#JOGAJUNTO

LNB

Nota de Falecimento

14-10-2018 | 01:30
Por Liga Nacional de Basquete

Dirigentes da LNB lamentam falecimento de Patrick Baumann, secretário geral da FIBA desde 2002; suíço também fazia parte do comitê do COI

A manhã deste domingo foi de uma grande perda para o basquete mundial. Secretário geral da FIBA (Federação Internacional de Basquete) desde 2002, o suíço Patrick Baumann faleceu, vítima de um ataque cardíaco. O dirigente estava em Buenos Aires, na Argentina, por conta da disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude. Baumann recebeu atendimento imediato após um mau súbito, mas não resistiu e faleceu.

Poucos dias antes de sua morte, Baumann esteve reunido com Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB, para seguir com a construção de novos formatos de torneios para fazer o basquete nas Américas ainda mais atrativo.

Amigo pessoal de Baumann, Kouros demonstrou muita tristeza com a perda: “ele era uma pessoa de uma grande visão, jovem e moderna, e que estava mudando o basquete. Ele mostrava muita preocupação em desenvolver o basquete cada vez mais em nosso continente e estava envolvido diretamente um projeto que está sendo elaborado. Nossa relação era mais do que insitucional e nos tornamos grandes amigos nos últimos anos. Estou muito triste com o que aconteceu, mas posso garantir que seguiremos lutando para fazer o basquete cada vez melhor para honrar tudo que ele fez nesses anos todos”, disse.

Kouros (à dir.) esteve com Baumann (à esq.) poucos dias antes de sua morte (Reprodução)

Um verdadeiro apaixonado pela modalidade, Baumann foi jogador, técnico e árbitro antes de ingressar na FIBA em 1994, inicialmente como advogado. No ano seguinte, o suíço foi nomeado vice-secretário geral da entidade máxima do basquete mundial.

Já em 2002, Baumann foi eleito por unanimidade como Secretário Geral, cargo que ocupou até os últimos dias de vida. Ele foi apenas o terceiro dirigente a ocupar esta importante posição na FIBA – os outros dois foram Dr. William Jones e Borislav Stankovic.

“A família do basquete perde um jovem líder, um dirigente visionário, inovador e justo. Sempre tivemos uma grande relação com ele e, inclusive, o Kouros estava em contato direto com ele nos últimos tempos para a criação de novos projetos. Ficam nossas condolências para sua esposa, filhos e sua família”, lamentou João Fernando Rossi, presidente da LNB.

Sua chegada ao importante cargo na FIBA não foi à toa. Além de ter o basquete enraizado em sua essência, Baumann teve uma formação acadêmica impressionante, incluindo um MBA na Business School da Universidade de Chicago, um Mestrado em Administração de Esportes (MEMOS) da Universidade de Lyon e um diploma de direito da Universidade de Lausanne.

“Patrick estava na vanguarda da FIBA fazendo mudanças radicais em sua estrutura de governança. Ele também foi fundamental no processo de ‘ONE FIBA’, a união de todos os escritórios regionais da FIBA em um grupo corporativo, com todos olhando e indo na mesma direção para os melhores interesses de nosso amado esporte. E não menos importante, ele liderou o caminho na criação e implementação do Novo Sistema de Competição da FIBA”, disse Horacio Muratore, presidente da FIBA.

Junto de sua gloriosa história na FIBA, Baumann ainda teve grande participação no COI (Comitê Olímpico Internacional). Ele foi membro das Comissões de Avaliação do COI para os Jogos Olímpicos de 2008 e 2020, membro da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de 2012, presidente da Comissão de Avaliação e Vice-Presidente de Jogos Olímpicos. Ele também foi nomeado Presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de 2028 e foi membro de várias outras Comissões do COI.

“Foi um grande choque que atingiu todos nós com muita força nessa manhã. Sempre o vimos trabalhando duro pelo esporte que ele amava. Perdemos u, líder jovem e compreensivo, cheio de esperança, que defendia o futuro do esporte. Nossos pensamentos estão com sua esposa, seus filhos e sua família”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

Baumann deixou a esposa e dois filhos.

Toda a família LNB e o basquete brasileiro deseja condolências à familia, amigos e ao nosso basquete, que perde uma importante liderança.