorreu e sequer pode ser remarcado para o dia seguinte pelo fato do Flamengo não ter providenciado documentação necessária, a qual havia sido solicitada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro há mais de 60 dias como dissemos.

6. O senhor Póvoa, em caso único e isolado na história da Liga, tenta acusá-la de suposto boicote ou perseguição ao Flamengo, pelo fato da Comissão Disciplinar, composta de profissionais altamente respeitados, em julgamento transparente, público e fundamentado, ter punido o clube com a perda dos pontos do jogo em que, como mandante, teria como adversário o Esporte Clube Pinheiros.

A afirmação de que o Flamengo sofreu a pena mais dura da história da LNB não condiz com a realidade das penas severas a que outras equipes já foram submetidas. Estas equipes, que sofreram punições mais severas, souberam buscar seus direitos de forma a não prejudicar a imagem da LNB e nem se sentiram perseguidas ou injustiçadas, mas submetidas à Lei e Regulamentos da LNB.

7. A conduta do senhor Póvoa peca, sobretudo, pela falta de compromisso com a veracidade dos acontecimentos. Insinuar que a LNB deve “voltar a ser séria” atinge, sobremaneira, a figura de seus dirigentes. A LNB jamais abandonou e nunca abandonará seus princípios e sua retidão. A LNB, que é conduzida por pessoas probas e idealistas e, acima de tudo, profissionais, não admitirá que seja jogada qualquer sombra de dúvida sobre estes princípios e saberá tomar as medidas necessárias para que isto seja mantido.

8. A LNB tem pelo Clube de Regatas do Flamengo, assim como pelos demais associados, um profundo respeito e consideração. Reconhece ainda o trabalho primoroso que vem sendo conduzido pelo seu Presidente, Sr. Eduardo Bandeira de Melo, sua equipe de abnegados e do seu quadro profissional. A LNB sabe da importância do Flamengo e da sua imensa torcida para a LNB e para o basquetebol Brasileiro, mas sabe que o pensamento coletivo vem antes do individual.

A verdadeira isonomia está em aplicar o Regulamento a todos e não em abrir exceções a quem se entende distinto dos demais. Os maiores testemunhos da idoneidade e lisura da Liga são os próprios clubes, assim como o sucesso do NBB e as importantes parcerias que foram firmadas por ela, tudo isso em pouquíssimos anos.

A Liga Nacional de Basquete não tem nenhum problema com o nosso filiado e fundador, o C. R. do Flamengo, pelo contrário, a relação entre a LNB e o Flamengo tem se tornado cada dia mais forte ao longo dos últimos sete anos. Garantimos ainda a todos que a equipe rubro-negra não está sofrendo uma imaginária perseguição, mas sim vem pagando pelos erros, exclusivos, do destempero do seu dirigente, que tenta transferir para a Liga o insucesso da sua desastrosa atuação no episódio.