#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A boa fase deLucas Mariano

07-02-2020 | 03:41
Por Liga Nacional de Basquete

Pivô dá a volta por cima, faz temporada com números expressivos no Botafogo e desponta como um dos líderes da equipe

A temporada 2019/2020 está sendo especial para Lucas Mariano. Após uma última temporada cheia de altos e baixos no Sendi/Bauru Basket, o jogador acertou sua transferência para o Botafogo, se encontrou com a camisa do alvinegro carioca e faz uma temporada com números consistentes. 

Mesmo a pouco tempo com a camisa botafoguense, o jogador já se adaptou ao esquema montado por Léo Figueiró. Chama a atenção a liderança do jogador dentro de quadra, principalmente em números – médias de 15,2 pontos, 4,9 rebotes e 14,2 de eficiência. 

Um dos que ficam felizes com as atuações do atleta nesta temporada é justamente Léo Figueiró, que lutou para que o jogador pudesse usar a camisa do Fogão na temporada 2019/2020.

“Fico feliz pelo Lucão. Ele está em uma fase de recuperação na carreira dele. Uma das propostas pessoais dele era estar entre os pivôs mais importantes do NBB. Ofensivamente ele vem conseguindo se destacar e a contribuição dele é gigante por abrir a quadra para a gente. Ele é um pivô que joga na posição 5 com um chute muito eficiente, abre espaço e proporciona mais opções para o nosso ataque” afirmou o treinador. 

E foi sob os comandos de Figueiró que Lucas Mariano encontrou uma estrutura de jogo que permite que ele tenha mais volume nas bolas de três pontos, um fundamento essencial no basquete atual, até mesmo para pivôs. 

Atualmente, o aproveitamento do jogador da linha dos 3 pontos é de 45%. Ou seja, a cada duas, o pivô acerta em média pelo menos uma nos jogos, aumentando ainda mais o seu arsenal como um dos homens altos do garrafão alvinegro. 

“O bom aproveitamento nas bolas de 3 são graças aos espaços criados dentro do sistema do Léo. Do jeito que a gente joga, o pivô tem mais espaço para chutar de 3. Fico muito feliz de ter esse aproveitamento. Estarei sempre buscando melhorar para ter um aproveitamento ainda mais alto”, disse o pivô de 26 anos. 

Sob os comandos de Léo Figueiró, Lucas Mariano evoluiu dentro de quadra (William Oliveira/CAP)

Os números altos do pivô também servem como um suspiro de esperança de dias melhores em General Severiano. Hoje, o Botafogo é o 12˚ colocado na tabela de classificação do NBB CAIXA, ocupando a última vaga para os playoffs. 

A sequência recente de jogos foi difícil, com três derrotas nos últimos quatro jogos, tendo se recuperado somente no confronto com o Basquete Cearense, em que venceu por 86 a 72. 

Agora, o Botafogo tem mais um desafio. Nesta sexta-feira (07/02), a equipe carioca enfrenta o Universo Brasília, às 19h00, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF). O jogo terá transmissão exclusiva do DAZN. 

“Não soubemos fechar bem os jogos e tivemos jogos duros em casa e fora, em que perdemos para o Minas por dois pontos, um para o Paulistano, cinco pontos para a Unifacisa. Todos foram muito disputados, mas não soubemos fechar bem. Com um elenco reduzido estávamos bem cansados, tivemos mais erros e isso nos custou as vitórias também. Mas temos de estar preparados para isso, termos um pouco mais concentração para saber fecharmos bem os jogos para sairmos dessa situação, melhorarmos na tabela para chegarmos bem nos playoffs”, finalizou. 

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.