#JOGAJUNTO

Nota oficialAtualizaçõesdo NBB

02-04-2020 | 07:49
Por Liga Nacional de Basquete

Reunião com os 16 clubes do NBB aprova auxílio financeiro aos árbitros da competição

Os clubes que disputam a atual temporada do NBB se reuniram, nesta quinta-feira (dia 02/04), para mais uma videoconferência que continua avaliando todos os próximos passos que serão dados para o prosseguimento da competição.

Com a participação de todos os 16 times, a presidência e os diretores executivos da Liga Nacional de Basquete (LNB), o encontro virtual analisou os novos cenários da pandemia do COVID-19 no País, assim como, as atualizações sobre as discussões internas de todas as equipes e os acordos vigentes de parceria do campeonato.

Dirigentes dos clubes e da LNB se reuniram em teleconferência para definirem novas pautas do NBB (Divulgação/LNB)

Nesta última reunião, os clubes aprovaram uma forma de auxiliar financeiramente os árbitros que atuam nesta temporada do NBB. Diferente de outros profissionais que possuem um vínculo empregatício com as organizações esportivas, o quadro de arbitragem presta serviço para a entidade, sendo remunerados a cada partida atuada. Os valores e o tempo de auxílio aos árbitros ainda serão aprovados pelo Conselho de Administração da LNB na próxima semana.

Outro assunto apresentado na reunião e aprovado pelos clubes foi a redução de até 20% no salário base do corpo executivo da Liga Nacional de Basquete para os próximos cinco meses. A medida faz parte de um pacote de economia de gastos dentro do orçamento global da entidade na temporada 2019/2020.

“Não é o momento de tomar nenhuma decisão precipitada. Por isso, estamos nos reunindo toda semana com os clubes, com os representantes dos atletas e dos técnicos para ouvir todos anseios e as dificuldades de cada área”, afirmou Nilo Guimarães, presidente interino da LNB. “Essa sempre foi a essência da Liga e, num momento difícil em que toda a sociedade está passando, é muito positivo ver a maturidade que os clubes estão lidando com essa situação”, completou.

A LNB vem se reunindo semanalmente com todos os envolvidos no NBB. Além da reunião que está sendo realizada às quintas-feiras, todas as terças, além dos clubes, representantes dos atletas, dos técnicos e dos árbitros também participam de uma videoconferência.

Em reunião realizada na semana passada, os clubes decidiram, de forma unânime, com apoio de atletas e treinadores, que a temporada irá seguir partindo automaticamente para a fase de playoffs. A tabela de classificação final ficou definida pela ordem dos times através do aproveitamento de vitórias até o último jogo realizado na temporada regular (dia 15/03).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.