#JOGAJUNTO

LNB

Nota de pesar:Ruth

13-04-2021 | 01:03
Por Liga Nacional de Basquete

LNB lamenta morte de Ruth Roberta de Souza, campeã mundial pela Seleção Brasileira, vítima da Covid-19

Ruth foi campeã Pan-Americana e Mundial pela Seleção Brasileira (Divulgação/CBB)

O basquete brasileiro amanheceu de luto. Na manhã desta terça-feira (13/04), Ruth Roberta de Souza, campeã Mundial pela Seleção Brasileira em 1994, faleceu aos 52 anos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ruth estava internada desde o início deste mês e, mesmo apresentando sinais de melhora, seu quadro teve uma piora nos últimos dias que, infelizmente, ocasionou sua morte.

Pivô de ofício, Ruth foi um dos pilares da geração de ouro do basquete feminino brasileiro, com participações e títulos importantes, como os Jogos Pan Americanos de 1991, em Havana, ao vencer os donos da casa por 97 a 76, e o Mundial de 1994, na Austrália, quando o Brasil superou os Estados Unidos na semifinal por 110 a 107 e a China na decisão do título, por 96 a 87 – primeiro e único título mundial da seleção feminina.

Além disso, Ruth também fez parte do plantel histórico de 1992, nas Olimpíadas de Barcelona. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira feminina de Basquete participou do maior evento esportivo do planeta pela primeira vez na história e encerrou a participação com a 7ª colocação na modalidade.

“Dia muito triste. Temos os nossos grupos das campeãs do mundo. Estávamos em oração desde que ela foi internada. Para que saísse dessa. Mas, infelizmente a vontade de Deus é suprema. Perda lamentável. Ruth é uma querida. Muito. Todo mundo amava a Rutão. Espirituosa. Pessoa que contagiava positivamente o ambiente em que ela estava. Só posso deixar aqui as boas recordações que tenho da Ruth. E é com essa memória dela, sorriso lindo, inigualável, que queremos deixar agora registrado em nossa mente. Deixo todos os meus sentimentos à família. Não deve ter sido fácil vivenciar essa Covid, tentando sobreviver. Meus sentimentos a cada um deles. E que a Rutão esteja em nossos corações. Não presente, mas em alma. Só deixou boas lembranças”, disse Helen Luz, companheira de Seleção de Ruth e atual comentarista do NBB, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Basketball.

Nascida em Três Lagoas, no interior de Mato Grosso do Sul, Ruth passou seus últimos dias internada em sua terra natal, onde também vivia com a família.

A LNB lamenta profundamente a morte de um dos grandes nomes do basquete brasileiro e agradece a Ruth toda a dedicação, contribuição entrega ao basquete feita ao longo desses anos. Desejamos, também, paz e força aos familiares para encarar esse momento difícil.